“Doenças bucais vão muito além de cárie, há muito problemas que envolvem o saúde bucal. Conhecer e entender é o primeiro passo para conseguir identificar e poder buscar métodos e tratamentos específicos para tratá-los e eliminá-los. Veja abaixo os principais problemas da saúde bucal.”
Nossa boca tem um papel fundamental sobre nossa saúde física, por isso o cuidado é tão importante e deve ser levado a sério. Quanto antes podemos identificar um possível problema maior serão as chances de tratá-los e eliminá-los de uma vez por todas.
A visita ao dentista a cada semestre ou pelo menos uma vez no ano é fundamental para identificar problemas como cárie, a periodontite e outros. Mas existem muito outros problemas que envolvem a nossa boca e nossa saúde bucal e você vai poder conhecê-los neste texto. Continue a leitura!
A seguir você vai ver os tópicos:
Muito além de cáries: Conheça as principais doenças bucais
Abaixo você vai poder conhecer os principais problemas que afetam a boca de muitas pessoas. Conhecê-los e saber identificá-lo quando surgir é primordial para começar o tratamento para a cura.
Placa Bacteriana
A placa bacteriana é o princípio dos problemas e doenças bucais. Ela é o início da cárie, halitose e gengivite. O principal sintoma é a formação de uma grossa camada viscosa nos dentes, dor de dente e retração na gengiva.
Cárie
Cárie ou cáries dentárias, é uma infecção formada no esmalte dentário causada por toxinas produzidas por bactérias que consomem os resíduos de alimentos que ficam nos dentes. A cárie é progressiva, pode começar pequena e tomar conta do dente, levando à perda do dente e obrigando a extração.
Evitar cárie dentária é muito simples e fácil, assim como outras doenças bucais, basta escovar os dentes, usar fio dental e enxaguar a boca com anti-séptico. Evitar açúcar em excesso e carboidratos simples também pode prevenir a doença.
Herpes labial
Também conhecida como bolhas de febre, é uma infecção causada pelo vírus da herpes simples. Geralmente, o vírus que causa o herpes labial pode ser transmitido por meio de um beijo, utensílios compartilhados (como canudo) e outros contatos mais próximos. É um vírus muito comum, e em grande parte dos casos, não é grave.
O herpes labial pode ser tratado com auxílio de cremes e pomadas vendidos sem prescrição médica. Há também remédios antibióticos que ajudam a acelerar a cura, no entanto é preciso conversar com o seu médico.
Sapinho na boca
O sapinho é uma doença bucal causado por um fungo chamado Candida Albicans (o mesmo que causa candidíase), é mais comum em idosos ou bebês até o segundo ano de vida. Um sistema imunológico baixo, antibióticos em excesso, diabetes ou certos medicamentos – como corticosteróides inalados – podem dar espaço para que o fungo se instale. O tratamento é simples e pode ser feito em casa através de bochechos ou comprimidos. O ideal é ir ao médico para ter um diagnóstico completo.
Língua preta peluda
A língua preta peluda é uma condição rara, mas que pode acontecer com qualquer pessoa. É uma doença indolor e acontece quando os pequenos inchaços da língua crescem e aprisionam as bactérias que estão presentes ali – fazendo com que a língua fique preta e pareça peluda, por isso o nome.
As principais causas podem incluir uso de antibióticos, falta de higiene bucal, tabagismo, beber muito chá ou café e não produzir saliva suficiente. Um bom método para evitar a língua preta peluda é utilizar um raspador de língua, ainda que geralmente seja necessário o uso de medicamentos.
Aftas
Aftas são pequenas bolhas dentro da boca que causam um extremo desconforto. Até hoje ninguém sabe exatamente o que causam essas condições. Os rumores apontam para hipersensibilidade, infecção, hormônios, estresse e a falta de vitaminas.
Também conhecidas como úlceras aftosas, as aftas geralmente aparecem na língua, bochecha e também nas gengivas. E duram um período que varia entre uma ou duas semanas. Há casos em que as aftas são mais persistentes e graves, estas podem ser tratadas com cremes entorpecentes, medicamentos prescritos ou lasers dentais.
Câncer bucal
Notou em sua boca uma ferida que não cicatriza a muito tempo ou uma mancha branca ou vermelha na parte interior da boca? Cuidado! Você pode estar com câncer de boca. O câncer bucal é uma ferida que não se cura. Ele pode aparecer nos lábios e no interior da boca. Mais frequentes em pessoas que fumam, consomem muito álcool, se expõe demais ao sol e por histórico familiar de câncer. Caso note em sua boca alguns desses sintomas, procure um médico imediatamente. Quanto mais rápido você identificá-lo maior serão suas chances de tratá-lo.
