CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Abscesso Dentário: Sintomas e tratamento de abscesso

“Sente dor de dente e está suspeitando que você possa ter um abscesso dentário na boca? Conheça aqui os principais sintomas do abscesso, quais os tipos, causas, sintomas riscos e como é feito o tratamento de um abscesso na gengiva ou dente.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ter um abscesso dentário é um problema bucal muito grave e que precisa ser tratado com rapidez e eficiência. E com certeza você vai querer fazer o tratamento o mais rápido possível, porque a dor e o incômodo causado na boca por conta de um dente com abscesso pode ser extremamente intensa e desagradável

Seu dentista é o único que poderá ajudá-lo com um tratamento para dente com abscesso de forma eficaz e com segurança, os procedimentos podem incluir o uso de antibióticos e anti-inflamatórios se a infecção estiver em um nível avançado e está se espalhando para outras regiões da boca.

Sintomas e tratamento de abscesso dentário

Nunca deixe de levar a sério um abscesso no dente, pois ele pode ser fatal se causar hemorragia. Nesse artigo, você vai entender o que é e quais são os tipos de abscesso em dentes, principais causas e sintomas, como tratar, remédios para tratar abscesso e muito mais.

O que é abscesso dentário?

Um abscesso dentário acontece quando uma grande quantidade de pus se acumula na boca porque há uma infecção bacteriana. Abscessos podem acontecer em muitas regiões da boca e dentes e por diversas razões.

Eles são um mecanismo de defesa natural do corpo, que tem como objetivo de impedir que a infecção atinja outras áreas. O acúmulo de pus resultante de uma infecção geralmente dói muito.

Um abscesso dentário pode danificar a estrutura periodontal (que suporta os dentes) e o osso da mandíbula, causando danos que não podem ser reparados. Em algumas situações, o dente atingido deve ser extraído da boca.

Entender os principais sintomas do abscesso dentário e buscar ajuda de um profissional experiente em infecções dentárias o quanto antes melhora consideravelmente as chances de evitar que a infecção se espalhe e cause mais danos.

Tipos de abscesso dentário

Existem três tipos de abscesso dentários, são eles:

  • Gengival
  • Periodontal e;
  • Periapical

O que difere um do outro é onde o abscesso se forma. Confira abaixo!

Abscesso na gengiva

Um abscesso na gengiva, ou abscesso pericoronário/gengival, ocorre na superfície do tecido da linha da gengiva, quando o dente está nascendo ou nasceu parcialmente. Este abscesso na gengiva também pode ser causado por danos externos à gengiva, por exemplo, pela entrada de alimentos ou pela penetração de um palito de dente.

Quanto antes você conseguir detectar um abscesso na gengiva, mais fácil e rápido será a cura e a recuperação. Caso não seja tratado, o abscesso gengival pode progredir para um abscesso periodontal e causar danos maiores – e talvez irreversíveis.

Abscesso periodontal

Ao contrário de um abscesso na gengiva, o abscesso periodontal acontece na raiz do dente. Como não existe lugar para drenar o pus, o abscesso periodontal pode se espalhar para o tecido ao redor e o osso da mandíbula.

Abscesso periapical

O abscesso periapical começa na ponta da raiz do dente, geralmente em consequência de uma cárie dentária. Quando não tratada, esta cárie pode corroer o esmalte e a dentina do dente, as bactérias podem penetrar nos nervos e polpa dentária causando uma infecção.

Abscesso no dente do siso

Abscesso no dente do siso são um tipo de abscesso muito comum de abscesso periapical, uma vez que os dentes traseiros são mais difíceis de realizar a limpeza correta.

Além disso, é mais complicado de o seu dentista detectar cáries nesses dentes e tratá-los precocemente.

As 3 etapas do abscesso dentário

As etapas do abscesso dentário se resumem em três partes, são elas: cárie dentária, polpa infectada e propagação da infecção.

