“A periodontite é uma doença que acomete a saúde bucal e precisa de tratamento imediato. Visando que seja possível evitar ainda mais complicações. Se você foi diagnosticado com periodontite ou suspeita que tenha o problema, continue lendo. Iremos explicar o que é, quais as causas e como tratar.”
Periodontite é uma doença infecciosa bacteriana. Sendo uma condição do agravamento da gengivite. No entanto, nestes casos a doença se estendeu para os tecidos e ligamentos que dão suporte ao dente. Ocasionando o amolecimento e a consequente perda do dente.
A gravidade da doença não é meramente pela questão estética e funcional da perda do seu dente. As bactérias da periodontite podem entrar na corrente sanguínea e ocasionar até mesmo problemas cardíacos. Portanto, é uma doença muito mais grave do que se imagina.
A seguir você vai ver os tópicos:
Tipos de periodontite
A periodontite não é uma doença única. Existem alguns tipos da doença, confira quais são eles:
Periodontite juvenil
Nesse caso, mais que falta de higiene adequada a doença está relacionada a motivação genética. Geralmente ocorre entre os 11 e 13 anos de idade e geralmente esse tipo de periodontite não causa inflamação gengival.
O comum nesse tipo de periodontite é a baixa placa bacteriana e a presença de tártaro. O tratamento precisa ser incisivo para que o jovem não tenha sérias complicações de saúde. Por isso, é muito importante conscientizar esse adolescente sobre a seriedade do problema e a necessidade de tratamento.
Periodontite crônica
Mais comum entre os adultos, esse é o tipo da doença que surge ocasionado pelo não tratamento da gengivite. Sua evolução é gradual e essa doença poderia ser evitada com uma melhor higiene da boca. Caso o tratamento não seja realizado nas fases iniciais o paciente perderá o osso alveolar, que fixa o dente. A perda pode ser localizada ou generalizada.
Quanto mais a doença se espalha maior é a gravidade desse problema. Tendo em vista que irá acometer a saúde bucal definitivamente, ao gerar a perda de mais de um dente e com isso, comprometer a mastigação.
Periodontite agressiva
Muito mais rara, a periodontite agressiva se dá quando sua progressão é rápida. Podendo acometer adultos ou adolescentes. Essa é uma forma que costuma ser hereditária e estar associada a presença de bactérias altamente agressivas. Por isso, o tratamento precisa ser iniciado de forma rápida e o paciente precisa aderir ao que é prescrito pelo dentista. Visando evitar a perda de múltiplos dentes.
Periodontite ulcerativa necrosante
Esse é um tipo muito grave da doença, que afeta rapidamente o osso e o ligamento alveolar. Geralmente essa periodontite acomete portadores de HIV, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. O tratamento precisa ser rápido porque se trata de uma das formas mais graves da doença.
O que causa periodontite?
A periodontite é causada pela gengivite que não foi adequadamente cuidada. Tendo em vista que a doença é basicamente a progressão da gengivite. As placas bacterianas causadoras da gengivite quando não são adequadamente tratadas continuam trabalhando em sua gengiva. Ocasionando a proliferação das bactérias e consequentemente a deterioração da gengiva e de todos os tecidos ao redor do dente.
Principais sintomas
Os primeiros sintomas da periodontite são os mesmo da gengivite, afinal ela é uma progressão da doença. Portanto, fique atento quando:
- Mau hálito
- Gengivas com aparência vermelho forte ou arroxeado
- Gengivas com aparência brilhante
- Gengivas que sangram com facilidade (principalmente durante a escovação)
- Gengivas sensíveis ao toque, mas que não doem de outra forma
- Dentes moles/soltos
- Gengivas inchadas
Como tratar?
O tratamento de periodontite deve ser indicado pelo seu dentista de acordo com o grau da doença. No entanto, é prudente que em casa você melhore seus hábitos de higiene. Visando sempre a manutenção de uma boca saudável e evitar que a gengivite acometa outros dentes tornando o quadro uma periodontite.
A periodontite é causada pela bactéria do tártaro, sendo uma doença incurável. Mas de tratamento efetivo. O que significa dizer que o tratamento deverá ser feito por toda a vida, podendo até mesmo incluir cirurgias para livrar o paciente de dores e outras complicações da doença.
A raspagem e limpeza profissionais são parte do tratamento não cirúrgico e para tal, é preciso que o paciente tenha consciência e visite frequentemente seu dentista. De modo que a doença possa ficar sob controle e não seja necessário realizar cirurgias constantes para reparação do estrago feito pela bactéria causadora da periodontite.
Além disso, a limpeza diária e a profissional são responsáveis por evitar que a periodontite acometa outros dentes além daquele que já foi diagnosticado com o problema. Portanto, a limpeza e bons hábitos são os principais fatores para garantir uma saúde bucal impecável.
Última atualização em 29/04/2020 por Equipe +Odonto