CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Extração de Dente: Quais cuidados tomar após extração?

“Vai realizar a extração de dente? Está com dúvidas sobre o procedimento e o pós-cirúrgico? Está no lugar certo! Neste post você vai poder entender como funciona e quais são os cuidados que deve tomar após remover um dente.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nossos dentes são usados para diversas atividades durante o dia e são fundamentais para manter a estrutura da boca e do maxilar, é por esse motivo que os dentistas buscam restaurar, salvar e reparar os dentes quando há algum problema. Entretanto, às vezes a extração de dente é algo inevitável.

Extração de dente

A maioria das pessoas tem receio de passar por esse tipo de procedimento, no entanto os dentista usam técnicas de odontologia que garantem que você fique confortável antes, durante e depois do término da cirurgia de extração. Se você ainda está com dúvidas sobre as etapas pós-extração dentária, abaixo vamos lista algumas dicas úteis para que você possa ter uma recuperação sem problemas. Confira!

Porque é necessário extrair um dente?

Existem diversas razões para que o dentista sugira a remoção do dente, mas normalmente estão relacionados à cáries dentárias, doenças, traumas ou posicionamento errado do dente (o que pode acabar afetando toda a boca). E quando você precisa tirar o dente, o procedimento é chamado de extração.

A extração dentária é um processo delicado e o pós-tratamento deve ser seguido à risca, para promover a cura e evitar riscos e complicações maiores durante o período de recuperação.

Siga todas as instruções dadas pelo seu dentista. Para garantir que a sua recuperação pós remoção de dente não tenha complicações maiores e você não precise voltar ao consultório.

O que acontece após a extração de dente? Quais cuidados tomar?

Sangramento

É evidente que a sua boca irá sangrar após a extração e para estancar o sangue seu dentista irá colocar um pedaço de gaze no local, que deve ser mantido por cerca de 30 a 45 minutos, ou até o sangue coagular.  Evite mexer no gaze nesse tempo para que não haja problemas.

Quando o tempo acabar e você for remover “o curativo” pode acontecer algum sangramento ou vazamento. Se isto acontecer, você pode:

  • Pegue um pedaço de gaze limpo e dobre, de maneira que você consiga morder facilmente. Mergulhe o pedaço em água limpa e morna e coloque diretamente no local da remoção.
  • Faça pressão mordendo firmemente o gaze. Mantenha pressionado por cerca de 30 minutos. Caso a gaze fique extremamente encharcada de sangue, remova e substitua por outra limpa.
  • Não aspire a área ou passe a língua.
  • Até que o coágulo se forme, é possível que uma pequena quantidade de sangue vaze.

Se o sangramento não parar no primeiro dia, ligue para o seu dentista ou vá até o consultório.

Como limpar a boca após a remoção do dente

Durante as primeiras 24 horas você não deve escovar os dentes mais próximos ao dente removido. Você ainda pode escovar  e passar fio dental nos demais dentes, somente tome cuidado para não bater a escova no local e causar algum dano. Você também pode escovar a língua normalmente. Para ajudá-lo a minimizar o mau hálito e tirar o gosto ruim que fica após o procedimento de remoção.

Após o primeiro dia de cirurgia, você já pode começar a limpar os dentes mais próximos da cavidade que está se curando, ainda com cuidado. Use água morna e sal para enxaguar a boca após suas refeições diárias para evitar acumulo de resíduo na área retirada. Para fazer a lavagem com água salgada: misture meia colher de chá de sal em 1 xícara de água morna.

Leia: Como escovar os dentes corretamente após a extração do dente

Posso tomar remédios para minimizar a dor da extração?

Provavelmente o seu dentista irá indicar um remédio ou analgésico para ajudar a conter a dor e a inflação ou para prevenir infecções, use apenas a quantidade indicada. Se o medicamento indicado parece não fazer efeito contra dor, não tome mais comprimidos ou quantidade a mais — entre em contato com o seu dentista para obter mais informações.

Inchaço e dor são normais após a extração de dente

Após a extração de dente é normal você sentir um desconforto na área e seu rosto ficar inchado. Para ajudar a minimizar esses efeitos você pode usar uma compressa com fria no rosto, use bolsas de gelo ou um pano úmido e gelado. Seu dentista pode dizer com mais precisão de quanto em quanto e com que frequência você deve aplicar a compressa sob o rosto.

Entre em contato com o seu dentista se tiver algum destes problemas

  • febre, náusea ou vômito
  • dor contínua ou intensa, inchaço ou sangramento
  • dor que piora com o tempo, em vez de melhorar

Se você não conseguir entrar em contato com o dentista, vá ao pronto-socorro do seu plano odontológico.

Como extrair um dente

O que comer e beber depois de extrair um dente?

Nas primeiras 24 horas você deve beber muita água e comer alimentos macios e nutritivos. Evite tomar líquidos quentes e bebidas alcoólicas. Não utilize canudo, pois você pode acabar ferindo o coágulo e desencadeando um sangramento em sua boca. Repouse o máximo possível.

Nos próximos dias, você pode começar a comer alimentos sólidos, desde que você consiga mastigar sem se sentir incomodado. Comece mastigando os alimentos do lado oposto ao da extração até que se sinta seguro para mastigar dos dois lados da boca.

Outras coisas importantes que você deve saber

  • Evite bebidas alcoólicas até que o ferimento esteja totalmente cicatrizado e curado.
  • Não use enxaguante bucal com álcool por 24 horas.
  • Não faça atividades físicas, como exercícios, corridas ou levantamento de peso por pelo menos 24 horas após a extração do dente. Isso irá reduzir as chances de sangramento e pode acelerar a formação do coágulo sanguíneo.

Evite irritar o coágulo sanguíneo que irá se formar em sua boca

O coágulo sanguíneo que se forma na cavidade dentária após a extração de dente é uma parte fundamental do processo de cura e cicatrização. Não faça nada que possa irritar ou perturbar o coágulo de alguma forma. Se por algum motivo o coágulo sofrer alguma lesão e se deteriorar, você poderá ter uma cavidade seca. Soquetes secos podem ser extremamente dolorosos. Uma das maneiras de evitar que você tenha um soquete seco, é ter cuidado para não ferir o coágulo.

Nas primeiras 24 horas, não aspire, cuspa, ingerir ou qualquer outra ação que crie sucção na boca e exerça pressão sobre o coágulo sanguíneo. Isso significa:

  • Não beba com canudo
  • Não fume (fumar também pode impedir que suas gengivas se recuperem adequadamente)
  • Não chupe doces, picolés, pirulitos, etc.
  • Não engula sopas ou outros líquidos
  • Não lave a boca com muita força

Fiz a cirurgia de extração de dente, e agora?

Agora, o aconselhável é que você encontre uma maneira de preencher o “espaço que ficará vazio” em sua boca.  Dentistas profissionais afirmam que, quando há falta de um ou dois dentes na boca, ocorre desbalanceamento da arcada dentária, o que é um sério problema.

Você já passou pela experiente de ter um dente que te faz sofrer, e agora que você removeu, temos certeza que você não quer enfrentar outro problema não é mesmo? Por isso, após extrair um dente, é recomendado que você recorra a um procedimento para substituir o dente removido, como uma prótese ou um implante dentário.

É fato que esses procedimentos são caros, mas é neste momento que um plano odontológico pode ser a melhor saída.  Uma vez que as coberturas dos planos podem ajudá-lo a cuidar da saúde bucal sem se preocupar em pagar um absurdo pelos procedimentos. Os custos de um plano odontológico variam muito, no entanto ainda podem ser o melhor custo benefício para o seu bolso.

Última atualização em 07/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.