Dor de garganta: como identificar e tratar o quanto antes

A dor de garganta é um sintoma muito comum nos dias atuais que causa alterações de saúde, podendo ser apenas um incômodo leve e passageiro ou um sinal sério de doenças mais graves. Por isso, sempre importante estar atento em relação a sua condição física, com o objetivo de identificar potenciais problemas e tratar o quanto antes.

Nesse artigo você terá algumas informações sobre uma das situações de saúde que aflige milhares de pessoas especialmente nos centros urbanos, a famosa dor de garganta, com isso, você vai aprender como lidar, tratar e eliminar e também saiber quando pedir ajuda especializada de um médico para lidar com a questão.

Confira tudo sobre dor de garganta:

Dor de garganta: o que causa inflamação nessa região da boca?

A dor de garganta é um problema de saúde relativamente comum, especialmente na infância e adolescência. A dor na garganta pode ser originada por vírus, fungos e bactérias no ar, por gripes, resfriados, laringite, amigdalite ou faringite.

O outro fator de não podemos deixar de lado, é a inalação de substâncias tóxicas que também pode desencadear uma irritação na garganta a tal ponto de ocasionar dores fortíssimas na região bucal.

O refluxo também é outro vilão da dor de garganta, isso ocorre imediatamente após as refeições, em geral pode desencadear inflamações. O refluxo é pouco mais difícil de ser diagnosticado quando acorre ainda na infância. Tendo esse problema, a criança costuma ter crises frequentes de dor de garganta e garganta inflamada.

Nos adultos, é mais comum que a dor de garganta e inflamação seja causada por alergias respiratórias, refluxo, uso excessivo da voz e infecções bacterianas. Todos esses casos exigem tratamento para que a situação seja revertida e a saúde possa ser reestabelecida o quanto antes.

É possível evitar a inflamação da garganta?

Claro que Sim! Existe uma série de cuidados no cotidiano que são muito úteis para evitar que a garganta fique inflamada.

Já sabemos que uma dor de garganta significa que a garganta fica dolorida, parece irritada ou arranhada. Você pode sentir um leve desconforto ou até uma queimação. Uma dor de garganta pode ficar pior ao engolir qualquer alimento.

Vale mencionar que possíveis complicações estão relacionadas a dor de garganta como infecções de ouvido e sinusite. Outra complicação é em alguns casos a formação de abscessos (acúmulo de pus) perto das amígdalas.

Para evitar ou eliminar os principais problemas com garganta infamada listamos algumas rotinas básicas que fazer toda a diferença na sua saúde.

1. Beba água constantemente

Beba bastante água, deixar de beber água pode ressecar a garganta e ocasionar inflamação. O ideal é consumir no mínimo 2 litros de água todos os dias em períodos espaçados.

Para profissionais que trabalham ou precisam usar a voz, como professores, locutores, guias turísticos etc., é necessário beber água esporadicamente em abundância para manter a garganta sempre hidratada.

O ideal é que esses profissionais tenham acompanhamento fonoaudiológico para evitar danos na voz devido ao uso excessivo em sala de aula.

2. Não fume ou consuma tabaco

O hábito de fumar cigarro e todos os derivados do tabaco é muito perigoso, existem diversas substâncias nocivas nesses produtos que causar irritação de garganta. Além disso, a nicotina, alcatrão entre outras substâncias encontradas no cigarro aumenta consideravelmente o risco de desenvolver câncer na boca ou garganta. Leia: como identificar os 3 principais problemas na boca.

Portanto, ficar longe do fumo e não ser fumante é um importante hábito para proteger sua saúde dos malefícios do cigarro e proteger sua garganta de inflamações.

3. Lave as mãos constantemente

Lavar as mãos com frequência ajuda evitar uma série de problemas de saúde, essa ação simples mas eficaz é fundamental para proteger que as mãos sejam contaminadas por vírus e consequentemente sejam levadas à boca, olhos ou nariz.

É extremamente útil lavar as mãos com água e sabão frequentemente, também é recomendado fazer uso de álcool em gel quando não houver como lavar as mãos.

Lavas as mãos ajuda a evitar que contaminações por várias doenças como gripes, resfriados e até mesmo covid-19 se proliferem.

Sintomas de uma dor de garganta

Dependendo da causa da dor de garganta, os sintomas podem incluir:

• Febre
  • Dor de cabeça
  • Manchas brancas na garganta ou amígdalas
  • Amígdalas vermelhas e inchadas
  • Glândulas inchadas no pescoço
  • Erupção cutânea

Em alguns casos, outros sintomas adicionais incluem:

• Dor abdominal (geralmente em crianças)
  • Vômitos (geralmente em crianças)
  • Dores articulares ou musculares

Procure ajuda médica para tratar a dor de garganta

É muito comum que a dor de garganta seja percebida como algo simples de tratar e até mesmo algo que poderá ficar para depois. No entanto, esse tipo de sintoma pode revelar doenças mais graves e que precisam de um acompanhamento clínico mais próximo.

Entenda que vale a pena adotar o cuidado de ir ao médico, na melhor das hipóteses será possível tratar com maior efetividade qualquer doença que já tenha se instalado no corpo. Dessa forma, é possível se resguardar e ter a saúde reestabelecida o quanto antes.

Além disso, é interessante saber o que o sintoma de dor de garganta pode estar revelando algum tipo de alteração na saúde.

Quais os maiores vilões da garganta?

O ar condicionado, ar seco e a poluição dos grandes centros urbanos sem dúvidas são os principais fatores responsáveis pela dor de garganta de grande parte da população mundial.

Algumas pessoas são mais sensíveis ao uso de ar-condicionado, o que faz com que, tenham mais irritação na garganta por causa do aparelho sendo usado constantemente.

Vale a pena evitar, nesses casos, temperaturas muito baixas. Assim como, é interessante evitar ficar posicionado em frente ao vento do aparelho. Acontece que, o ar refrigerado pelo condicionador de ar é mais seco.

E isso naturalmente ocasiona certa dificuldade de manter a garganta hidratada como deveria, ocasionando ressecamento local, coceira e outros sintomas que podem desencadear a dor de garganta por inflamação local.

Além disso, o ar seco que é comum nas capitais durante o inverno e o acúmulo de poluição são fatores que desencadeiam dores de garganta e lotam hospitais todos os anos.

Atualmente, é possível recorrer a umidificadores que trabalham em sua residência para limpar o ar da poluição.

Esses equipamentos são um ótimo investimento para quem tem problemas respiratórios e costuma sofrer no inverno.

Além disso, colocar um pano molhado com água ou uma bacia de água no ambiente em que está, possibilita melhorar a umidade do ar para evitar problemas comuns do inverno.

Garantindo uma melhora significativa de seu bem-estar ao respirar melhor e evitar danos para sua saúde bucal. Os umidificadores de ambientes também são equipamentos que possibilitam um investimento inteligente em sua saúde.

Última atualização em 10/08/2022 por Kleber Miranda , Verificado por Equipe +Odonto