CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Radiografia Panorâmica: O que é, quanto custa e onde fazer?

“Solicitada frequentemente pelos dentistas, a radiografia panorâmica serve para complementar e auxiliar no diagnóstico de lesões dentais e também para ajudar o dentista a colocar da melhor maneira o aparelho odontológico nos dentes. Saiba como funciona o procedimento, quanto custa, onde fazer e mais.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Radiografia panorâmica uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia. Ela se trata de um raio-x sobre o complexo maxilo-mandibular. Esse tipo de radiografia possibilita ao cirurgião-dentista a visualização dos elementos dentais, mesmo os que ainda não estão erupcionados, bem como suas
estruturas anatômicas.

Radiografia Panorâmica

Ela serve para complementar o exame clínico e auxilia no diagnóstico das lesões dentais, como cáries ou doenças endodônticas, por exemplo. E ainda dos ossos da face, da região de maxila e mandíbula. Ou seja, pode ser essencial para ter um diagnóstico mais completo de seu dentista. Além disso, pode ser usada em situações pré-operatórias. E também é fundamental para a colocação do aparelho dentário. A seguir entenda nesse artigo os seus benefícios e aplicações da radiografia.

Quais principais indicações desta radiografia?

Este tipo de radiografia é muito usada para fazer a avaliação ortodôntica. Ela serve para conhecer o estado da dentição e a presença ou ausência de dentes. E ainda avaliar lesões ósseas ou dentes que ainda não nasceram. Pode também proceder a uma cirurgia buco-maxilo-facial.

Ou ainda ser feita como parte da avaliação do suporte ósseo periodontal. Ela é muito usada para avaliação dos dentes terceiros molares, como dentes do siso ou do juízo, para o estudo da necessidade ou não de extração. E também de fraturas em todas as partes da mandíbula. É utilizado ainda para verificar anomalias dentais, patologias, anatomia, entre
outros.

Existem riscos em uma radiografia panorâmica?

O exame é bastante seguro, graças às novas tecnologias dos aparelhos de raios X. No entanto, mulheres grávidas devem sempre questionar seu dentista sobre a relevância do exame e fazer a análise de risco à saúde e desenvolvimento do bebê.

É muito importante avisar ao técnico de radiografia da sua condição, para que sejam tomadas todas as medidas de segurança necessárias. Por isso fale com seu dentista e com o profissional de radiografia. Se informe a respeito das necessidades e riscos para o seu caso.

Além disso, pessoas com placas de metal no crânio também devem informar o dentista antes de fazer uma ortopantomografia. Para saber os cuidados específicos que é necessário para a sua condição, procure um profissional. O importante é deixar ele à par de todas as circunstâncias que podem causar alguma complicação.

Quais os riscos de não fazer uma radiografia panorâmica?

A falta de de uma radiografia panorâmica pode interromper o seu tratamento odontológico. Ela é uma importante ferramenta para que o profissional de saúde bucal possa diagnosticar riscos à sua saúde. Dentre os principais podemos destacar:

  • Diagnóstico impreciso da arcada dentária;
  • Falta de detalhes em relação a situação óssea;
  • Maior dificuldade de planejar o tratamento, demora para concluir o mesmo e possível interrupção total dele.

como é feita a radiografia

Como é feita a radiografia panorâmica?

Nas radiografias dentais comuns o filme é colocado dentro da boca, mas o procedimento da panorâmica é um tanto diferente. Nele o filme fica oculto no próprio equipamento. A máquina utilizada nesse exame possui dois lados, um se trata de um tubo de raios x que é montado em um lado e o outro é o filme ou detector de raios x fica no lado oposto.

Para iniciar a radiografia, sua cabeça é posicionada no centro do aparelho, com queixo, testa e apoios laterais. O paciente recebe um bloqueador de mordida, para abrir ligeiramente a boca e obter imagens mais nítidas.

Depois de estar devidamente posicionado, é hora de começar o exame. O tubo de raio-x gira em um semicírculo ao redor da cabeça do paciente, começando em um lado da mandíbula e terminando no outro lado.

Você deve permanecer imóvel enquanto o braço rotativo circula o perímetro da cabeça e as imagens estão sendo produzidas. Mas não se preocupe, Isso geralmente dura entre 12 a 20 segundos, então é muito difícil de ficar quieto e ter um bom resultado.

Quanto custa uma radiografia panorâmica?

O preço de uma radiografia panorâmica pode variar entre os R$ 120 à R$ 250,00 reais, mas este valor pode variar de acordo com a clínica onde é feito o procedimento. Podendo chegar em alguns casos a em um valor superior a este conforme as radiografias que o seu dentista precisará. Consulte o seu dentista para saber quais opções você tem disponíveis.

Onde fazer uma radiografia panorâmica?

Embora a radiografia seja uma parte importante do seu tratamento dentário, não é seu dentista que irá fazer o procedimento. Após uma avaliação, você precisa se dirigir à um Centro Radiológico, fazer a panorâmica, pegar o resultado e retornar para a apresentá-lo ao dentista.

Dessa forma, com a sua radiografia em mãos, ele será capaz de fazer o diagnóstico completo e continuar com seu tratamento. Você pode pedir uma indicação ao profissional dentista sobre onde na sua cidade é possível fazer esse tipo de radiografia. Ou ainda consultar o seu plano de saúde. Este tipo de procedimento é bastante simples e rápido.

Plano de odontológico cobre radiografia?

Sim, geralmente os planos odontológicos cobrem as radiografias:

  • Radiografia periapical: que examina coroas, raízes e ossos dos dentes;
  • Radiografia oclusal: que examina o nascimento e crescimento dos dentes;
  • Radiografia bite-wing: que possibilita seu dentista analisar o alinhamento das arcadas dentárias.

Contrate um dos melhores planos odontológicos e faça sua radiografia por um preço menor!

Última atualização em 24/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.