Veja os detalhes abaixo:

  • Cárie dentária: Este é o começo do problema. O acúmulo de bactérias no dente cria placas bacterianas. Essa placa corrói o esmalte do dente e um buraco é formado. A bactéria penetra no dente e chega até a camada de dentina. Logo que as bactérias passam pela dentina chegam a polpa do dente e é ai que você tem um abscesso dentário.
  • Polpa infectada: A segunda etapa do abscesso consiste na infecção dos nervos e polpa do dente. Neste estágio há muita infecção e o pus formado ao redor do raiz do dente pode danificar seriamente a região, podendo causar a extração do dente.
  • Propagação da infecção: Este é o estágio mais grave do abscesso dentário, ele poderá começar a espalhar a infecção para outras partes da boca. O abscesso no dente pode ferir o tecido ósseo e alcançar o osso da mandíbula. Caso não seja tratado, pode levar a morte.

Causas de abscessos em dentes na boca

É natural que nossa boca contenha bactérias e, quando não é  higienizada corretamente, forma infecções que podem alcançar os dentes e gengivas. Como já foi mencionado neste texto, abscessos dentários são causados por cáries dentárias.

No entanto, existem outras razões para o abscesso, são elas:

  • Doença gengival (gengivite)
  • Um dente quebrado
  • Trauma
  • Complicações da cirurgia odontológica, como implantes, tratamento do canal radicular e extrações
  • Não escovar os dentes ou escová-los de forma errada
  • Alimentos presos entre dentes e gengivas

sintomas do abscesso dentario

Sintomas de abscesso dentário

Um abscesso dentário pode causar muita dor e incomodo na área do dente ou gengiva. Os principais sintomas de abscesso são fortes dores no dente ou gengiva, bem como dificuldade para mastigar. Além disso, os sintomas incluem:

  • Dor de dente que não passa
  • Dor quando algo bate no dente
  • Aumento da dor ao comer alimentos / bebidas quentes ou frias
  • Maior desconforto ao roer os dentes ou mastigar alimentos
  • Um gosto ruim e amargo na boca por drenar o pus
  • Mau hálito na boca causado pela infecção
  • Inchaço e vermelhidão do rosto ou gengivas
  • Sangramento das gengivas
  • Um dente frouxo

Você também pode sofrer com os sintomas de abscesso dentários mais graves, que podem incluir:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Náusea
  • Diarreia
  • Glândulas linfáticas inchadas
  • Dor na mandíbula, orelha ou pescoço no mesmo lado do dente infeccionado
  • Dificuldade em abrir a boca
  • Dificuldade em respirar ou engolir
  • Fadiga geral

Os sintomas de abscesso dentário podem aparecer a qualquer momento. Em poucos minutos, você pode sentir uma dor e um desconforto insuportável.

É ideal que você procure um dentista assim que notar qualquer um dos sintomas de infecção dentária citados acima, para evitar que haja complicações e até extração do dente.

Tratamento de abscesso dentário

Certamente você deve estar se perguntando como tratar um abscesso dentário sem precisar ir ao dentista. E a resposta para essa pergunta é: você não conseguirá se livrar de um abscesso no dente sem a ajuda de um dentista.

A primeira coisa que o dentista fará é drenar o abscesso na boca e evitar que a infecção se alastre para outras áreas. E é fato que você não conseguirá realizar essa drenagem em sua casa.

A dor causada pelo abscesso dentário pode ser extremamente forte e dificulta o paciente na hora da alimentação. Neste caso, é indicado que você busque um dentista 24 horas para emergências. Ainda que a dor do abscesso seja suportável, você deve ir ao dentista imediatamente para evitar que os problemas aumentem e cause mais danos e complicações na região.

A primeira atitude que devemos tomar quando necessitamos de tratamento de abscesso dentário é drenar totalmente o pus que está acumulado entre o dente e a gengiva e extrair a fonte da infecção. A melhor maneira de fazer a drenagem vai depender do tipo de abscesso na boca.

De início o dentista pode solicitar uma radiografia completa para saber exatamente até onde o abscesso se espalhou. Depois disso, ficará mais fácil determinar qual o tratamento necessário.

