CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Gengivite: O que é, tratamento e principais complicações

“A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode causar sangramento e vermelhidão. Normalmente é causa pelo acumulo de bactérias naquela área. Quer saber como prevenir e como é o tratamento da doença? Continue a leitura e saiba mais.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A gengivite é uma doença da gengiva muito comum. E que por muitas vezes é negligenciada pelo paciente. Seja por falta de conhecimento da importância de tratar a doença ou meramente porque o paciente sequer foi diagnosticado.

Gengivite doença da gengiva

No entanto, a doença da gengiva pode trazer algumas complicações e precisa ser levada a sério. Portanto, nada de ignorar esse problema de saúde bucal. Se você quer aprender como tratar a gengivite, continue lendo para conferir tudo a respeito dessa doença.

O que é Gengivite?

A gengivite é uma inflamação na gengiva. Que geralmente é causada pelo acúmulo de placa bacteriana naquela região. Muito embora exista total facilidade de tratar esse problema, uma vez que ele é simples. A gengivite acaba sendo o problema mais frequente de saúde bucal na população.

Apesar de simples, a doença periodontal requer tratamento porque quando essa inflamação não é devidamente tratada ela acaba por gerar outras inflamações mais graves, como a periodontite. Portanto, é preciso diagnosticar que a limpeza bucal não está como deveria e melhorar os hábitos. Visando que assim a saúde bucal não seja prejudicada por causa do acúmulo de placa bacteriana.

Leia também: como a gengivite evolui para periodontite?

O que pode causar Gengivite?

Em algumas situações, há outros fatores que podem causar a doença gengival a não ser a higiene bucal, são elas:

  • Tabagismo
  • Excesso de peso
  • Gravidez
  • Diabetes
  • Medicamentos contraceptivos
  • Alterações hormonais
  • Déficits no sistema imunológico
  • Menopausa
  • Limpeza incorreta dos dentes
  • Deficiência de vitaminas
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Quais os sintomas da Gengivite?

Gengivas saudáveis ​​dever ser firmes e normalmente rosa pálido, algumas gengivas podem ser escuras devido a natureza de algumas raças e etnias específicas, no entanto, elas devem são saudáveis e se encaixam perfeitamente em torno dos dentes.

Os sinais e sintomas da de uma gengivite que passou a periodontite podem incluir:

  • Cuspir sangue ao escovar os dentes ou passar fio dental
  • Dentes moles ou a perda dos dentes
  • Escova de dentes tingida de rosa ou vermelha após a escovação
  • Espaço entre os dentes aumentando
  • Gengivas inflamada ou gengiva inchada
  • Gengivas macias quando tocadas
  • Gengivas que sangram facilmente
  • Gengivas afastadas dos dentes (retraídas), dando a impressão que os dentes são mais longos do que o normal
  • Gengivas avermelhadas e brilhantes, vermelhas escuras ou arroxeadas
  • Mal hálito (cheiro ruim na boca)
  • Mastigação dolorosa
  • Pus entre os dentes e as gengivas
  • Mudança na maneira como os dentes se encaixam ao morder algo

quais os estágios da gengivite

Estágios da gengivite

Antes que possa ser considerada crônica, a gengivite deve passar por alguns estágios. Conheça quais são:

Estágio Descrição

Gengivite aguda

A gengivite aguda é o tipo de gengivite que aparece em determinada parte do corpo por um pequeno espaço de tempo. Desaparece em alguns dias e não causa tanto incomodo ou dor.

Gengivite sub-aguda

A gengivite sub-aguda é semelhante ao estágio anterior, neste caso é mais tranquila e dura menos tempo.

Gengivite recidivante

A gengivite recidivante acontece quando a infecção na gengiva aparece, desaparece e reaparece naturalmente.

Gengivite crônica

A gengivite crônica é o tipo mais comum entre os pacientes. Neste caso, ela se caracteriza pelo endurecimento das gengivas, inchado, sangramento, mau hálito e aumento do fluído gengival. Ela se instala lentamente na gengiva e quando não tratada corretamente, seu quadro se agrava e torna-se uma periodontite, que é uma condição mais grave e que pode levar até mesmo a perda total dos dentes.

Como se prevenir da Gengivite?

A prevenção da gengivite é muito fácil, uma vez que requer apenas a higiene bucal adequada. Portanto, investir na escovação da boca após as refeições e uso de fio dental é uma saída simples e prática.

Ao final do dia, também é interessante usar enxaguantes bucais visando a remoção completa de qualquer acúmulo entre os dentes. Após a escovação e utilização do fio dental conforme orientação do seu dentista. O ideal é optar pelos enxaguantes bucais livres de álcool que são mais saudáveis.

O cuidado extra na hora de dormir se dá pela quantidade de horas que você passará dormindo. Uma vez que durante o sono as bactérias terão 8 horas para agir livremente em sua boca. Formando cáries no dente e todos os outros problemas que desejamos evitar.

Portanto, o ideal é fazer uma higiene bucal mais completa antes de dormir. E se você tem preguiça porque vai se arrastando para a cama, faça essa limpeza logo após a última refeição. Evite deixar para depois e acabar esquecendo ou limpando a boca de qualquer forma para ser mais rápido.

Qual tratamento de Gengivite funciona?

Se a gengivite já está instalada, é preciso ir ao seu dentista de confiança fazer uma limpeza dentária e receber orientações. A doença possui diferentes tratamentos a depender do grau que está. Por isso, o ideal é receber orientações especializadas.

Quando se trata de um grau inicial do problema, a gengivite pode ser tratada com a limpeza periódica do seu dentista e manutenção de boas práticas de higiene em casa.

Dessa forma é possível garantir um resultado bastante satisfatório e evitar que a doença se agrave. Conheça os remédios que podem ajudar no tratamento da gengivite.

Complicações de gengivite não tratada

A gengivite não tratada pode causar complicações sérias. Como acontece com toda e qualquer inflamação. Por isso, é importante a mudança diária de hábitos para melhorar a higiene bucal e evitar que o acúmulo de placas bacterianas cause o problema.

A falta de cuidado da doença pode evoluir para periodontite. Que é uma forma mais grave da doença e que compromete os tecidos ao redor do seu dente. Provocando retração da gengiva, reabsorção óssea e consequentemente o amolecimento e a perda de seu dente.

Portanto, a complicação da gengivite precisa ser evitada. Uma vez que a doença é muito simples de ser tratada e acaba por gerar uma complicação bastante grave. O ideal é evitar que esse quadro aconteça porque a retração da gengiva causa muita dor.

*** A periodontite, que é o caso mais grave, é extremamente prejudicial à sua saúde como um todo.


Endocardite: A complicação da periodontite

A falta de cuidado com a saúde bucal é muito séria e pode comprometer a saúde física em geral. A periodontite por exemplo, pode ocasionar endocardite.

Que é quando as bactérias da boca passam para a corrente sanguínea e se instalam nas válvulas do coração. Isso obviamente compromete a circulação do sangue e o funcionamento do coração.

Percebe o quanto é grave não cuidar adequadamente da saúde bucal? Afinal, a saúde é toda interligada e por isso, é preciso cuidar de seu corpo como um todo para evitar complicações e problemas mais graves com sua saúde física.

Última atualização em 12/05/2022 por Ana Carolina , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.