Limpeza profunda do dente – Cuidados após o procedimento

O que fazer depois de uma limpeza dental profunda? Quais os maiores cuidados após realizar uma limpeza dentária para que todo o procedimento corre bem. Apesar da limpeza odontológica não ser invasiva e nem precisar de anestésico para ser concluída, as vezes é necessário tomar alguns cuidados extras devidos as efeitos causados na gengiva.

Para relembrar, uma limpeza dentária profunda é um procedimento não cirúrgico realizada especialmente em pessoas com sinais precoces de doença gengival, como vermelhidão excessiva, gengivas inflamadas, sensibilidade dentária excessiva, inchaço, sangramento nas gengivas, retração gengival, etc.

A doença da gengiva é classificada como gengivite ou periodontite e normalmente é preciso aplicar a terapia gengival, também conhecida como limpeza dental profunda.

* Vale ressaltar que o procedimento de limpeza profunda dos dentes só é adequado para pacientes com sinais precoces de doença gengival e não periodontite avançada.

Limpeza dental profunda – dúvidas

Quando os pacientes são informados de que precisam de uma limpeza dental profunda, eles costumam ter várias dúvidas.

Algumas dessas perguntas mais comuns incluem:

• O que é preciso saber sobre a limpeza profunda dos dentes?
  • O que não pode fazer depois de uma limpeza profunda dos dentes?
  • Em quanto tempo pode escovar os dentes após o procedimento de limpeza?
  • As gengivas irão cicatrizar após uma limpeza profunda?
  • Com que frequência deve ser feita a limpeza de dentes profunda?

Nesse artigo você vai encontrar as respostas a todas as perguntas acima e forneceremos mais informações adicionais sobre os cuidados posteriores de limpeza dentária profunda no consultório com dentista.

Vale mencionar que ao observar que você tem qualquer anomalia na gengiva além de cárie e tártaro, optar pela limpeza dentária profunda dos dentes é uma das melhores soluções para se livrar de uma possível gengivite. A gengivite é uma condição crônica que piora com o tempo.

Nos estágios iniciais, a doença gengival pode ser revertida com um processo simples de limpeza profunda dentária não cirúrgica. No entanto, se não houver uma ação prontamente, a doença na gengiva pode levar à periodontite, necessitando de tratamentos cirúrgicos mais complexos e caros.

O que fazer após realizar uma limpeza profunda dental?

Boca dormente após a limpeza dos dentes – o que fazer?

Você deve evitar comer qualquer coisa até que a dormência da anestesia desapareça. Esse conselho não serve para todos, uma vez que nem todos os paciente precisam usar anestésicos para realizar uma limpeza dentária.

O perigo de comer enquanto a boca ainda está dormente é simplesmente porque aumenta o risco de ferir algumas regiões da boca, como morder a língua, os lábios ou até as bochechas internas, além disso, também pode interromper o processo natural de cicatrização.

Para a maioria dos pacientes a dica é, se alimente moderadamente antes do inicio do procedimento odontológico, porque é óbvio que o desejo de comer pode aumentar a vontade de beliscar e mastigar algo logo após a limpeza dental profunda.

O que não comer depois da limpeza dental no dentista

Após a limpeza dentária o mais provável é que suas gengivas e dentes fiquem extremamente sensíveis por algumas horas, por isso você deve evitar certos alimentos que podem atrapalhar que a cicatrização ocorra naturalmente.

Você deve evitar alimentos ácidos (laranjas, limão e tomates), alimentos duros ou que desaviem seus dentes como bifes, alimentos afiados ou crocantes como batatas fritas e/ou alimentos com pequenos pedaços que podem ficar alojados em suas gengivas como pipoca.

Use analgésicos para controlar a dor e o desconforto

É muito provável após fazer uma limpeza profunda dental o paciente sinta alguma dor e desconforto mediano.

No entanto, para resolver isso, basta usar alguns analgésicos vendido livremente na farmácia do tipo (ibuprofeno, Advil, Tylenol), certamente irá reduzir o desconforto.

