CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dentista Gratuito pelo SUS e universidades brasileiras

“Não tem dinheiro para pagar um tratamento odontológico completo? Fique tranquilo! Você ainda pode cuidar dos seus dentes. É possível encontrar dentista gratuito em todo o Brasil. Continue a leitura do texto e saiba como e onde encontrar.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Manter uma boa higiene bucal não tem muito segredo, você deve escovar os dentes corretamente com creme dental com flúor, passar o fio dental e usar enxaguante bucal todos os dias. No entanto, nem sempre esses cuidados são suficientes para evitar a visita ao dentista. E sabemos que ir ao dentista custa caro, especialmente se for necessário fazer um tratamento mais complexo.

Dentista Gratuito

Felizmente, existem algumas opções de dentista gratuito onde o paciente pode realizar implante dentário de graça, tratamento de canal, extrações de dentes, limpeza dentária e outros procedimentos sem custo nenhum! Algumas dessas opções são o tratamento dentário gratuito no SUS (Sistema Único de Saúde) ou em universidades brasileiras que oferecem cursos de odontologia.

Veja aqui o que é necessário para ser atendimento por um dentista gratuito e comece agora mesmo a cuidar dos seus dentes. Afinal, nossos dentes e a saúde bucal desenvolvem um papel fundamental sobre toda nossa saúde física.

Dentista gratuito pelo SUS – Programa Brasil Sorridente

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um programa do Governo Federal para que todos os brasileiros de qualquer idade tenham acesso a saúde de qualidade totalmente de graça. Para usufruir do programa, basta ir até o posto de saúde mais próximo do seu endereço e fazer o cadastro e ser atendido por um especialista de forma gratuita.

Tendo conhecimento que a maioria dos tratamentos bucais são caros e que milhões de brasileiros nunca tinha frequentado um dentista por não conseguirem pagar, o Governo criou o Programa Brasil Sorridente, que atende pelo SUS, e oferece dentista gratuito para todos os brasileiros.

O que é o Programa Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente é uma iniciativa do Governo Federal lançada em 2004 com a principal finalidade de oferecer cuidados essenciais com a saúde bucal, como implante dentário e limpeza dental, para todos os cidadãos brasileiros sem condições financeiras, por meio do SUS, totalmente gratuito.

O programa de dentista gratuito foi desenvolvido e planejado de forma estratégica, com a intenção de ser eficiente e abranger todo o Brasil. E conseguiu. Atualmente o projeto Brasil Sorridente possui mais de 1 mil centros de especialidades odontológicas, cerca de 8 mil consultórios e perto de 200 unidades móveis espalhadas por todo o país.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o programa Brasil Sorridente é reconhecido como o maior programa de saúde público de todo o mundo.

Por anos o Brasil teve um alto índice de pessoas que literalmente nunca cuidaram da saúde bucal, e a grande maioria da população perdia muitos dentes ou até mesmo todos, por não ter acesso a um dentista de qualidade de forma gratuita. Observando essa deficiência e a quantidade de pessoas que nunca tinham frequentado o dentista, o Brasil Sorridente veio para mudar completamente esta realidade.

O programa garante que qualquer brasileiro, principalmente os de baixa renda, possam ter acesso à dentista gratuito e realizar tratamentos odontológicos de qualidade pelo SUS. Geralmente, as consultas são realizadas em unidades de atendimento fixos do SUS, como UBS, USF, CEO e UPA. Mas também é possível ser atendido pela unidade móvel.

Quem pode participar do Programa Brasil Sorridente e como participar?

Uma das principais dúvidas dos brasileiros é: quem tem direito a dentista gratuito pelo SUS? A resposta é simples, todos os brasileiros tem direito.

Isso quer dizer que qualquer brasileiro, independente de sua situação financeira, pode participar do programa Brasil Sorridente que oferece dentista gratuito em todo o país. É importante ressaltar que ainda podemos encontrar diversas deficiências no que se trata da infraestrutura para o atendimento e filas de espera para determinados tratamentos.

Se ainda sim você quer saber como participar do programa continue a leitura, explicaremos abaixo.

Para participar do programa de dentista gratuito é muito simples e fácil. Você precisa saber se sua cidade e região disponibiliza um atendimento odontológico gratuito. Para isso, vá até a unidade de saúde mais próxima portanto o seu Cartão do SUS e informe-se. Se a resposta for positiva, faça o agendamento da primeira consulta.

No dia da consulta, o profissional irá avaliar o seu caso e caso seja necessário irá te encaminhar para a realização de procedimentos cirúrgicos e tratamentos específicos com profissionais qualificados e experientes.

Dentista Gratuito

Dentista gratuito em universidades brasileiras

Caso você não consiga um dentista gratuito pela rede pública de saúde (SUS), você pode optar por tentar através de universidades brasileiras. Muitas universidades, públicas e também privadas oferecem dentista gratuito ou com um custo extremamente baixo para a população brasileira.

Isso acontece porque os alunos futuros dentistas, precisam de pessoas reais para exercerem seus treinamentos e se formarem com experiências válidas. Procure um complexo universitário em sua cidade e informe-se para se tornar um voluntário para esses tipos de programas.

A princípio, parece ser algo assustador ser tratado por uma pessoa que ainda não é formada em odontologia, no entanto, haverá professores dentistas profissionais auxiliando o aluno e garantindo que tudo ocorra da melhor forma.

Tratamentos dentários gratuitos

Não são todos os tratamentos odontológicos que são cobertos pelos programa de dentista gratuito do SUS e de faculdades. Mas é possível realizar uma vasta lista de procedimentos, estes são essenciais para garantir uma boa saúde bucal, dentre eles:

O que você precisa saber antes de procurar um dentista gratuito

  1. Você enfrentará filas. Milhares de pessoas buscam dentista gratuito para pode cuidar dos dentes de graça, e consequentemente existe um tempo de espera que pode demorar dias, semanas ou até meses. Por isso, não espere ser atendido tão rápido, principalmente se o seu caso não for grave. E no caso das universidades, ainda há uma seleção para os procedimentos.
  2. As regras mudam. Se tratando de universidades, algumas realizam o atendimento em conjunto com o Sistema de Saúde Único (SUS), já outras aceitam pacientes de acordo com o cronograma do programa.
  3. Nem todos os procedimentos são gratuitos. É possível que alguns procedimento complementares, como a utilização do laboratório da faculdade, por exemplo, pode exigir o pagamento de uma taxa em dinheiro.
  4. Nem todos são atendidos. Vale ressaltar que as faculdades não têm obrigação – e muitas vezes nem conseguem – atender todos os pacientes que buscam por tratamentos dentários gratuitos. O único objetivo desse programa é treinar os dentistas e também para ajudar o SUS. Mesmo assim, é uma ótima oportunidade e vale a pena procurar!

Agora que você sabe como e onde encontrar dentista gratuito, é interessante que você tente encontrar o mais próximo. Não deixe de cuidar do seu sorriso, pois ele pode mudar completamente a sua vida.

Última atualização em 29/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.