Tratar o abscesso na gengiva é um pouco mais simples e fácil. O pus pode ser liberado com apenas uma leve pressão no local, como é possível fazer com uma espinha, por exemplo.

Em hipótese alguma faça isso em casa, é crucial que o dentista o faça. O profissional saberá exatamente como drenar o pus com segurança e de modo eficaz sem danificar outras áreas da boca.

Ele também pode usar uma pequena sonda para remover o restante da substância infectada dentro do abscesso. Além disso, em alguns casos, o dentista pode ter que fazer um pequeno corte na gengiva para conseguir alcançar a área infectada e fazer a limpeza completa da área.

Contanto que a infecção não se agrave e afete a raiz do dente, nenhum tratamento mais rigoroso precisa ser adotado para remover o abscesso dentário, apesar de que o tratamento com antibióticos pode ser uma ótima alternativa para ajudar na cura.

Caso você tenha um abscesso na gengiva que se desfaz sozinho, observará que a dor no dente diminui consideravelmente quando a pressão é liberada. Porém, não significa que você está totalmente livre do abscesso. Ainda será necessário que você visite o dentista para que o profissional faça a limpeza correta da área.

Remédios para abscesso dentário

Depois do tratamento de abscesso dentário, se você sentir dor ou desconforto novamente é possível tratar facilmente com analgésicos comuns que podem ser comprados em qualquer farmácia sem a necessidade de receita, como o ibuprofeno, paracetamol, dipirona e o Tylenol. Além desses, você pode usar:

  • Amoxicilina + Clavulanato de Potássio
  • Clindamicina
  • Flanax
  • Novamox 2x

Como tratar um abscesso dentário em casa

Se você está sentindo uma dor de dente muito forte e está com o rosto inchado, certamente você está procurando métodos caseiros para aliviar a dor de dente causada pelo abscesso.

Mesmo que a única forma de garantir um tratamento seguro e eficaz de abscesso dentário seja por meio de um dentista qualificado, você pode optar por alguns métodos de tratamentos caseiros para abscesso dentário que podem evitar que a infecção se espalhe e cause mais dor e danos aos dentes e gengiva até que você possa finalmente ir ao consultório do dentista.

O ibuprofeno é a sua melhor alternativa para aliviar a dor no abscesso dentário. Você também pode optar por dipirona, paracetamol e Tylenol. Se você achar que apenas um deles não é suficiente, você pode tomar dois deles até as doses máximas mostradas nas bulas.

Outras formas de diminuir a dor de uma infecção dentária é:

  • Enxague e gargareje com água morna e salgada
  • Evitar alimentos e bebidas muito quentes ou frias
  • Comer apenas alimentos macios
  • Evitando usar fio dental ao redor da área afetada
  • Usando uma escova macia

Saiba mais sobre como aliviar a dor de dente em casa e remédios para tratar a gengivite.

É importante lembrar que tomar antibióticos para dor de dente e infecções dentárias precisam ser prescritos por um dentista autorizado. Se você não buscar um profissional da área para tratar seu abscesso dentário, é possível que a infecção se espalhe e cause danos maiores aos dentes.

Como prevenir abscessos nos dentes e gengivais?

Uma boa saúde bucal é crucial para evitar qualquer tipo de problemas bucais, inclusive um abcesso na gengiva ou no dente. Ter uma boa saúde bucal se resume em:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes com creme dental com flúor e fio dental
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas e alimentos açucarado como refrigerante e doces e também lanches entre as refeições diárias ou antes de deitar para dormir
  • Não durma sem escovar os dentes
  • Visite o dentista pelo menos uma vez a cada seis meses para realizar exames que possam identificar qualquer doença bucal

Visite nossa seção de higiene bucal e saúde bucal para obter dicas e tutoriais para ter uma boa saúde bucal.

Última atualização em 09/05/2022 por Ana Carolina , Verificado por Eduardo Guimarães

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.