CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O que é ATM? E como tratar esse problema de articulação?

“A articulação temporomandibular (ATM), também conhecida como distúrbio da articulação temporomandibular (DTM), é um distúrbio que ocorre na mandíbula e afeta 15% da população. Entenda as principais causas, sintomas e tratamento.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

ATM uma das articulações mais complexas do corpo humano, chamada de articulação temporomandibular. Ela é a responsável por ligar a mandíbula ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça. Por ser flexível, essa articulação possibilita que você mova a mandíbula para frente e para trás, assim como para os lados. E além disso, permite que você possa falar e mastigar.

O que é ATM

Para localizar ela no seu corpo, posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, movimentarem-se sob seus dedos.

A disfunção da ATM é doença da articulação temporomandibular e, ou também, dos músculos responsáveis pela mastigação.

Os músculos da mastigação tem a função de controlar a posição e o movimento da mandíbula. Quando um problema impede o funcionamento adequado desse sistema, e também é chamado de Disfunções Temporomandibulares (DTM). Essa disfunção afeta milhares de pessoas, de diversas idades, gênero ou raça, embora acometa principalmente as mulheres na idade adulta.

Sintomas da ATM

Uma das queixas mais frequentes nessa situação é a dor, que pode se manifestar na face, no ouvido, no fundo dos olhos, na cabeça ou no pescoço. Estalos na articulação da mandíbula, sensação de entupimento no ouvido e até mesmo tonturas podem surgir.

A causa de distúrbios da articulação temporomandibular é desconhecida em muitos casos. Trauma na mandíbula ou conjunta pode desempenhar um papel no desenvolvimento de distúrbios da ATM. Além disso, existem outras condições de saúde que podem contribuir para o desenvolvimento destas patologias.

Como diagnosticar a disfunção ATM?

Para que o disgnóstico seja feito corretamente, o paciente deve fazer um relato com bastante detalhes sobre os antecedentes e evolução da doença, desde o aparecimento dos sintomas.

Em seguida o profissional de saúde deve realizar um minucioso exame clínico para obter o diagnóstico correto, com ajuda de radiografias panorâmicas. Muitas vezes, as disfunções da ATM podem ser confundidas com outras condições, portanto é preciso ter cuidado.

Causa do distúrbios da articulação temporomandibular

A DTM é um problema que pode se desenvolver de diferentes formas. Acidentes, quedas nas quais a mandíbula ou o rosto foram lesionados, estresse, tensão muscular, etc. Até mesmo a postura podem fazer com que alguém venha a ter esse tipo de problema.

Além disso, existem condições específicas que contribuem para o transtorno, como é o caso de predisposição genética. Hábitos como roer unhas ou mascar chicletes constantemente e o bruxismo (que é o hábito de range os dentes durante o sono), também podem ser fatores determinantes.

É importante salientar que a ATM pode acontecer também devido a doenças sistêmicas como artrite reumatoide, fibromialgia, câncer, dentre outras. Por isso, dores faciais em geral, mas principalmente aquelas frequentes, merecem atenção especial. É importante portanto fazer uma visita a um especialista para que outros males sejam descartados.

O que é DTM

Como tratar a ATM?

Você deve procurar um cirurgião-dentista especialista na área que irá avaliar o caso. Quando ele for diagnosticado, o profissional de saúde pode te indicar o tratamento que mais se encaixa com o seu quadro. Os tratamentos podem ser dos mais variados tipos.

Desde exercícios fisioterapêuticos, infiltração de certos remédios ou até mesmo o uso de placas oclusais, que são aparelhos removíveis que cobrem a superfície dos dentes. Por isso é importante que ao perceber os sintomas você procure um especialista.

O ATM também está diretamente associado ao estresse excessivo. Ele pode ser considerado até como o principal causador de transtornos bucais que surgem com o nervosismo. Em casos como esse, vale a pena procurar acompanhamento com outras especialidades, além do dentista, como psicólogos ou terapeutas.

Embora não exista uma cura para ATM, existem vários tratamentos que você pode seguir para diminuir os sintomas de forma considerável. Uma delas é tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido. Você ainda pode usar de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, além de anti-inflamatórios.

Para reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, pode usar de um aparelho ortodôntico, algumas vezes chamado de “splint” placa de mordida. Este aparelho é feito sob medida para sua boca, e se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores.

Outra opção é aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Como mencionado, o problema pode surgir com o stress, e acompanhamento de outros profissionais de saúde podem ser necessários. Procure conversar com seu dentista para saber se esse é o seu caso.

Se por acaso partes da mandíbula forem afetadas e os tratamentos não surtirem efeito, pode ser o momento de recorrer a uma cirurgia na articulação. Novamente, é importante salientar que isso deve ser decidido junto com seu médico. Veja quais são suas opções antes de tomar uma decisão.

Última atualização em 07/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.