CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dente Podre: Principais sintomas e tratamentos

Dente podre é como chamamos os dentes que estão estragados, totalmente danificados e que temos em mente que não há solução a não ser extraí-lo da boca. No entanto, nem sempre é assim. Veja aqui os possíveis tratamentos para dentes podres e estragados.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Cuidar bem dos dentes, ir ao dentista, fazer exames odontológicos periódicos, manter um saúde bucal em dia, tudo isso pode realmente contribuir para um sorriso bonito com dentes brilhantes, gengivas saudáveis e evitar dente podre.

Porém, na contramão de tudo isso, está a má higiene dental que coloca em risco os dentes com o aparecimento de cárie dentária, placas, tártaro, mau hálito e no estado terminal, torna o dente podre.

Dente podre é aquele dente que apresenta problemas basicamente irreversíveis. Este é o caso de grandes perdas ósseas, por exemplo, onde o suporte do osso mandibular não é suficiente para que o dente possa ficar firme enquanto corta e tritura os alimentos.

Pode ser ainda dentes cariados até as raízes ou então dentes com grandes quantidades de restaurações ou trabalhos protéticos que venham a fraturar em um local onde o dentista não consiga mais recuperar o mesmo.

Apresentando algum desses quadros, o paciente deve procurar um dentista para um diagnóstico preciso. É bastante comum pessoas irem ao dentistas e atestaram que os dentes estão podres, mas depois de examinados, é constatado que ainda podem ser totalmente recuperados. Portanto é importante ter o acompanhamento de um profissional para atestar qual tratamento é necessário e possível.

A seguir você vai saber quais são os principais sintomas de um dente podre, quais tratamentos podem ser feitos para recuperá-lo e como evitar que ele estrague e tenha que ser removido. Continue a leitura!

Quais são os sintomas de um dente podre?

O sintoma mais comum de um dente podre é a cárie dentária, ou seja é o aparecimento de uma mancha escura nele. O tamanho da deterioração é o principal fator para indicar a gravidade do problema. É ainda comum que pacientes sintam dor e sensibilidade quando ingerem alimentos e bebidas, sejam eles quentes ou gelados.

Dentes sensíveis nem sempre significam presença de cárie. Isso porque problemas como retração gengival também causam sensibilidade. Porém, é importante marcar uma consulta com o dentista logo que as dores e a sensibilidade comecem. Pois, a partir do diagnóstico precoce é possível evitar maiores complicações.

Quando não tratada, a cárie evolui e causa ainda mais estragos no dente. Em casos mais avançados é indicado o tratamento de canal, ou seja, nesse caso, o procedimento tradicional não é suficiente para resolver o problema.

No entanto, quando o paciente adia por muito tempo o tratamento, nem mesmo o canal é suficiente para resolver o problema. Neste caso, é necessário então fazer a extração do dente afetado pela cárie.

Outros sintomas relacionas a um dente podre estão mau hálito, dificuldade ao mastigar alimentos, gengivas inchadas e presença de orifícios nas regiões cariadas.

Possíveis tratamentos para dentes podres

Os tratamentos para dentes podres e estragados são procedimentos um pouco complexos e que necessitam da aplicação de anestesia para serem realizados. Após a aplicação da anestesia, o dentista utiliza uma broca específica para remover a parte estragada dos dentes e usa, geralmente, resina para fechar o buraco e fazer a reconstrução do dente.

Os tratamentos mais comuns são:

Obturação dentária

A obturação é feita com material específico, podendo ser obturação de porcelana ou resina composta. Isso depende de diversos fatores como a extensão da cárie e as condições do paciente, pois a porcelana tem um custo mais elevado, por exemplo.

Com a obturação dentária é possível devolver ao dente afetado suas funções estéticas e mastigatória. Além disso, pode ainda evitar infiltrações que gerem ainda mais transtornos para o paciente.

tratamento para dente podre

Restauração dentária

A restauração do dente é um procedimento mais simples, onde o dentista reconstrói totalmente a forma e tamanho do dente com um tipo de resina extremamente forte e resiste. Permitindo então que o dente possa exercer suas funções por muitos anos.

Restauração inlay/onlay

Estas são restaurações estéticas, que são produzidas em resina, cerâmica ou dissilicato de lítio , com ou sem recobrimento das cúspides dos dentes. Neste caso é possível até mesmo recuperar dentes que já estejam a muitos anos podres, mas que não foram removidos.

