Remédios caseiros para dor de dente

“Está com dor de dente e busca formas rápidas e fáceis para aliviar ou eliminar? Confira aqui os principais remédios caseiros para dor de dente e prepare uma solução com ingredientes naturais e sem sair de casa!”

A dor de dente é com certeza uma das piores dores físicas de se sentir. Além do dente, a dor afeta a cabeça, o rosto, as gengivas e a boca como um todo. Se você está com dor, fale com o seu dentista o mais rápido possível. Enquanto isso, os remédios caseiros para dor de dente podem ser a melhor solução para obter alívio rápido.

Remédios caseiros para dor de dente

Os remédios caseiros para aliviar dor de dente são simples e fáceis de serem preparados. Com um simples copo de água e sal marinho você prepara uma solução que pode ajudar a diminuir a dor, no entanto é ideal que você fale com o seu dentista antes de se submeter a qualquer procedimento citado abaixo.

Os melhores remédios para dor de dente

Ibuprofeno, paracetamol ou dipirona para dor de dente

Estes tipos de remédios são usados para tratar diversos tipos de dores no corpo, inclusive para aliviar dor de dente ou até mesmo parar completamente. E podem ser adquiridos em qualquer farmácia sem a necessidade de receita médica.

Caso você tome um ou outro desses remédios e a dor de dente não diminuir ou parar, é seguro que os adultos tomem os dois, alternando-os. Entretanto, faça isso como uma media para aliviar a dor temporariamente até ser possível ir ao dentista.

Se o seu filho estiver sofrendo com dor de dente, você pode dar a dose apropriada de paracetamol, ibuprofeno ou dipirona em crianças como remédios caseiros para dor de dente. Você também pode levá-lo ao dentista o quanto antes.

Aspirina

Aspirina é outro medicamento que pode ajudá-lo a tratar a dor de dente. Eles são muito utilizados no tratamento de dor, febre e inflamação. Neste caso, o uso é indicado apenas para adultos maiores de 18 anos, e você não deve tomar se a sua boca estiver sangrando, pois esse medicamento dilui o sangue e impede a coagulação.

Aleve

Aleve não é indicado como um medicamento anti-inflamatório, mas é promovido por alguns dentistas especificamente para alívio da dor de dente em casa. Dizem que Aleve pode aliviar por muito tempo uma variedade de dores no corpo.

Remédio caseiro para dor de dente inflamado

Remédios como paracetamol ou dipirona podem não ser a melhor escolha para alguns casos de dores de dente, como por exemplo, eliminar a dor causada por um dente quebrado – em particular se o a polpa do dente estiver exposto. Sendo assim, a dor de um dente inflamado pode ser muito forte para esses remédios comuns.

Uma dica para dar mais poder a estes analgésicos é combiná-los com outras pomadas e remédios naturais para aliviar dor de dente que você verá logo abaixo.

Caso tomar os remédios não ajudem a diminuir a dor de dente, ou seja necessário você tomar por muito dias, é um sinal de que você deve procurar um dentista de emergência o mais próximo. Um dentista 24 horas de emergência e urgência pode administrar um remédio mais forte do que você pode adquirir sem receita, tal como antibióticos, se você tiver uma infecção ou inflamação no dente.

Pomadas para dor de dente

Os géis e pomadas para dor de dente foram desenvolvidos principalmente pra tratar dor de dente e outras dores que podem surgir na boca. Abaixo você vai conferir as melhores pomadas para dor de dente.

Xylocaína

A xylocaína é uma pomada tópica usada para tratar a dor durante diversos procedimentos. Na odontologia é usada como remédio caseiro para aliviar a dor de dente, e também como anestesia para procedimentos cirúrgicos uma vez que causa perda temporária de sensibilidade na área aplicada.

Lindocaína

Lindocaína é o principal ativo da Xylocaína, é vendido nas farmácias como genérico, sendo muito indicada por dentistas para aliviar a dor durante procedimentos e tratamentos. No entanto, não é indicada para ser aplicada diretamente em áreas com ferimentos abertos.

Gingilone

Gingilone é uma pomada para dor de dente indicada para ser usada na fase aguda das infecções bucais causadas por bactérias e microrganismos sensíveis à neomicina, tais como: estomatites, aftas, lesões da mucosa bucal, lingual e gengival, hemorragia gengival.

Benzocaína

A benzocaína é uma pomada que pode ser usada para aliviar a dor de forma rápida e eficaz, que pode ser aplicada diretamente na pele ou mucosa oral. Também é muito usada como anestésico para procedimentos como tomada de impressões, radiografias, posicionamento de próteses e remoção de tártaro dental, entre outros.

Malvatricin

Malvatricin é uma pomada muito usada para tratar dor de garganta, afecções na boca, aftas e para medidas de prevenção de cáries. É mais eficaz como antisséptico bucal.

Nenê Dent

No caso dos bebês e crianças a pomada de dor dente mais indicada é o Nenê Dent. Ela alivia a dor e a coceira decorrente da primeira dentição do bebê. E também tem propriedades anti-inflamatórias.

Remédios caseiros para dor de dente

É importante salientar que esses remédios caseiros para dor de dente abaixo não eliminam a dor de uma vez por todas. Eles são usados apenas para aliviar o problema até o momento do tratamento correto. Confira:

Água morna e sal

É fim de semana e o seu dentista não está trabalhando, o que fazer se você sentir dor de dente? Use água morna e sal de cozinha até que você possa ir ao consultório. É um remédio caseiro comumente indicado em casos de gengivite ou periodontite. A mistura ideal para a solução é: 1/2 colher de chá de sal para cerca de 220 ml de água morna. Não beba! Coloque na boca, enxágue e cuspa na pia.

