CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Invisalign – seu novo tratamento ortodôntico estético

Invisalign (Invisalign®) é um tipo de tratamento ortodôntico estético mais utilizado dos últimos tempos para promover correções dentárias. Sua tecnologia odontológica ajuda a conseguir um sorriso bonito e alinhado. O uso do Invisalign é frequentemente indicado para pacientes com desalinhamento dentário leve a moderado, os resultados são surpreendentes.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Atualmente os alinhadores transparentes Invisalign® se tornaram uma escolha popular entre os adolescentes e adultos dessa geração que desejam evitar os tradicionais aparelhos de metal. Esse tipo de alinhador dentário tem se mostrado um tratamento ortodôntico eficaz para indivíduos com dentes tortos ou espaçados.

Invisalign seu novo tratamento ortodôntico estético

Invisalign

Invisalign é confeccionado com o material conhecido como SmartTrack®, o material é uma espécie de plástico super resistente e flexível que se adapta totalmente aos dentes e à boca do paciente. Para modelar o aparelho dentário, o ortodontista utiliza para diagnóstico um equipamento chamado iTeroElement®, tratasse de um scanner 3D de última geração. Ele faz a captura de imagens perfeitas da boca do paciente para depois confeccionar o alinhador Invisalign no plástico transparente.

Outro detalhe interessante no processo é o uso pelo ortodontista do software exclusivo ClinCheck® que serve para mapear todo o percurso e mudanças dos dentes para a obtenção do seu novo sorriso alinhado, até as menores mudanças é registrado. O software faz todo trabalho pesado desde o primeiro alinhador até o final do tratamento completo.

Outro recurso usado no tratamento se chama SmartForce®, ele serve para deixar o alinhador fixado na boca do paciente de forma perfeita e confortável. São pecinhas da cor do esmalte dentário e praticamente imperceptíveis que servem para dar mais aderência e firmeza.

O que o sistema Invisa não pode tratar?

Mas então, existe algum problema dentário ou de mordida que o sistema Invisalign não pode tratar? Com certeza sim, o ideal é você marcar uma consulta com um dentista especialista e treinado em ortodontia, essa é a melhor forma de saber se você pode ou não usar os aparelhos da Invisalign.

No entanto, algumas correções de sobre-mordida com Invisalign são opções populares para os pacientes e podem perfeitamente serem ajustadas ao seu problema dentário ou desalinhamento nos dentes.

Existem prós e contras no tratamento com Invisalign? Claro, assim como qualquer outro tipo de tratamento ou procedimento estético dental existe as vantagens e desvantagens. Então, antes de iniciar qualquer tentativa relacionada ao Invisalign,  é imperativo entender que ele é como todo tratamento dentário.

Prós e vantagens

Confortável e seguro
O Invisalign é mais confortável que o aparelho tradicionais metálicos. Não existe fios ou braquetes de metal colados aos dentes, não há preocupação em cortar a boca e bochechas. Os aparelhos Invisalign são suaves e não irritam flora bucal. No entanto, alguns alinhadores transparentes podem apresentar bordas ásperas ou afiadas que requerem ajustes mais requintados.
Mais atrativo e imperceptível
Os aparelhos Invisalign são transparentes praticamente invisíveis, você vai ter metal visível por toda a sua boca. A maioria das pessoas sequer notaram que você está usando aparelho dentário ou alinhadores. Isso significa os pacientes podem sorrir sem constrangimento com seus aparelhos Invisalign. Muitos adultos de todas as idades preferem o tratamento com alinhadores transparentes por esses motivos.
Acessível e conveniente
O tratamento com aparelhos Invisalign são a opção popular mais atual para endireitar os dentes. Os alinhadores transparentes também são facilmente acessíveis para aquisição e convenientes no uso.
Aparelho removível
As bandejas do Invisalign podem ser removidas para fazer refeições, escovar os dentes e passar fio dental. Isso não pode ser feito com aparelhos dentário de metal. O tratamento com Invisalign permite que os pacientes comam os alimentos que desejam e ainda mantenham uma boa higiene bucal. Isso ajuda a diminuir o risco de desenvolver doenças gengivais e cáries durante o processo de tratamento com essa tecnologia dental.
Pouca manutenção
O tratamento Invisalign requer pouca manutenção e idas e vindas com consultas ao dentista. As bandejas são fáceis de limpar usando apenas uma escova de dentes e creme dental para esfregá-las. A escovação por apenas um minuto ou mais elimina quaisquer manchas e sujeiras. A limpeza pode ser feita em dias alternados.

