CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Tártaro: O que é, principais causas e como tratar?

“O tártaro é um problema bucal comum que causa manchas amareladas e descoloração dos dentes. Você provavelmente já ouviu falar ou até mesmo teve tártaro no dente, mas você sabe o que realmente é? Como tratar? Quem pode remover? Continue a leitura e saiba tudo.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sabemos que devemos escovar os dentes com uma pasta de dente com flúor todos os dias, passar fio dental após a escovação e finalizar a higiene bucal com um enxaguante bucal para evitar o acúmulo de bactérias e doenças bucais, incluindo o acúmulo de tártaro.

Tártaro no dente

Mas você sabe o por quê? O que é tártaro? Quais são as principais causas e sintomas do problema? Como evitar e tratar o acúmulo? Veja aqui tudo que você precisa saber para se prevenir do tártaro no dente.

O que é o tártaro?

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes e causa manchas e descoloração dos dentes. Ele pode também se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Este tipo de problema ainda dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas como a cárie e gengivite.

Ele adere apenas à superfície dos dentes, não à gengiva, ou seja, não existe tártaro gengival. O que acontece é que se localizado acima da margem da gengiva é formado o tártaro supragengival. Já o tártaro infragengival ocorre quando é localizado abaixo dessa margem invadindo o sulco gengival, junto à raiz do dente. Em muitos casos é possível verificar a presença de ambos.

Este tipo de problema não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também traz prejuízos estéticos. Isto porque por ser poroso absorve as manchas com mais facilidade. Sendo assim, para aquelas pessoas que fumam ou consomem chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.

A principal forma de evitar o tártaro é seguindo uma rotina diária de higiene bucal. Além disso, também é muito importante visitar o dentista pelo menos duas vezes ao ano. Existem diversos fatores que contribuem para o surgimento desse problema, nesse artigo vamos explicar melhor como prevenir, identificar e tratar o tártaro.

Quais as principais causas?

A formação de tártaro geralmente resulta da acumulação de placa bacteriana não removida pela escovagem e passagem com fio dentário. Isso significa que ela resulta da placa que fica depositada nas arcadas dentárias por períodos de tempo relativamente prolongados.

Normalmente, a placa bacteriana provoca situações de halitose, o chamado mau hálito, e poderá estar na base do desenvolvimento de outras infecções bucodentárias. Alguns exemplos são a gengivite e a cárie dentária.

Alguns outros fatores também podem facilitar a retenção de placa bacteriana. Como consequência eles conduzem a uma maior propensão à formação de tártaro. Como exemplos podemos citar:

  • A presença de restaurações dentárias e obturações mal adaptadas (desbordantes) ou com recidiva de cárie;
  • Próteses dentárias mal adaptadas e/ou com deficiente higienização;
  • O uso de aparelho ortodôntico ou dentário, que dificulta a higienização, facilitando deste modo a acumulação de tártaro.

Quais os sintomas?

O tártaro é uma formação mineral facilmente visível quando acima do nível da gengiva. O principal sintoma é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Somente um dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

O tártaro causa mau hálito, chamado também de halitose, podendo em alguns casos produzir um cheiro acentuado. O que pode aumentar quando acompanhado de doença periodontal, ou seja gengivite ou periodontite, se tornando assim num considerável incômodo.

Como evitar a formação de tártaro nos dentes?

A principal recomendação é uma higiene bucal saudável. Isso deve incluir escovação correta, especialmente se feita com a ajuda de um creme dental antitártaro e o uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e do cálculo dental. Além de visita ao dentista pelo menos duas vezes ao ano. Podemos também destacar:

  • Escovar os dentes regularmente, pelo menos duas vezes por dia durante 2 minutos de cada vez, preferencialmente após as refeições. Deverá usar uma escova com cerdas adequadas e seguir uma técnica de escovagem correta;
  • Usar pasta ou gel dentífrico antitártaro com flúor diariamente;
  • Usar fio dental todos os dias. Apenas com a sua utilização se conseguirá remover a placa bacteriana de forma eficaz entre os dentes e evitar assim a formação de tártaro nessas áreas de difícil acesso;
  • Trocar de escova dos dentes a cada 3 meses;
  • Usar todos os dias, como eventual complemento, um bom antisséptico oral para ajudar a controlar as bactérias envolvidas na placa bacteriana;
  • Evitar o consumo de alimentos açucarados e ricos em amido, principalmente fora das refeições, pois eles alimentam as bactérias presentes na boca, promovendo a sua proliferação;
  • Evitar fumar, pois as pessoas que fumam tem chances maiores de desenvolver periodontite.

Fotos de tártaro antes e depois da limpeza dentária

Como remover tártaro?

Depois de formado, só o dentista pode retirar o tártaro dos dentes. O processo de retirada do cálculo dental, feito com instrumentos especiais, é conhecido como “raspagem”. Cuidado ao tentar seguir receitas caseiras para remover o tártaro. Além de não funcionarem, essas receitas podem danificar ainda mais o seus dentes ou a sua gengiva.

Para remover o tártaro, o médico dentista efetua um tratamento dentário chamada de destartarização ou tartarectomia. Este procedimento é popularmente conhecido como “limpeza de dentes” e permite retirar o tártaro e placa bacteriana de forma eficaz.

Dica MaisOdonto

O mercado da odontologia está em constante crescimento e diversos produtos são desenvolvidos todos os dias para ajudar no tratamento e prevenção de problemas de saúde bucal. Uma das formas de ajudar no combate a formação de tártaro e placa bacteriana, são as escovas dentais elétricas. Pode ser interessante dar uma olhada no nosso guia sobre as melhores escovas de dentes elétricas para adultos e os melhores cremes dentais do mercado para encontrar uma combinação que possa lhe ajudar.

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.