Para uma limpeza mais profunda, escove os dentes antes e depois de enxaguar, passe fio dental devagar ao redor do dente dolorido. Dessa forma, você conseguirá remover o máximo de resíduos possível.

Compressa fria (com bolsa de gelo)

Caso o seu rosto esteja inchado, você pode usar uma bolsa de gelo na região. A compressa fria pode ajudar a aliviar a dor e diminuir o inchado. O inchaço do seu rosto também pode significar que você tem um abscesso dentário, (que é o acumulo de pus na raiz do dente). Caso não seja tratado pode causar uma infecção grave na mandíbula e também em outros dentes ao redor. Os sinais incluem febre e gengivas irritadas e vermelhas.

Remédios em gel e líquidos

Você pode optar por remédios géis e líquidos para diminuir a dor de dente. Esses remédios contém benzocaína (substância que entorpece região por um tempo) e podem ser aplicadas diretamente no dente.

Gelo

O gelo também pode ser usado para diminuir a dor de dente. Coloque pedras de gelo em um pano e pressione sobre a região dolorida durante cerca de 20 minutos. A temperatura fria do gelo contrai os vasos sanguíneos locais aliviando a inflamação. Você também pode chupar o gelo, no entanto essa alternativa não é muito indicada para quem tem sensibilidade às temperaturas mais baixas.

Outra alternativa é pegar uma pedra de gelo, no mesmo lado do corpo do seu dente dolorido. Segure-a com o polegar e o indicador e esfregue por alguns minutos, até que a área fica entorpecida. Isso realmente funciona? Pesquisadores acreditam que o gelo interrompe os sinais de dor no cérebro.

Óleo de cravo da Índia

O óleo de cravo da Índia é um remédio natural que tem propriedades analgésicas e antimicrobianas que entorpece a dor. Aplique diretamente sobre o dente ou molhe uma bola de algodão e passe nos dentes e também na gengiva. O óleo de cravo pode ser eficiente como a benzocaína.

Alho

O alho é um ingrediente rico em alicina, uma substância poderosa que pode curar doenças de forma natural. Isso realmente funciona contra a dor? Não é algo totalmente certo. Mas você pode tentar morder e mastigar um pedaço de alho ou triturá-lo e colocar no dente.

Plantas para dor de dente

Existem algumas plantas medicinais que podem servir como remédios caseiros para dor de dente, são elas:

• Hortelã
  • Eucalipto
  • Erva-Cidreira

Essas plantas crescem em qualquer lugar do mundo, e o óleo presente nelas é um ingrediente que pode ser utilizado para aliviar a dor.

Vinagre com sal

O vinagre possuí propriedades antimicrobianas e pode aumentar seu poder de efeito quanto fundido com sal. Muito usado como remédio para tratar gengivite.

Pimenta caiena e gengibre

A pimenta caiena possuí efeitos analgésico e juntamente com o gengibre pode se criar uma pasta analgésica para aliviar as dores de dente. Para isso, basta pegar 1 pitada de pimenta caiena e 1 pitada de gengibre em pó em um pequeno recipiente. Adicione água lentamente, até formas uma massa pastosa. Aplique no dente dolorido e na gengiva com uma bola de algodão pequena. Deixe por alguns minutos. Depois enxague a boca com água limpa.

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta medicinal que pode ser usada para diminuir as dores, inclusive a de dente. Um bochecho com chá de erva-cidreira pode ajudá-lo a eliminar a dor de dente e diminuir a inflamação na gengiva. É importa que na hora do bochecho o chá esteja quente/morno.

Vale lembrar que os remédios caseiros para dor de dente citados neste texto ajudam a aliviar a dor de dente por algumas horas ou até tratamento correto. Se você estiver com dor de dente é imprescindível que você fale com o seu dentista.

O que fazer para a dor de dente desaparecer para sempre?

Esperamos que os remédios caseiros para dor de dente citamos acima ajudem você a eliminar a dor de dente de forma rápida em casa. Se você acabou de passar por um procedimento ou tratamento odontológico ou se sua dor de dente é por conta de um resfriado, fique tranquilo, em alguns dias tudo passará.

Mas, se você não faz ideia de o por que os seus dentes e gengivas estão doendo (ou você sabe o motivo e não quer enfrentar isso), é importante que você procure um dentista o mais rápido possível. A dor de dente é um sinal para diversos problemas bucais, os mais comuns são:

Em todos esses casos, não cuidar e ignorar o problema poderá acarretar em problemas maiores ao longo do tempo. Ainda que você consiga diminuir ou eliminar a dor de dente com remédios caseiros, isso não significa que a verdadeira causa da dor tenha sido resolvida e que ela poderá aparecer no futuro. A cárie dentária, por exemplo, quando não tratada corretamente pode destruir o nervo do dente até que você não causa mais dor. No entanto, a cárie irá continuar se espalhando pela sua boca e pode causar um abscesso (o que lhe causará muito mais dor no dente).

Além do mais, a dor quando é causada pelo nervo do dente, não há remédios caseiros, pomadas e óleos ou chás que possam ajudá-lo. As coisas citadas neste texto podem ajudá-lo como remédios temporários para dor dos nervos dos dentes, mas é muito provável que você precise marcar um consulta com um dentista para fazer um tratamento de canal.

O melhor a se fazer neste caso é ir em busca de um dentista o mais rápido possível e evitar que danos maiores possam ocorrer em seu dente, como a extração dentária. É indicado que você procure um dentista no caso de sua dor de dente durar mais de dois dias, ou você tenha febre e inchaço.

Última atualização em 29/06/2020 por Equipe +Odonto