CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

3 tipos de tratamentos para salvar e recuperar dentes

Salvar e recuperar dentes com tratamentos ou cirurgia endodôntica … É possível que um procedimento de canal não cirúrgico seja insuficiente para salvar o seu dente e que seu endodontista recomende uma cirurgia. A cirurgia endodôntica pode ser usada para localizar pequenas fraturas ou canais ocultos anteriormente não detectados em um raio-X do dente durante o tratamento inicial.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Uma cirurgia dentária em muitos dos casos pode ser necessária para remover depósitos de cálcio nos canais radiculares, serve para tratar superfícies radiculares danificadas ou até o osso circundante ao redor do dente.

1. Tratamento com cirurgia endodôntica para recuperar dente

tratamentos para salvar e recuperar dentes

É importante saber que não há necessidade de se preocupar ao realizar uma cirurgia se o seu endodontista recomendar como medida adicional para preservar o seu dente.

Ainda mais que atualmente, as tecnologias odontológicas estão muito avançadas, como exemplo; as imagens digitais e microscópios operacionais, eles permitem que alguns procedimentos sejam realizados com rapidez, conforto e 100% de sucesso.

Existem muitos procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para poupar um dente de ser extraído do seu lugar natural e você pode se beneficiar disto.

O mais comum é chamado de apicectomia, ou ressecção radicular, que são realizados quando existe inflamação ou infecção persistente na área óssea ao redor da extremidade do dente após um procedimento de canal radicular.

Seu endodontista realiza este procedimento micro cirúrgico primeiro, deixando você confortável, aplicando anestesia local antes de abrir o tecido gengival perto do dente para ver o osso subjacente e remover qualquer tecido inflamado ou infectado.

A extremidade da raiz também é removida. Um pequeno preenchimento (curativo) pode ser colocado para selar o final do canal radicular e alguns pontos ou suturas são colocados para ajudar o tecido a cicatrizar.

Nas próximos semanas, o osso irá cicatrizar em torno do final da raiz.

O interessante, é que a maioria dos pacientes retornam às suas atividades normais no dia seguinte a cirurgia. A dor e o desconforto pós-cirúrgico é geralmente leve.

2. Retratamento endodôntico para recuperar dentes

retratamento endodôntico é um procedimento realizado em um dente que teve uma tentativa de tratamento para preservação definitiva mas o resultado final teve uma conclusão insatisfatória.

Os tratamentos para salvar e recuperar dente dando tudo certo no procedimento e com os devidos cuidados, manterá os dentes que tiveram o tratamento de canal por toda a vida, no entanto, é possível que um ou outro dente não se cure adequadamente, isso os tornará doloridos ou doentes, meses ou até mesmo, anos após a execução do tratamento pelo especialista.

Se isso acontecer com algum dos seus dentes tratados anteriormente, a boa notícia é que existe uma segunda chance de salvar o dente com o retratamento endodôntico. Com um procedimento adicional, é possível diminuir a dor no dente ou desconforto dentário e promover a cicatrização rápida (leia: remédio caseiro para dor de dente).

Ao suspeitar que um dente que teve um canal radicular anterior requer re-tratamento endodôntico, marque uma consulta com seu dentista ou endodontista para fazer uma pré-avaliação para prognóstico.

Alerta: Como acontece com qualquer procedimento odontológico, clínico ou médico, é possível que seu dente não cure como esperado após o tratamento inicial por vários motivos, incluindo:

  • Canais estreitos ou curvos não foram tratados durante o procedimento inicial (1).
  • A anatomia complicada do canal passou despercebida no primeiro procedimento.
  • A colocação da coroa ou outra restauração foi atrasada após o tratamento endodôntico.
  • A restauração do dente não evitou a contaminação salivar para o interior do dente.

