“Seu dentista te informou que você vai precisar fazer tratamento de canal? Então você precisa entender como esse tratamento é feito e todos os detalhes sobre o que é canal. Se você tem curiosidade sobre o tratamento de canal no dente, continue lendo. Iremos esclarecer todas as suas dúvidas potenciais!”
O tratamento de canal é feito com o objetivo de retirar a polpa do dente quando a mesma está danificada. Esse tratamento é indicado quando a polpa do dente está morta ou infeccionada, quando ocorre uma cárie profunda. Em casos de fraturas ou traumas no dente, também é possível realizar um canal para manter a funcionalidade do dente.
Visando que a partir do tratamento o dente possa ser mantido sem oferecer riscos à saúde. Assim, o dente manterá sua função na mastigação e também a função estética. O canal permite a manutenção do dente. Evitando que seja necessário fazer a extração do dente e o espaço fique em aberto.
Além disso, o tratamento de canal pode ser feito com resina, visando o preenchimento do dente com material que não destoa tanto da cor natural do dente.
A seguir você vai ver os tópicos:
Tratamento de canal dói?
Muitas pessoas evitam a ida ao dentista por medo de sentir dor. Se esse é o seu caso, saiba que está cometendo um grande equívoco. O ideal na verdade é que quando o dente começa a apresentar alguma alteração, você procure imediatamente seu dentista.
Aguardar a dor piorar ou esperar para ver o que pode acontecer não é uma alternativa inteligente. Tendo em vista que no caso de cárie dentária isso só vai comprometer mais o seu dente. E é justamente essa demora que faz com que o processo cause dor.
Quando a gengiva ao redor do dente está inflamada ou o dente já está profundamente comprometido. No entanto, o procedimento do canal em si não irá doer. Porque ele é feito sob anestesia local. Portanto, o paciente não sente absolutamente nada no dente.
Quais cuidados após o procedimento?
Diferente de cirurgias mais invasivas como a remoção do siso, o tratamento de canal precisa de cuidados mais simples. Por isso, logo após o procedimento o paciente pode manter sua rotina normal. Até mesmo os exercícios físicos podem ser feitos.
O ideal é sempre conversar com seu dentista para analisar quais são as recomendações no seu caso. E a partir disso, seguir todas as orientações necessárias para evitar complicações. Na hora de comer, é sempre importante ter mais cuidado. Há risco de morder a própria bochecha por causa da anestesia.
Além disso, é importante não mastigar usando o dente que acabou de ser tratado. O dente poderá apresentar sensibilidade logo após o tratamento. Nesse caso, seu dentista deverá ter deixado algum analgésico prescrito. De modo que você possa medicar e eliminar o desconforto.
Como o tratamento de canal no dente é feito?
O dentista irá anestesiar a região em que o procedimento é feito para que o paciente não sinta nada. Em seguida, ele irá abrir o dente, extrair a polpa danificada. O dente então será preenchido com um material a ser escolhido pelo dentista em conjunto com o paciente.
Em seguida, o dente é fechado e sua função na boca estará completamente restaurada. De modo que o paciente possa ter qualidade de vida e usufruir de uma boca livre de dores.
Canal em dente de leite?
Atualmente a odontopediatria é capaz de identificar a necessidade de canal até mesmo em dentes de leite. Nesse caso, o tratamento de canal é feito com o objetivo de tratar a alteração na cavidade do dente para que o dente permanente possa nascer livre de problemas.
Acontece que uma infecção na polpa do dente de leite, além de causar problemas para esse dente pode ocasionar a perda do dente definitivo. Justamente por isso, o ideal é que o dentista faça o canal no dente de leite. De modo que possa eliminar o problema e garantir uma boca mais saudável.
Evitando que esse comprometimento no dente de leite ocasione uma alteração prejudicial para a saúde infantil. Uma vez que a infecção pode se espalhar pela corrente sanguínea. Além do fato de que essa infecção coloca em risco a saúde do dente definitivo.
Quanto custa um tratamento de canal no dente?
Quando se trata de tratamentos e procedimentos odontológicos, já nos vem a cabeça: “Será que esse procedimento é caro? Quanto vou gastar no meu dente?”. No caso do tratamento de canal no dente, cada dente tem um valor, de acordo com os profissionais da área, a média varia entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para dentes posteriores.
Você deve encarar o canal como um investimento em sua saúde bucal, afinal deixar o dente infeccionado em sua boca pode prejudicar sua saúde como um todo. Converse com seu dentista e prepare um orçamento que caiba no seu bolso.
Tratamento de canal é coberto em planos odontológicos?
Escolher um plano odontológico é uma tarefa muito difícil, afinal nunca sabemos quando será necessário utilizar tal procedimento. Por isso, é importante escolher um plano que abrange diversas áreas da odontologia. Atualmente, os planos dentários mais comuns cobrem uma série de tratamentos e procedimentos dentários. Incluindo o canal dentário. Que é um procedimento obrigatório no rol da ANS.
Última atualização em 24/06/2020 por Equipe +Odonto