CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O que é Bruxismo? Quais são os sintomas?

“Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Bruxismo. Se está com dúvidas e busca mais mais informação sobre essa condição, continue a leitura do texto. Explicaremos o que é, principais sintomas, como funciona o tratamento e como evitá-lo.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento da sua arcada dentária. Nos casos mais graves, pode inclusive acarretar em problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula, os chamados (ATM).

O que é Bruxismo

A disfunção está frequentemente ligada a fatores genéticos, assim como à situações de estresse, tensão, ansiedade, etc. Além dos fatores de saúde mental, ela pode estar associada a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo.

Como pode ver os motivos são variados. Ainda assim, o bruxismo atinge 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. A incidência, no entanto, tende a diminuir com o passar dos anos. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe um nome diferente, e passa então a ser chamado de briquismo.

Sintomas do bruxismo

Os principais sintomas do bruxismo são o desgaste e amolecimento dos dentes, além de dor de cabeça. Isso acontece porque a compressão exagerada dos dentes, ou seja, o movimento de tensão criado entre eles, pode levar à isquemia dos vasos que entram no ápice da raiz. Em seguida, ocorre à necrose dos vasos, dos nervos e da polpa dentária.

Outros sintomas comuns são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face. Isso ocorre por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca, e das alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar com o tempo.

Na maioria dos casos, a pessoa só sabe que é portadora de bruxismo, se alguém conta o que presenciou enquanto ela dormia. Ou ainda quando procura assistência médica ou odontológica, porque os sintomas já se instalaram e estão interferindo na sua qualidade de vida.

Para identificar o problema é preciso contar com uma avaliação clínica. Além disso, existe a polissonografia esse é um exame importante para identificar o grau do distúrbio e orientar o tratamento. Apenas um profissional de saúde é capaz de indicar com precisão o tratamento adequado.

Bruxismo e briquismo

Quando se fala do bruxismo diurno, a maioria das pessoas pensa que o normal é ter os dentes em contato durante a maior parte do dia, mas não é. A posição mais confortável entre o maxilar com a mandibular é a que os dentes da parte de cima e de baixo ficam levemente separados.

Já quando se trata de bruxismo noturno, uma maneira de amenizar o problema é procurar ter ao máximo um sono de qualidade. Você deve realizar uma espécie de “higiene do sono”, que consiste em respeitar a hora certa para dormir e acordar, além de buscar uma noite em que a sensação ao acordar seja de descanso físico e mental.

Tratamento para o bruxismo

Assim que começar a perceber os sintomas é preciso procurar um dentista especialista no assunto. Ele é quem deve analisar os sinais e assim investigar junto ao paciente de que forma e com que intensidade o problema tem se manifestado.

Não existe, ainda, um tratamento eficaz para curar o bruxismo. Medicamentos ansiolíticos funcionam como forma de controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados ao problema. No entanto, não está suficientemente claro se esses fatores são realmente os causadores dessa condição.

Os dos recursos mais indicados para o tratamento são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico. Elas são moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. As placas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

No entanto, por se tratar de um problema ligado a fatores emocionais, além de procurar ajuda na parte física, é importante aliar os cuidados com o seu emocional. Existem diversos tratamentos que podem ser indicados, mas variam de acordo com o tipo e intensidade do problema. O tratamento geralmente é feito por uma equipe multidisciplinar que envolve dentista, fonoaudiólogo e psicólogo.

Recomendações para evitar os sintomas

  • Consulte o dentista com regularidade, o ideal é que vá ao profissional de saúde bucal pelo menos uma vez ao ano;
  • Evite apertar os dentes quando estiver em alguma situação de stress, como ao se concentrar quando estiver pensando em um problema, por exemplo;
  • Evite mascar chicletes ou morder sistematicamente objetos duros, como pontas de canetas, por exemplo;
  • Pratique exercícios físicos. A prática regular de atividade física contribui para controlar o estresse e as crises de ansiedade que podem favorecer o apertar dos dentes;
  • Se já estiver em tratamento, não se esqueça de colocar a placa interoclusal antes de dormir. E caso o problema se manifestar também durante o dia, use sempre que possível.

Última atualização em 07/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.