Dente Inflamado (Pulpite): Causas, sintomas e remédios para dor de dente

“Um dente inflamado pode causar muita dor e desconforto para uma pessoa e quando não tratada corretamente pode se agravar e causar a perda do dente. Conheça as principais causas, sintomas e remédios que ajudam a aliviar a dor de dente enquanto você não pode ir ao dentista para obter um diagnóstico.”

O dente inflamado, ou pulpite, é uma inflamação da polpa dentária, ou seja, a parte mais interna no dente. É lá onde se localizam os vasos sanguíneos e os nervos responsáveis pela vitalidade do dente, por conta disso este tipo de inflamação causa dor ao paciente.

Dente inflamado

A dor pode ser bastante intensa, sendo mais frequente na presença de estímulos como mastigação de alimentos ou bebidas sejam tanto frios como quentes. Quando a polpa já se encontra muito comprometida é impossível que não seja degenerada, a dor persistirá mesmo após a eliminação do estímulo. Neste caso o incômodo pode persistir espontaneamente.

As pulpites ocorrem quando há uma agressão ao dente, levando a um aumento de volume da polpa, ou seja, a vasodilatação. Em consequência do aumento de fluxo sanguíneo, também chamado de hiperemia ou congestão pulpar, que tem como objetivo fazer chegar à polpa dentária um maior número de células de defesa e anticorpos, no sentido de combater essa mesma agressão.

É essa vasodilatação, provocada pelo maior aporte sanguíneo, que provoca uma compressão da polpa contra as paredes internas dos dentes. Dessa forma, originando o estado de pulpite, e consequentemente a dor forte que invariavelmente se verifica durante o estado dessa pulpite hiperreativa.

Para saber a causa e o tratamento ideal para dente inflamado e eliminar a dor de dente é preciso visitar o dentista. Ele vai fazer diversos exames para entender o quadro do paciente e determinar como deve prosseguir. Um dos exames que podem ser feitos é a avaliação da vitalidade da polpa, com um estimulador térmico ou elétrico.

Dessa forma pode confiar se a polpa se encontra viva quando o paciente sente a pequena descarga elétrica ou a diferença de temperatura que lhe foi aplicada no dente. A sensibilidade à percussão de um dente indica geralmente que a inflamação se espalhou para os tecidos e ossos adjacentes. Quando isso acontece deve ser ponderada a realização de endodontia, ou seja, uma desvitalização do dente. Entenda melhor a seguir as causas de um dente inflamado, o diagnóstico e o tratamento.

Quais os sintomas de dente inflamado?

Geralmente, os sintomas de dente inflamado (pulpite) envolvem em torno de uma dor no dente que pode causar muito incômodo, pois é bastante intensa. Ela pode aumentar de frequência e intensidade, e migrar para outras partes do corpo. Em grande parte dos casos ela aumenta durante a noite. O paciente pode ainda ter a sensação de “inchaço” ou o “dente inchado” devido à maior pressão. Isso pode até mesmo provocar um rosto inchado, nos casos mais avançados de dente inflamado.

Existem diversas variações da doença como: pulpite supurativa ou pulpite purulenta ou com pus, pulpite seca, pulpite serosa ou ainda pulpite ulcerativa, também conhecida como pulpite gangrenosa, entre outras. No entanto, todas elas pertencem ao mesmo processo patológico, ou seja, são indicadores do estado evolutivo da pulpite e não propriamente doenças distintas da polpa.

Quais as causas de inflamação no dente?

De entre as causas mais frequentes está a cárie dentária. Isso acontece porque com a cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado em consequência da atuação de determinadas bactérias presentes na boca.

A doença é infecciosa e contagiosa e pode afetar os dentes após a sua erupção na cavidade oral, sendo um dos problemas bucais mais comuns no mundo todo. A cárie pode ocorrer tanto em crianças, em qualquer dente de leite ou dente queiro ou em dentes definitivos, até em idosos, não sendo assim uma doença específica de determinada idade.