Prós e contras do Invisalign

Contras e desvantagens

Considerado caro
Os alinhadores transparentes do sistema Invisalign são revolucionários e por isso são considerados caros. Eles normalmente não são cobertos por planos e seguros odontológico. Isso significa que os pacientes podem pagar entre R$ 2.000 a R$ 10.000 pelo tratamento completo.
Necessário acessórios
Os acessórios Invisalign estão se tornando cada vez mais populares. Essas pecinhas são como pequenos botões (encaixes) de material da cor do dente que se fixam aos dentes parecidos como os suportes de metal dos aparelhos padrão.
Obrigatório usar 20 horas por dia
Os alinhadores Invisalign devem ser usados ​​no mínimo de 20 a 22 horas por dia. Eles só devem ser removidos para alimentação e manutenção da saúde bucal nas idas ao dentista ou higienizador bucal.
Desconforto ocasional
Usar as bandejas Invisalign quando novas pode ser muito desconfortável e até doloroso no início do tratamento. Alguns pacientes preferem usar um analgésico para ajudar com esse desconforto enquanto seus dentes se ajustam a cada novo conjunto de alinhador dental.
Inconveniente a cada refeição
Para alguns pacientes os alinhadores Invisalign podem ser considerados inconvenientes. O aparelho deve ser removido toda vez que comer algo. Algumas pessoas podem achar isso muito embaraçoso quando fazem refeições fora de casa. Além disto, também é preciso escovar os dentes após cada refeição antes de colocar o Invisalign de volta na boca. Isso significa que você vai escovar os dentes diversas vezes durante o dia.

Limitações do uso de sistema Invisa

Embora exista vários tipos de problemas de mordida que podem ser resolvidos facilmente com esse sistema de correção, o aparelho dentário nem sempre tem os mesmos recursos e usos que os aparelhos tradicionais são empregados.

Muitos dos pacientes em clínicas e consultórios, e até em formulários online querem saber – o que o Invisalign não pode consertar? Para resolver esta questão listamos alguns exemplos de situações que as pessoas terão problemas se tentarem usar o Invisalign como tratamento dentário:

  • Sobremordida grave: Embora uma sobremordida leve ou regular possa ser tratada com êxito, alguns casos de sobremordida grave pode exigir o uso de aparelhos ortodônticos convencionais dados a natureza da complexidade.

  • Forma do dente: Dentes muito curtos ou cavilhados podem impedir que o Invisalign funcione corretamente, nesse caso, as facetas dentárias de resina e facetas de porcelana podem ajustar os dentes de forma perfeita.

  • Posição do dente: se seus dentes estiverem muito girados, o tratamento como o sistema Invisa não poderá deslocá-los para o alinhamento adequado.

  • Grandes espaços: Embora o Invisalign possa corrigir pequenos espaços entre os dentes separados, grandes espaços podem exigir aparelhos odontológicos, cirurgias ou tratamento com botox que irá ajudar na aproximação dos dentes e harmonizar o sorriso.

  • Intrusão e extrusão: Os aparelhos Invisalign não podem elevar ou abaixar a posição dos dentes, o tratamento para esses tipo de trauma é complexo e precisa de analises especialidades para solução. Leia mais sobre tratamento de intrusão nesse pdf criado pela Unesp (link).

  • Tratamento dentário anterior: Pacientes com procedimentos e tratamentos dentário anterior, como pontes, podem não se qualificar para usar o aparelho da Invisalign.

Invisalign vs. Aparelhos convencionais metálicos

Invisalign x Aparelhos convencionais metálicos

Tanto o Invisalign quanto os aparelhos metálicos convencionais trabalham para endireitar os dentes e melhorar a saúde bucal. No entanto, o processo de tratamento para cada procedimento é totalmente diferente.

A principal diferença entre os alinhadores Invisalign e os aparelhos tradicionais é o processo de alinhamento dos dentes.

A determinação de qual tratamento é o melhor depende de necessidades e preferências do paciente e da avaliação do médico dentista especializado. Se você deseja endireitar os dentes para um sorriso reto e bonito, fale com seu dentista para discutir as opções de tratamento mais eficientes para os seus dentes.

Alinhadores transparentes Invisalign

Os alinhadores transparentes Invisalign oferecem aos pacientes a opção de endireitar os dentes discretamente sem chamar a atenção como os aparelhos metálicos. Os alinhadores Invisalign são praticamente invisíveis, o material usado é transparente, ou seja, incolor.