Articulação temporomandibular (ATM)
Articulação temporomandibular (sigla ATM) é um problema grave na mandíbula que causa dor intensa no rosto, ouvido e pescoço. O tratamento envolve repouso, compressas com água quente, protetor bucal, remédios e medicamentos e, em alguns casos mais graves, cirurgia.
Dentes lascados e quebrados
Mastigar gelo ou balas duras, pressionar os dentes com muito pressão, expor os dente ao calor e ao frio, bater, cair, enfim, há muitas maneiras de ter um dente quebrado ou lascado. Pequenas quebras ou lascas podem não parecer um grande problema, mas são! Seus dentes podem ficar mais sensíveis e pode causar dor permanente aos dentes. Há muitos métodos estéticos para tratar qualquer dente quebrado, dentre eles: colagem dentária, facetas de porcelana, coroas dentárias e outros procedimentos para reparar dentes quebrados e danificados.
Tártaro
Também conhecido como cálculo dental, o tártaro é a placa bacteriana ou biofilme dental que encrosta na parte superior dos dentes. Também pode se formar sob a gengiva e danificar os tecidos gengivais. Se não for tratado, o tártaro pode causar problemas como a cárie e gengivite.
Gengivite
Gengivite é o termo usado por médicos para a inflamação da gengiva. Este é o primeiro estágio da doença de gengiva. Essa inflamação ocorre quando as placas bacterianas se acumulam na linha da gengiva. Os sintomas incluem gengivas avermelhadas, inchaço e sangramento do tecido gengival. Uma das maneiras mais fáceis de prevenir a doença é manter uma saúde bucal adequada. Fumar, não se alimentar corretamente e estresse podem piorar as coisas.
Periodontite
Caso a gengivite (primeiro estágio da doença de gengiva) não seja tratada, o próximo estágio é a periodontite. Neste estágio, as gengivas são separadas dos dentes, criando pequenos espaços e “bolsões”. Esses espaços acabam armazenando o tártaro, a placa bacteriana e os restos de comida, causando infecções e abscessos. A periodontite é uma doença irreversível, ela danifica os ossos e pode levar a perda permanente dos dentes. Aos primeiros sintomas de doença gengival procure o seu médico.
Leucoplasia
A leucoplasia é uma condição que aparece como manchas brancas/cinzas ou placas espessas na boca, não causa dor e também não pode ser raspada. Normalmente aparece na boca de indivíduos que fumam ou são usuários frequentes de tabaco seja mascável ou inalável, é também sintoma de dentaduras mal ajustadas ou que a pessoa morde a parte interna da bochecha. É preciso ficar atento, pois a leucoplasia é também uma condição pré-cancerosa.
Língua geográfica
Já olhou para sua língua no espelho e teve a impressão de estar olhando um mapa mundial? Você provavelmente deve estar com um problema chamado língua geográfica. Os espaços podem mudar de local, padrão, tamanho e forma em questão de minutos a horas. Mas fique tranquilo, a língua geográfica é uma condição benigna e não trás riscos para a sua saúde. Ela pode aparecer e desaparecer à qualquer momento. Normalmente não precisa de tratamento para curá-la. Se houver dor, remédios e medicamentos podem ajudar.
Cavidades, Abscessos e Descoloração
A higiene bucal básica com o uso do fio dental, escovação duas vezes ao dia e o enxágue com anti-séptico são fundamentais para evitar as doenças bucais. Ir ao dentista regularmente ajuda você a prevenir e identificar problemas como cáries, abscessos dentários e descolocação dentária. Não brinque com uma dor de dente, elas podem causar muito sofrimento. Quando sentir dores ou febres, dor de ouvido ou dor ao abrir a boca, consulte o seu dentista ou um médico.
Mau hálito
O mau hálito é causado por bactérias quando os dentes não são escovados. O mau hálito frequente e persistente ou o mau gosto na boca podem ser causados pela respiração contínua pela boca, boca seca, cáries dentárias, um sinal de doença gengival ou até diabetes. Uma das maneiras de acabar com o mau hálito é escovar os dentes e a língua, passar fio dental e enxaguar a boca com um enxaguante bucal anti-bacteriano.
Como já citamos neste textos, os cuidados com saúde bucal são essenciais para uma vida saudável. Agora que você conhece os principais tipos de doenças bucais que afetam a maioria das pessoas, observe sua saúde bucal e qualquer alteração (por menor que seja) procure seu dentista ou um médico especializado.
Última atualização em 02/05/2020 por Equipe +Odonto