Dor de Dente: O que é e quais as principais causas?

“Todo mundo já deve ter sentido dor de dente. A experiência além de incomodar pode ser um sinal de algo não vai bem. Isso porque esse tipo de dor é a forma que o organismo humano tem de externar algum problema que esteja acontecendo dentro dele. Nesse texto, vamos explicar os fatores que causam dores nos dentes.”

A intensidade das dores pode variar. No entanto, mesmo as que são consideradas toleráveis devem ser levadas a sério e investigadas com a ajuda de um profissional. Isso porque algumas doenças graves nem sempre apresentam sintomas visíveis ou expressivos.

Dor de Dente

A dor de dente pode começar de forma leve e, de forma crescente, avançar para algo agudo e extremamente desconfortável. Geralmente, essa dor é causada por diversos fatores. Dentre eles é possível citar as lesões de cárie, retração gengival, doenças periodontais, traumatismo dentário, hipersensibilidade ou mesmo envelhecimento precoce do dente.

A lesão ocasionada por cárie dental, quando profunda, provoca dor e a chamada sensibilidade dentária. Que se manifesta em especial na hora da mastigação e na ingestão de alimentos. Em casos extremos, quando atingir o nervo do dente, a lesão provoca uma dor intensa e ininterrupta.

No caso da doença periodontal, ocorre inflamação na gengiva decorrente do acúmulo de placa bacteriana. Além do desconforto, podem surgir sintomas como sangramento na gengiva, pus visível, inchaço, mau hálito e um gosto desagradável na boca.

Os terceiros molares, também conhecidos como “dentes do siso”, causam dor quando estão na época de erupção. Esse incômodo acontece por conta da inflamação local do dente, muitas vezes decorrente da falta de espaço. Em grande parte dos casos, é recomendado é a extração dos sisos, sujeita sempre à avaliação de um profissional.

Cuidados essenciais

Se não avaliada e tratada, a dor de dente pode gerar diversas complicações. E ainda afetar inclusive a rotina de quem sofre com ela. Por esse motivo, muitas pessoas se sentem incapacitadas de seguir suas rotinas diárias. Por isso, muitos recorrem para a automedicação.

Além de mascarar o problema, o uso de um remédio ineficaz e com efeitos colaterais pode agravar a sua situação. Por conta disso, é importante frisar que, para cada tipo de dor de dente, existe uma indicação terapêutica apropriada. Quando se trata da cárie, por exemplo, o tratamento é feito por meio de restaurações dentárias ou até mesmo a realização do tratamento de canal.

A melhor forma de prevenir a cárie é realizar uma higienização correta da boca. Alinhada com o uso da escova, do fio e do creme dental com flúor, preferencialmente após as refeições. Outra recomendação importante é, a respeito de sintomas, consultar-se regularmente com um dentista, para que ele possa acompanhar a sua saúde bucal.

Principais causas de dor de dente

Cáries

As cáries são as grandes causadoras de dor de dente. Isso acontece porque, na maioria dos casos, as pessoas acabam descobrindo que têm alguma cárie justamente ao começarem a sentir dores. Isso acontece porque a cárie é uma cavidade, um buraco, que as bactérias vão cavando nas camadas externas dos dentes, esmalte e dentina. Quando a cárie já está mais avançada, ela então entra na polpa do dente, onde ficam os nervos e terminações nervosas, e é assim que gera então a dor.

Bruxismo

O hábito de ranger os dentes também costuma causar dor de dente. Geralmente é associado ao estresse ou problemas de encaixe dos dentes. O bruxismo, como é chamado, cria uma forte pressão entre os dentes de cima e de baixo, causando assim as dores de dente, desgaste e até fraturas nos dentes.

O siso

A inflamação causada pelos dentes do siso, ou peri coronarite, costuma causar dor de dente. Isso porque o mau posicionamento dos sisos ou a própria falta de espaço na boca fazem pressão sobre os ossos maxilares, a gengiva e também sobre os outros dentes. Dessa forma são causadas dores e inflamação dos tecidos.

Causas de Dor de Dente

Sensibilidade

Entre as maiores causas de dor de dente está o desgaste do esmalte dentário. Dentes sensíveis pode ocorrer por conta de traumas, erosão dentária, e diversos outros motivos. Isso porque com o desgaste do esmalte, a camada que protege a parte interna do dente, a dentina fica exposta.

Com isso, o que quer que entre em contato com os dentes fica muito mais próximo das terminações nervosas da polpa dentária. E assim aumenta a sensibilidade do dente, principalmente quando se tratando de temperaturas muito frias ou muito quentes e aos choques mais fortes.

Problemas da gengiva

Problemas de má higienização possuem ligação direta com a dor de dente. Um exemplo claro é o caso da gengivite e de outros problemas de gengiva. Ela é causada geralmente pelo acúmulo de placa bacteriana, a gengivite é a inflamação da gengiva em primeiro estágio.

Se essa inflamação avançar, pode gerar uma retração na gengiva e expor parte da raiz do dente. Essa região é muito sensível às altas e baixas temperaturas, assim como às substâncias muito ácidas. Além de resultar em uma retração, a gengivite pode ainda evoluir para uma periodontite. Nesses casos, é necessário o uso de remédios caseiros e antibióticos para tratar gengivite.

A periodontite é ocorre quando parte do osso começa a ser reabsorvida, criando um espaço entre o osso e o dente. Isso é chamado de bolsa periodontal, que costuma inflamar além de contaminam a polpa do dente afetando diretamente os nervos e causando fortes dores. Essas bolsas podem infeccionar e gerar abcessos dentários, ou seja, infecções na raiz dos dentes que formam bolsas de pus, inflamam gravemente e causam dor intensa.

Remédios caseiros para dor de dente

Nem sempre você vai ter um dentista a disposição, apesar de ter dentistas 24 horas. Quando não for possível ir ao dentista de imediato, você pode fazer o uso de remédios caseiros para aliviar dor de dente até conseguir ser orientado por um profissional.

• Água morna e sal
  • Alho