As bandejas dos alinhadores são feitas de plástico flexível para mover os dentes de maneira sutil e lenta. O material é macio e confortável, portanto, é fácil usar as bandejas do alinhador.

Em vez de usar um molde, o Invisalign usa impressão 3D de alta qualidade de seus dentes para produzir traços de alinhadores que se encaixam perfeitamente em sua boca.

Alinhadores com braquetes de metal

Quando as pessoas pensam em aparelho dental fixo ou móvel, a maioria imagina aparelhos tradicionais de metal. Os suportes de metal são fixados no esmalte de cada dente. Fios de metal se encaixam entre os braquetes para ajudar a moldar e moldar os dentes com o tempo.

Muitos dos pacientes se divertem com seus aparelhos metálicos que podem usar várias cores (leia cores de aparelhos e borrachinhas) de elásticos que prendem o fio nos braquetes. Aparelhos com elásticos coloridos são mais populares entre os adolescentes.

Como funciona o Invisalign: plano de tratamento

O Invisalign usa um conjunto de alinhadores para empurrar os dentes para o alinhamento adequado. A tecnologia Align permite que o ortodontista produza um plano detalhado passo a passo para o tratamento completo com Invisalign, com isso, você sabe o que esperar do tratamento.

O ortodontista produzirá radiografias e impressões de seus dentes usando impressão 3D. Depois usarão essas imagens 3D para mapear o movimento preciso de cada dente para o necessário endireitamento.

Depois que o plano de tratamento do alinhador estiver definido, seu primeiro conjunto de novos alinhadores será ajustado sob medida para sua boca. O paciente recebe um novo conjunto de alinhadores a cada duas semanas até que o tratamento Invisalign termine.

Os alinhadores transparentes moverão gradualmente os dentes para o alinhamento adequado. As bandejas são facilmente removíveis, para que os pacientes possam praticar e manter uma higiene bucal adequada. Eles também podem continuar escovando e usando fio dental como fariam normalmente.

Embora ambos os arcos dentários devam ser tratados na maioria dos casos, é possível tratar os dentes inferiores ou superiores apenas com Invisalign.


Perguntas frequentes sobre o Invisalign

Como cuidar dos meus alinhadores Invisalign?
A melhor maneira de cuidar e limpar seus alinhadores Invisalign é usar o sistema de limpeza Invisalign . Este sistema de limpeza está disponível online ou no seu fornecedor Invisalign. Você também pode usar uma escova de dentes e creme dental para escovar seus alinhadores.

Nunca use água quente em seu aparelho transparente Invisalign. Isso pode danificar permanentemente o material termoplástico. Em vez disso, lave seus alinhadores em água morna.

Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?
O tempo de tratamento do aparelho Invisalign depende de vários fatores. Isso inclui a complexidade do seu caso e a frequência com que você precisará usar os alinhadores Invisalign.

Seu ortodontista determinará precisamente quanto tempo seu tratamento Invisalign levará com base em suas necessidades e exigências específicas. Em média, o tempo de tratamento com Invisalign varia de 12 a 18 meses. No entanto, é provável que você comece a ver resultados dentro de semanas.

Quanto custa o tratamento Invisalign?
O custo do Invisalign varia. O preço típico do tratamento Invisalign costuma ser um pouco mais alto do que os aparelhos de metal. O custo médio está entre R$ 2.000 e R$ 10.000. Fale com seu ortodontista ou dentista para uma melhor estimativa do preço. Os fatores a serem considerados são a extensão do desalinhamento dos dentes e quantos novos conjuntos de alinhadores você precisa durante o tratamento.


Fontes:

Todo o conteúdo é revisado e verificado por um dentista ou ortodontista licenciado para garantir que as informações sejam factuais, atuais e relevantes. Temos diretrizes rígidas de fornecimento e citamos apenas pesquisas científicas atuais, como site do produto, artigos acadêmicos, livros didáticos de odontologia, agências governamentais e revistas médicas.

  1. Como funciona o tratamento Invisalign?, site (fonte 1).
  2. Vivendo com Invisalign, site (fonte 2).
  3. Perguntas frequentes, site (fonte 3).
  4. Quanto custa o tratamento Invisalign?, site (fonte 4).

Última atualização em 03/05/2022 por Flávia Fortunato, Revisado por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.