Gengiva Inflamada: Sintomas, causas e tratamento

“Notou sua gengiva muito vermelha, inchada ou dolorida? Então é muito provável que você esteja com a gengiva inflamada. Veja neste texto quais são os principais sintomas, causas e tratamento efetivo para o inflamação da gengiva.”

Inflamação das gengivas, ou gengivite, é um problema de saúde bucal bastante sério. A inflamação na gengiva é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e pode causar dores e inchaço na região. Quando não tratada corretamente pode se tornar uma doença periodontal. Isso quer dizer que, o indivíduo pode perder um ou mais dentes, além disso o problema está associado ao risco de ataque cardíaco e, ou ainda, um derrame.

gengiva inflamada

Em vista disso, é muito importante que você saiba reconhecer os principais sinais e entender as causas desse problema. Mais importante ainda: saber como prevenir gengiva inflamada para não sofrer com as consequências que vêm com este problema de higiene bucal.

Quais são os sintomas de gengiva inflamada?

Os principais sintomas de gengiva inflamada são a alteração na cor, textura e inchaço da gengiva. Gengivas saudáveis são rosadas e tem um tecido firme, enquanto gengivas inflamadas têm a coloração vermelha e uma textura lisa. Sua gengiva pode ficar tão inchada que pode cobrir parte dos seus dentes.

Gengivas inflamadas também ficam sensíveis e dolorosas. Você também pode notar que suas gengivas sangram com mais facilidade ao escovar os dentes, por exemplo, ou ao usar fio dental. Outros sintomas incluem também mau hálito e tecido gengival que não adere ao dente e que pode estar sofrendo retração.

O mais indicado para não contrair a doença é ir ao dentista frequentemente e ser instruído pelo profissional quanto manter bons hábitos de higiene bucal. No entanto, se já houver sinais de inflamação gengival juntamente com uma enorme quantidade de placa bacteriana nos dentes do paciente, o profissional deve avaliar e orientar o paciente com o melhor tratamento visando a cura.

Quais são as causas de gengiva inflamada?

São diversas as razões pelas quais pode haver inflamação na gengiva, dentre elas, podemos citar placa bacteriana, má higienização e abscesso dentário.

Placa bacteriana

A placa bacteriana é uma das principais razões para gengiva inflamada. Ela é uma película pegajosa com centenas de bactérias que se forma nos dentes e na linha da gengiva. Quando não removida corretamente, essas bactérias corroem os dentes, irrita a gengiva e, assim, causa a inflamação.

Má higienização da boca

A má higienização, ou falta de limpeza dos dentes, também é um grande causador de gengivas inflamadas. Uma vez que os dentes não são limpos corretamente (com escovação adequada e uso correto do fio dental) os restos de comida, com o tempo, causam deterioração e inflamação da área. Se os maus cuidados persistirem por muito tempo, pode se transformar em doença periodontal. Os principais sinais de má higienização são:

Doença gengival

A doença gengival surge quando as bactérias presentes na boca infectam o tecido gengival ao redor dos dentes, quando não removidos na escovação e uso do fio dental, causam inflamações e irritações. De acordo com alguns dados do Centro de Prevenção de Doenças (CDC) cerca de 48% dos adultos com mais de 30 anos de idade possuem algum tipo de doença periodontal. Os principais sinais são:

retração da gengiva

Abscesso dentário

O abscesso dentário geralmente é a consequência de uma cavidade no dente que não foi tratada e permite que haja acúmulo de bactérias que podem deteriorar e danificar os dentes e a gengiva. Os sintomas de um dente abscesso podem incluir:

• Dor
  • Gengivas inflamadas
  • Mandíbula inchada
  • Febre

Outros fatores podem contribuir para isso ou aumentar a probabilidade de seu desenvolvimento. Estresse, má nutrição, gravidez, uso de tabaco, obesidade e ter ultrapassado os 65 anos aumentam o risco de desenvolver a doença. Assim como qualquer doença que afeta o sistema inflamatório do seu corpo, ou se aperta os dentes uns contra os outros.

Qual melhor tratamento para inflamação na gengiva?

Tratamento para gengiva inflamada com dentista

Se sua gengiva está inflamada a mais de duas semanas é indicado que você fale com seu dentista. Caso ainda não tenha, você pode procurar por um dentista 24 horas. O profissional  fará algumas perguntas sobre seus sintomas para poder indicar o melhor tratamento. É possível que seja necessário fazer algumas radiografias panorâmicas para saber se a infecção alcançou o osso da mandíbula.

Dependendo das causas da inflamação gengival, o profissional pode indicar raspagens e a profilaxia que são os tratamentos mais indicados para remover o acúmulo de placa bacteriana da superfície do dente. Ele também pode recomendar o uso de creme dentais para gengivite. E em alguns casos, o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Em casos mais extremos da doença, é necessário fazer uma cirurgia.

Tratamento caseiro para gengiva inflamada

Você pode cuidar das suas gengivas inflamadas em casa, porém é preciso ter cuidado e muita atenção. Veja alguns dicas a seguir:

• Limpe seus dentes sempre após as refeições.
  • Escove os dentes com cuidado e sem pressionar muito a escova contra os dentes e gengivas, uma dica é usar escovas elétricas. Use também um fio dental para remover os restos de alimentos.
  • Use enxaguante bucal após escovação.
  • Beba muita água. Beber água ajuda a estimular a produção de saliva na boca, que ajuda no combate a bactérias que causam problemas bucais.
  • Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso
  • Se estiver com dor na gengiva, use uma compressa de água quente sobre o rosto. Para diminuir o inchaço, use uma compressa com água fria.

Como prevenir gengivas inflamadas?

Uma das melhores maneiras de prevenir a formação de placa bacteriana e, consequentemente, gengivas inflamadas é manter uma boa rotina de higiene bucal. Isto inclui escovar bem os dentes (pelo menos 3 vezes ao dia) e passar fio dental corretamente, principalmente antes de dormir. Você também pode usar enxaguantes bucal antibacteriano.

Mesmo com uma boa higiene bucal, a placa bacteriana pode endurecer e formar uma película mais rígida e dura conhecida como tártaro. Neste caso, será necessário ir ao dentista para fazer a remoção pois o tártaro não pode ser removido apenas com a escovação dos dentes.

É importante que você visite seu dentista pelo menos uma vez a cada seis meses para uma limpeza dentária profissional. Doenças bucais como a boca seca podem aumentar as chances de acumular placa e tártaro.

Última atualização em 02/07/2020 por Equipe +Odonto