A cárie dentária é caracterizada por duas fases distintas, sendo a primeira a cárie inicial quando ainda é superficial, ou seja, confinada ao esmalte. Depois quando passa a ser cárie avançada se torna mais profunda, atingindo já a dentina e/ou a polpa dentária, podendo até originar fraturas dentárias. No caso de a cárie afetar a polpa dentária, atingindo assim os vasos sanguíneos e nervos, deve ocasionar infecção no dente.

A doença pode ainda ser desenvolvida por causas eventuais, como traumatismos, por exemplo, quedas e pancadas, sendo chamada assim de pulpite traumática. Raramente, situações específicas de trauma crônico podem também causar pulpite, ou inflamação no dente, como é o caso do bruxismo e a mastigação incorreta ou desequilibrada, chamada de maloclusão. Alterações bruscas de temperatura, radiação ou quimioterapia, galvanismo e ainda as agressões com determinados químicos, também contribuem para o surgimento da doença.

Estágios do dente inflamado

estágios da cárie no dente

Diagnóstico e tratamento para dente inflamado

O diagnóstico de pulpite é clínico e deve ser efetuado pelo médico dentista. Ele deve fazer exames para determinar se a polpa se encontra ainda bastante saudável para poder ser salva.

Um dos testes passíveis de ser realizado é com a aplicação de um estímulo frio no dente inflamado. Caso a dor resultante do estímulo pare imediatamente ou alguns poucos segundos depois da retirada do estímulo gelado, isso quer dizer, em grande parte dos casos, que a polpa pode ser considerada saudável. Sendo assim, será feita sua manutenção e remoção da parte lesionada do dente, sendo feito em seguida assim a restauração.

Outra forma de diagnóstico são as radiografias panorâmicas. Através delas o dentista pode se certificar da existência e extensão das cáries e tentar perceber se a inflamação causou a perda de tecido ósseo em volta da raiz do dente.

Somente um dentista pode indicar o que fazer após a infecção ser identificada, os tratamentos dependem da profundidade e extensão da lesão e podem variar entre um canal dentário e até a extração do dente.

Cuidados básicos para evitar inflamação no dente

• Faça uso apenas de analgésicos indicados pelo dentista;
  • Aplique gelo, com a ajuda de uma compressa, na bochecha do lado inflamado durante 20 minutos;
  • Você pode fazer bochechos com água morna e sal para garantir que nenhum alimento ficou na região. Tome cuidado ao fazer o bochecho para não machucar mais o lugar inflamado.
  • Mantenha uma boa higiene bucal. Escove os dentes por pelo menos 2 minutos com um creme dental com flúor, use fio dental corretamente e, por fim, faça bochechos com enxaguante bucal anti-séptico.

Remédios caseiros para dente inflamado

Nem sempre podermos ir ao dentista de imediato, principalmente se você sentir dor aos fins de semana ou feriados (quando normalmente os dentistas não trabalham). Então o que fazer? Neste caso, você pode fazer o uso de medicamentos e remédios caseiros que podem ajudar a diminuir a dor de dente até que você consiga visitar o dentista.

Mas lembre-se: ir ao dentista é essencial para diagnosticar o verdadeiro motivo da dor de dente e decidir qual será o melhor tratamento para o seu caso.

Remédios para dor de dente

Para ajudar na cura da dor de dente causada por uma inflamação você pode usar medicamentos como:

Remédios caseiros para dor de dente

Dentre os remédios caseiros e naturais você pode usar:

• Água morna e sal
  • Compressa com gelo
  • Alho
  • Vinagre com Sal
  • Pimenta caiena e gengibre
  • Chá para dor de dente (chá de erva cidreira, chá de hortelã)
  • Plantas medicinais

Pomadas para dor de dente

Algumas pomadas que você pode usar caso esteja sentindo dor de dente por conta de um dente inflamado:

• Xylocaína
  • Lindocaina
  • Gingilone
  • Benzocaína
  • Nenê Dente (para bebês e crianças)

Pode ser interessante que você acesse o nosso guia de remédios caseiros para dor de dente para saber exatamente como usar cada tipo de medicamento e como preparar os chá e soluções.

Última atualização em 24/06/2020 por Equipe +Odonto