Não se esqueça de seguir as instruções da bula – tome somente a quantidade apropriada.

O que fazer após realizar uma limpeza profunda dental

Tome antibióticos prescritos pelo dentista ou médico

Em alguns casos, seu dentista pode prescrever alguns antibióticos para prevenir infecções após a limpeza dental.

Se receitado pelo seu dentista, você deve tomar os antibióticos de acordo com as instruções e horários prescrito por ele.

Inchaço na gengiva após a limpeza dos dentes

É perfeitamente normal sentir algum inchaço e desconfortos por alguns dias ou até semanas, com o procedimento da limpeza profunda é bruta, suas gengivas poderão ficar sensíveis por um tempo.

Para minimizar o problema, coloque compressas de gelo nas bochechas para controlar o inchaço. No entanto, se o inchaço for excessivo, você deve entrar em contato com seu dentista para encontrar outras soluções.

Sangramento da gengiva após a limpeza dentária

Pode acontece nos próximos 2 dias após o tratamento, você pode notar um leve tom rosado na saliva devido a um pequeno sangramento.

Isso é perfeitamente normal dentro desse período, no entanto, você deve entrar em contato com o seu dentista se o sangramento persistir após 48 horas ou se você tiver sangramento excessivo.

Por que enxaguar a boca com água salgada? Após as primeiras 48 horas da limpeza dental, você será aconselhado a enxaguar a boca com água ou solução salgada pelo menos 4 a 6 horas por dia para garantir que sua boca permaneça limpa e livre de bactérias.

O que não fazer depois de uma limpeza profunda dos dentes?

• Não coma nada enquanto sua boca ainda estiver dormente.
  • Não coma alimentos afiados, crocantes, granulados ou desafiadores no primeiro dia.
  • Não beba bebidas quentes por cerca de 48 horas após o procedimento.
  • Não lave ou enxague a boca por cerca de 48 horas.

Pode escovar os dentes após uma limpeza dental em quanto tempo?

Você pode escovar os dentes no mesmo dia do processo de limpeza profunda, mas deve usar movimentos suaves. Use uma escova de dentes com cerdas macias para realizar a escovação dos dentes.

O fio dental pode ser usado normalmente no dia seguinte, mas seja cuidado. Você pode enxaguar a boca após cerca de 48 horas, esse tempo de espera dá ao tratamento tópico com flúor a chance de se unir ao esmalte do dente.

As gengivas cicatrizam após uma limpeza profunda dos dentes?

Sim, a limpeza profunda do dente garante a renovação da gengiva removendo as obstruções, bactérias, placa e tártaro das raízes dos dentes.Ao remover a infecção e o tártaro, o dentista suaviza as raízes, permitindo que as gengivas se curem ao redor dos dentes.

Suas gengivas vão cicatrizar em aproximadamente 5 dias.

Com que frequência deve ser feita a limpeza de dente?

A limpeza profunda dos dentes não é um procedimento de rotina como uma limpeza dental regular. Só é feito quando o dentista entende que o paciente está sofrendo de doença gengival precoce.

No entanto, a opção pela limpeza de rotina dos dentes uma vez a cada 4 ou 6 meses deve ajudar evitar a ocorrência de doenças nas gengivas e outras infecções orais.

Para saber mais informações sobre doenças gengivais e procedimentos de limpeza profunda dos dentes, o ideal é você comparecer a uma consulta odontológica em uma clínica ou dentista mais próximo de você, um dentista conveniado do seu plano dental ou no posto de saúde do seu bairro (dentista gratuito).

Marcar consultas odontológicas de rotina também permitem que o dentista monitore a saúde de cada parte da boca do paciente. Essas visitas também são uma oportunidade para o dentista reforçar os bons hábitos bucais e desencorajar os maus. Mais informações acesse o site da APCD e da ABO.

Última atualização em 26/07/2022 por Eduardo Guimarães, Revisado por Ana Carolina , Verificado por Equipe +Odonto