Coroas dentárias

A parte externa do dente, que aparece quando você sorri, é chamada de coroa. As coroas dentárias são exatamente iguais aos dentes naturais só que de materiais diferentes, muito comum serem feitas em cerâmica (porcelana), dissilicato de lítio ou zircônia. Com o avanço da medicina odontológica, atualmente as coroas dentárias são idênticas aos dentes naturais.

Saiba mais sobre as coroas dentárias.

Coroa com núcleo

Quando um dente não está totalmente podre e sobrou apenas a raiz do dente, é possível reconstruí-lo através de uma coroa com núcleo. Neste caso, é colocado um pino que ficará preso diretamente na raiz e então sobre esse pino é colocado a coroa.

O que fazer quando o dente podre não tem mais conserto

Quando você tem um dente totalmente podre e o dentista recomendou a extração do mesmo, você ainda pode recorrer à alguns tratamentos e técnicas para não ficar com um espaço entre os dentes. Lembre-se que a falta de dente pode ocasionar em diversos problemas bucais e também para a sua saúde.

Neste caso, os tratamentos são:

Como evitar que um dente fique podre?

A melhor estratégia para evitar ter dente podre é escovar os dentes ao menos vezes por dia para eliminar os restos de comida dos dentes e evitar a formação de placa bacteriana. Além disso, é preciso passar o fio dental de forma regular, pois ajuda a remover restos de comidas que possam estar entre os dentes e que não conseguiram ser removidos apenas com a escovação, além de usar enxaguante bucal.

É ainda aconselhado ir ao dentista a cada 6 meses, para fazer uma limpeza mais profunda nos dentes, removendo completamente a placa bacteriana. Em alguns casos, o dentista pode aplicar uma fina camada de flúor nos dentes, especialmente nos das crianças para fortalecer os dentes. Resumindo, as dicas são:

  • Diminua o consumo de açúcar e de alimentos que grudam nos dentes;
  • Dê preferência à um creme dental com flúor sempre que escovar os dentes;
  • Você pode comer uma maçã depois da refeição para limpar os dentes;
  • Você pode comer uma fatia de queijo amarelo como cheddar, por exemplo para normalizar o pH da boca, protegendo os dentes das bactérias que causam cáries;
  • Tenha sempre um chiclete sem açúcar por perto porque a mastigação estimula a salivação e está protege os dentes porque não permite que as bactérias produzem o ácido que corroem os dentes;
  • Passe o fio dental e enxaguante bucal, principalmente antes de dormir, e se usar aparelho, sempre depois de comer.

O que fazer quando os dentes estão apodrecendo?

Se seus dentes estão ficando podre ou apodrecendo, você deve procurar imediatamente atendimento odontológico de um profissional odontológico em uma clínica, consultório dentário ou os dentistas gratuitos do SUS e universidades.

Os estágios iniciais do apodrecimento do dente causado pela da cárie dentária, podem ser tratados apenas com flúor. O tratamento com o uso de flúor, que é um mineral natural fortalece os dentes e os ossos. Este método funciona apenas para pequenas cavidades.

Em estágios mais avançados de cárie dentária deixando o dente apodrecido podem exigir um tratamento de canal, uma restauração dentária e uma coroa dentária para o dente cariado como dito em parágrafos anteriores.

Vale mencionar que a extração do dente é o último recurso para os dentes cariados e até para dentes podres.

O que acontece se você deixar dentes podres na boca?

Dentes podres alojados em uma boca pode causar inúmeros problemas de saúde, mas a dor de dente severa e dor intensa incessante talvez seja a mais problemática. Além disso, a pessoa pode exalar um mau cheiro insuportável no hálito.

Além disso, em um cenário gravíssimo, deixar um dente podre na boca ocasionalmente acontece o envenenamento do sangue. Isso ocorre quando a podridão dos dentes, afeta a gengiva e possíveis secreções são engolida junto com a saliva.

Em geral, a falta de higienização bucal é o desenvolvimento da cárie dentária é que gera um dente apodrecido no futuro.

Então, seja a cárie pequena, média ou grave, é importante consultar um dentista regularmente para verificar se há sinais de cárie ou doenças na região bucal.

O Mais Odonto entende que quando pré-diagnosticado, um dentista, odontologista ou periodontista possivelmente vai aplicar tratamento e procedimentos para evitar complicações e eliminar qualquer evolução para dente podre, vai controlar infecções e minimizar a falta do dente se for preciso a extração.

Última atualização em 15/05/2022 por Flávia Fortunato , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.