Um novo problema também pode aparecer e comprometer a integridade de um dente que foi tratado com sucesso, como:

  • Novas cáries dentárias podem expor o material obturador do canal radicular a bactérias, causando uma nova infecção no dente (leia: as fases da cárie dentária).
  • Uma coroa ou obturação solta, rachada ou quebrada pode expor o dente a uma nova infecção dentária ou abscesso dental.
  • Um dente sofreu uma ruptura. Durante o re-tratamento endodôntico, o endodontista reabrirá seu dente e removerá os materiais de preenchimento que foram colocados nos canais radiculares durante o primeiro procedimento. O endodontista examinará cuidadosamente o dente exposto, procurando por canais adicionais ou nova infecção. O endodontista então deverá remover qualquer infecção encontrada, fará a limpeza e molde dos canais e colocará novos materiais de preenchimento. A abertura do dente será então selada com um enchimento temporário. Uma vez que o dente cicatrize, isso poderá exigir mais visitas ao dentista para que uma nova coroa dentária ou outra restauração dentária seja colocada no dente para protegê-lo.

3. Recuperar dentes com tratamento dentário com implantes

Recuperar dentes com tratamento dentário com implantes

Quando você tem uma lesão ou infecção dentária, preservar o seu dente natural deve ser sempre sua primeira escolha sempre. Mesmo os implantes, pontes ou outros tratamentos odontológicos mais avançados não podem substituir verdadeiramente o seu dente natural.

Se você estiver sentindo dor ou desconforto dentário, converse com um dentista ou endodontista o mais rápido possível para discutir suas opções para salvar, consertar ou eliminar o dente insalubre.

Se o seu dentista recomendar a extração do seu dente, pergunte se um endodontista pode ajudar a salvar e recuperar o dente com um tratamento do canal radicular. Este procedimento envolve a remoção da polpa lesionada (tecido interno mole) do dente, preenchendo e selando o espaço.

Um dentista pode terminar o processo iniciado no seu dente aplicando uma coroa de implante dentário, obturação ou restauração, permitindo que ele volte a funcionar normalmente como um dos seus dentes naturais, garantindo uma mastigação confortável e uma aparência mais natural.

Entenda que os endodontistas muitas vezes conseguem fazer a recuperação e salvar até os dentes naturais mais complicados e atingidos seriamente por doenças bucais ou quedas, por isso, vale muito a pena saber mais sobre quais as melhores opções de tratamento endodônticos.

Faça todo o possível para salvar seus dentes antes de considerar a extração – tirar o dente é sempre o último recurso a ser pensado como solução viável!

Por que recuperar dente ou dentes colocando implante?

Se um procedimento endodôntico não puder salvar seu dente por completo e ele precisar ser extraído, considerar um implante dentário vai permitir a recuperação da mordedura e mastigação correta, vai evitar também que dentes saudáveis ​​se movam e ajudará manter uma aparência mais natural.

A ideia principal é discutir cuidadosamente quais as opções de tratamento com uma equipe odontológica para garantir que sua escolha de melhor tratamento para salvar o dente ou ter que partir para um tratamento com o implante dentário para que ele traga de volta sua saúde bucal e geral de volta.

Nesse blog você também encontra outras formas de recuperar os dentes com inúmeros tipos de procedimentos e tratamentos inclusive muitos deles suportados pelos convênios de operadoras de planos odontológicos.

Aprenda mais sobre salvar os dentes do perigo:


Fontes científicas:

  • LEMOS, E. M.; CALDEIRA, C. L.; GAVINI, G.; SHIMABUKO, D. M.  Técnica simplificada para o preparo de canais curvos. Rev. APCD – Santana, V. 4, p. 12 e 13, 2005. (1)
  • RENATA RIBEIRO Professora UNIFOA – Tratamento Endodôntico de Molares. (2)
  • IMURA, N. et al. Fatores de sucesso em Endodontia: Análise retrospectiva de 2000 casos clínicos. Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent, v. 58, n. 1, p. 29-34, jan./fev. 2004. INGLE, J. Endodontia. 4 ed. Ribeirão Preto: Interamericana, 1994.
  • LIMA MACHADO, M. E. Endodontia da Biologia à Técnica. São Paulo: Editora Santos, 2007.

Última atualização em 28/06/2022 por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.