Gengiva Sangrando: Principais causas e como tratar

“Gengiva sangrando pode ser um sinal de alerta para possíveis doenças bucais. Se você está sofrendo dessa condição e quer saber como tratá-la, está no lugar certo! Descubra aqui as principais causas de sangramento da gengiva, como diagnosticar e tratar.”

O sangramento na gengiva pode ser causado por diversos problemas relacionados à higiene bucal. A boca pode conter naturalmente uma variedade de bactérias. No entanto, elas podem causar sérios problemas se multiplicadas. As mesmas se acumulam e criam resíduos que se transformam em uma substância pegajosa conhecida como placa bacteriana.

Gengiva Sangrando

Se esta placa bacteriana não for limpa regularmente, se transforma em tártaro, ou cálculo dental, que só pode ser removido pelo dentista. O acúmulo de tártaro, placa bacteriana e bactérias pode agravar a situação e além de causar inflamação na gengiva, pode ainda resultar em sua retração e consequente perda de tecido ósseo e dentes.

A escovação e o uso do fio dental garantem dentes saudáveis, mas também são a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento da periodontite. A escova de dentes remove a placa das superfícies dos dentes e na linha da gengiva. O uso do fio dental ajuda a eliminar a placa bacteriana e alimentos entre os dentes e oferecem uma proteção extra na linha da gengiva, onde a escova de dentes não consegue alcançar.

A escovação também massageia a gengiva, garantindo um fluxo sanguíneo saudável para essa região. Uma escova de dentes com cerdas macias e finas fornece um melhor alcance na linha da gengiva. É por conta disso também que em cremes dentais são adicionados ingredientes antibacterianos, como o triclosan que reduzem as culturas de bactérias para manter a gengiva saudável enquanto você escova em cada superfície da boca.

O que causa sangramento na gengiva?

Se o sangramento ocorre durante a escovação pode ser que tenha machucado com a escova, ou antes, com o fio dental. Em alguns casos,  a causa da gengiva sangrando ocorrer porque a pessoa aplicou muita força ao realizar a escovação, ou caso tenha utilizado o fio dental de forma incorreta. Por isso, é importante saber como usar o fio dental corretamente.

Ela deve ser feita com movimentos suaves de vai e vem, e aplicar muita força não significa dentes mais limpos. No entanto, o mais provável é que isso seja um sinal de inflamação na gengiva. Mas se este sangramento permanecer após a higiene bucal, também pode significar uma deficiência em outras áreas do organismo.

Isso porque a carência de vitamina K, leucemia, alterações hormonais, diabetes, podem causar queda de resistência e desordem hemorrágica. Além de um simples incômodo, esses pequenos ferimentos são uma porta de entrada para microrganismos perigosos.

Eles podem atingir a corrente sanguínea e agravar doenças cardíacas ou respiratórias crônicas. Por isso, ao observar esse sintoma, é importante ficar atento e buscar ajuda de um profissional. O quadro pode estar na sua primeira fase, a gengivite, na qual só a gengiva ao redor dos dentes foi afetada, ou ainda já pode ter progredido para a periodontite, que acomete os tecidos de suporte. Esse caso se trata de retração gengival e a diminuição dos tecidos de suporte do dente.

Como tratar gengiva sangrando?

De acordo com a Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano, a principal causa de gengiva sangrando é o acúmulo de bactérias na linha da gengiva. Sendo assim, a melhor maneira para reduzir o acúmulo de placa bacteriana e o risco de sangramento na gengiva é melhorar a sua rotina de higiene bucal.

Lembre sempre de escovar os dentes três vezes por dia usando um creme dental com flúor. Você também deve passar o fio dental ao menos uma vez por dia, muitas vezes as gengivas param de sangrar com o uso regular de fio dental. Assim como, deve consultar o seu dentista regularmente.

Escolha bem os acessórios usados para a sua higiene bucal. Isso porque escovas de dente com cerdas mais duras frequentemente acabam só causando mais irritação, o que no fundo pode ser a razão por que as suas gengivas estão sangrando. Escove com cuidado e sem fazer muita força. Você também pode considerar higienizar e limpar sua escova de dentes para evitar que as bactérias presentes nela possam voltar para sua boca.

Ao passar o fio dental você pode vir a ver um pouco de sangue na linha da gengiva, mas lembre de sempre passar com delicadeza. Evite pressionar o fio com força contra os dentes ou contra as gengivas para evitar ter a gengiva sangrando.

Outro fato determinante é a alimentação. Alimentos que contenham muito açúcar ou carboidratos simples aumentam o risco de problemas nos dentes e na gengiva. Isso porque o açúcar cria o ambiente ideal para que as bactérias crescerem. Você não precisa banir o açúcar da sua vida, só se lembre de comer com moderação e de escovar os dentes depois. Dessa forma você evita que o açúcar fique rondando a sua boca.

Diagnóstico

A recomendação é visitar regularmente seu dentista, de preferência a cada seis meses. Ele vai examinar os seus dentes e gengivas e determinar a causa da gengiva sangrando e qual a gravidade do seu problema. Apenas dessa forma é possível saber se você sofre de uma doença avançada na gengiva.

O dentista pode bater uma radiografia dos dentes e das gengivas. Ele pode ainda indicar algum tratamento, como uma limpeza profunda ou uma cirurgia periodontal. É possível também recomendar a você uma consulta com um periodontista, que é o dentista especializado no tratamento de doenças gengivais.

Última atualização em 10/07/2020 por Equipe +Odonto