CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Saúde Bucal: Cuidados e importância de uma boca limpa

“Você já se perguntou sobre a importância de manter a boca limpa? Você acha que sua saúde bucal está em perfeitas condições? O que você tem feito para melhorar a saúde da sua boca e física? Continue a leitura e entenda a importância dos cuidados bucais para a sua saúde.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A boca é a entrada de nutrientes do corpo. Por isso, é importante que você tenha uma boa higiene e uma boa saúde bucal para que todo o seu corpo seja beneficiado.

Quando a saúde bucal está em dia, todo o corpo tende a ser mantido em melhor condição de saúde. Uma vez que a mastigação está eficiente e capaz de ingerir todos os nutrientes necessários para manter a saúde do corpo.

Manter a boca sempre limpa evita doenças

Muitas pessoas não se dão conta de que manter a boca sempre limpa é o principal método de prevenção contra doenças bucais. A escovação é a principal maneira de evitar doenças na boca e que podem se agravar e se espalhar pela corrente sanguínea.

Quando o dente é bem escovado, as cáries são evitadas. Assim como a gengivite, doenças que são simples e que não deveriam ser tão frequentes. Uma vez que a prevenção é muito simples: escovar os dentes todos os dias com todo o cuidado, usar fio dental e sempre manter a boca limpa.

Em especial, uma escovação caprichada na hora de dormir. Visando que nenhum resquício de alimento se acumule e sirva para alimentar bactérias.

Escovar os dentes elimina as bactérias causadoras de cárie?

Não exatamente! Todas as pessoas possuem uma determinada quantidade de bactérias na boca, isso é natural. No entanto, quando a escovação não está conforme deveria, as bactérias se acumulam formando placas bacterianas, conhecidas como biofilme.

E é esse acúmulo que deve ser evitado. Porque a placa acumulada gera gengivite e cárie. Duas doenças que precisam ser combatidas com a escovação correta dos dentes. Visando a manutenção da saúde bucal e física. Quando a escovação está adequada, não existe acúmulo de alimento que gere o biofilme. Por isso, é mais fácil combater as cáries nesse cenário.

Leia também: Os melhores creme dentais para prevenção de cáries e gengivite

Doenças físicas ocasionadas pela má higiene

Quem pensa que a falta de higiene bucal não afeta a saúde física tende a estar enganado. Quando a má escovação acarreta em gengivite não tratada, o paciente pode ter sérias complicações. As bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea. Ocasionando até mesmo doenças cardíacas graves.

Por isso, a escovação adequada é um hábito que precisa ser ensinado desde a infância. Sempre visando que a prevenção seja a melhor forma de manter a saúde bucal impecável. E a partir disso, você consiga usufruir não só de qualidade de vida, como também poderá gozar de um sorriso bonito.

Afinal, o sorriso bonito depende diretamente de uma saúde bucal em dia. Mesmo que os dentes não sejam perfeitamente alinhados, quando eles são bem escovados o resultado é de um hálito saudável e dentes livres de manchas e íntegros.

Cuidados essenciais para uma boca limpa e saudável

Os cuidados essenciais com a saúde bucal são:

  • Escolher uma escova adequada para a sua arcada dentária
  • Usar cremes ou géis dentais com flúor em sua composição
  • Escovar os dentes e a língua ao acordar e antes de dormir
  • Usar fio dental corretamente após todas as refeições diárias
  • Escovar a boca completamente, inclusive os dente mais fundos (siso)
  • Não exagerar na quantidade de pasta de dente
  • Enxaguar a bem a boca quando terminar de escovar os dentes
  • Usar enxaguante bucal
  • Trocar as escovas de dentes após um período de três meses

Ir ao dentista é importante

Além de escovar muito bem seus dentes, você também precisa ir ao dentista a cada seis meses. Essa indicação tem como objetivo realizar a limpeza profissional dos seus dentes. Com a limpeza profissional, é possível remover qualquer placa que por ventura tenha se acumulado. Além disso, o dentista também pode ensinar o paciente a melhorar seus hábitos de higiene enquanto faz a limpeza.

Dessa forma, é possível evitar que novas placas se acumulem. Garantindo uma saúde bucal ainda melhor para o paciente. Na consulta o profissional também avalia se existe alguma doença a ser tratada. De modo que se possa agir o mais rápido possível para evitar dores e agravamento de quadros.

Enxaguante bucal é indispensável?

Quem gosta de um hálito mais refrescante pode optar por usar enxaguante bucal após a escovação. No entanto, esse não é um item indispensável.

O ideal é escovar os dentes em movimentos circulares sem colocar força na escovação. E antes de usar a escova, é indicado passar o fio dental, removendo os acúmulos de alimentos em todos os dentes. Palitar os dentes após comer não resolve! O fio dental é indispensável para a eliminação de qualquer resíduo que tenha se prendido entre seus dentes.

E se desejar, após essa remoção e a escovação pode ser usado o enxaguante bucal sem álcool em sua fórmula. Assim, sua escovação estará completa e sua saúde bucal protegida.

Última atualização em 23/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.