CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dentes separados: Principais causas e como corrigir?

“Em busca de melhorar a qualidade de vida e autoestima dos pacientes, a odontologia estética oferece diversos tratamentos para corrigir os dentes separados. Se você tem os dentes da frente separados e quer saber como corrigi-los, está no lugar certo! Continue a leitura e conheça as principais causas e tratamentos.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O espaço que se forma entre os dentes, também chamado de diastema, pode tanto representar apenas uma questão de aparência quanto provocar problemas sérios. Na maioria dos casos ela se localiza entre os dois dentes da frente da boca.

Dentes separados

Cabe ao dentista sugerir um procedimento apropriado. Seja através do uso de próteses dentárias ou aconselhando um tratamento ortodôntico que melhore a estética e a função bucais.

Neste artigo você vai entender melhor quais as principais causas e que tipo de tratamento para corrigir dentes separados está atualmente disponível.

Principais fatores para  ter dentes separados?

Diversos fatores podem causar à diastema. Dentre elas podemos citar a diferença no tamanho dos dentes. Mas também pode ser a falta de erupção de um ou vários dentes, ou ainda o uso excessivo de chupetas na infância. Veja abaixo com mais detalhes.

Tamanho diferente dos dentes

A razão mais popular para que uma pessoa tenha os dentes separados é a questão genética. A transmissão dos genes familiares pode produzir a desproporção no tamanho dos dentes em qualquer lugar da arcada dentária de uma pessoa. Sem harmonia entre o maxilar e o comprimento dentário, surge então a aparência de diastema.

Ausência de algum dente

O espaço entre os dentes também pode ser afetado quando a erupção de um dente permanente não ocorre. As arcadas dentárias devem se desenvolver conforme o corpo se desenvolve para que todo o organismo funcione da melhor maneira possível. Quando algo interfere significativamente na dentição, surge então uma lacuna anormal na área.

Outra causa muito comum de dentes separados é por conta da perda ou falta de dentes. Isso porque a arcada se organiza de uma forma para manter o alinhamento de todos os dentes. Quando há um espaço entre eles, ou seja, a perca ou falta de um ou mais dentes, pode acontecer um desarranjo de todos os dentes.

Uso excessivo de chupeta ou mamadeira

As crianças podem desenvolver diastema entre dentes de leite, que sofrem ao longo dos anos com o hábito contínuo de chupar o dedo, tomar mamadeira ou usar chupeta. Isso acontece porque tanto os utensílios quanto as mãozinhas fazem uma pressão sobre o dente que prejudica o crescimento da dentição.

Pressão da língua sobre os dentes

A hiperatividade lingual é um fator ambiental da diastema. Isso significa que, assim como o hábito de chupar o dedo, a língua exerce uma pressão os músculos da arcada dentária. Desta forma, faz com que a maxila se torne maior, na tentativa de igualar a pressão exercida pela língua. Deste modo os dentes não acompanham esse alargamento, resultando em dentes separados.

Respiração bucal

Geralmente, as pessoas respiram pela boca por conta de alguma patologia prévia que causa algum tipo de obstrução nas narinas. Em crianças principalmente, o problema pode estar relacionado a hipertrofia de adenóide. Por conta dessa obstrução nasal, o individuo começa a respirar pela boca, diminuindo a pressão sobre os lábios e dentes. Isso faz com que a arcada dentária se torne mais propensa a desarranjos, como a diastema.

Outros fatores

Outros fatores relacionados a diastema na infância são a queda dos dentes de leite antes do tempo determinado e a disfunção no freio labial, dobra que conecta o lábio à mucosa. Também podem ser decorrentes da acromegalia, ou seja, descontrole do hormônio de crescimento na fase adulta. Outros motivos são a doença de Paget, que impede que o tecido ósseo desgastado seja substituído por um novo, e ainda a síndrome de Down.

Dentes Separados: como juntar rapidamente?

Como foi mostrado acima, dentes separados na frente ou nas laterais tem causas variadas. Sendo assim, somente um dentista pode entender o seu caso e indicar o melhor tratamento com precisão. Aqui é possível entender os principais tratamentos disponíveis.

Aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico é o tratamento mais comum e indicado para muitos adolescentes e jovens, no entanto, também pode ser usado em adultos. O seu uso visa corrigir ou alinhar corretamente os dentes, reduzindo o afastamento e os diastemas.

Para melhores resultados, pode ser indicado ainda uma contenção fixa após o tratamento e o fechamento do espaço entre os dentes. Desta forma, é possível manter a posição adequada dos dentes mesmo com a retirada do aparelho fixo.

Próteses fixas e móveis

Este tipo de tratamento é ideal para adultos que possuem um espaço extra entre os dentes, diferentemente do uso de aparelho dental. O procedimento consiste no implante de um ou mais dentes, podendo ser fixas ou removíveis, que ajudam a recuperar o funcionamento da boca, como a mastigação.

Juntar dentes separados com resina composta

Se os seus dentes forem levemente separados, pode ser indicado o uso de resina composta para a correção do problema estético e pontual. No entanto, se estiverem muito afastados, essa não é uma boa solução, já que a resina pode descolar facilmente.

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são outra opção de tratamento para diastemas mais pontuais. No entanto, pode ser usada para quem possui uma abertura um pouco maior e que o uso da resina não seria indicado. As facetas são mais resistentes e trazem maior segurança ao paciente, além de também um resultado estético mais interessante.

Cirurgia

A cirurgia é indicada principalmente se o problema for causado por conta de freio labial. Desta forma é possível cortar e seccionar as fibras que compõem o freio. A cirurgia é chamada frenectomia e só deve ser realizada após a erupção dos incisivos laterais.

Dentes separados antes e depois

Agora que você sabe as principais causas e como corrigir os dentes da frente separados, vá até o seu dentista e converse com ele para decidirem qual o melhor tratamento para o seu caso. Preze por sua autoestima e qualidade de vida!

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.