Quais são os riscos e como resolver a falta de dente?

“Além de mudar o seu sorriso, a falta de um ou mais dentes pode trazer também consequências funcionais. Isso porque cada um dos seus dentes desempenha uma função específica dentro da boca, um papel importante nas atividades diárias. Conheça os principais riscos e como resolver a falta de dente.”

A falta de dente não é tão incomum entre a população. Segundo dados da American Dental Association (ADA) um adulto comum entre 20 e 64 anos possui pelo menos três dentes com cárie ou extraídos. No entanto, além da sua saúde bucal ficar comprometida, a qualidade de vida se torna prejudicada nos momentos mais simples do seu dia-a-dia, como mastigar um alimento ou falar.

Falta de dente

Pacientes com a falta de um ou mais dentes têm uma certa dificuldade em mastigar corretamente os alimentos, o que pode resultar em problemas digestivos a médio e longo prazo. A fala também pode ser comprometida, já que a boca funciona como uma ‘caixa de ressonância’ e a dentição ajuda na transmissão do som.

Quais as principais causas?

Periodontite é a principal causa de perda de dentes. A doença é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. Os sintomas iniciais incluem inchaço, vermelhidão, sangramento na gengiva e desconforto durante a escovação. A doença não é de fácil identificação, por isso é importante visitar o dentista regularmente para verificação.

Outros fatores que contribuem para a falta de dente estão ligados a uma má higiene bucal. Podendo ser caracterizada por falta de escovação regular e uso irregular de fio dental podem ser causas de cárie dentária. Esse tipo de lesão provoca verdadeiros buracos que enfraquecem as raízes dos dentes e podem fazer com que elas caiam.

Ligado a esse fator também está a alta ingestão de açúcar, o que favorece a cárie dentária e o enfraquecimento do revestimento de esmalte na região. Certos alimentos ácidos, como picles e frutas cítricas, também podem contribuir para a erosão dos dentes.

Outro fator de risco é o uso de certas drogas, como cocaína ou metanfetamina, pode desencadear a liberação de ácidos no corpo, o que pode afetar a saúde da boca e causar a perda de dentes. Alguns medicamentos usados no controle da pressão arterial também podem ser responsáveis pela queda dentária.

Quais os riscos da falta de dente?

O deslocamento dos dentes vizinhos é um dos problemas causados pela falta de dente. Isso acontece porque sem os dentes adjacentes, os que ficam próximos podem migrar para o espaço que falta. Geralmente eles inclinam, ou até mesmo ocorre uma extrusão dentária com os dentes antagonistas causando uma completa desorganização na oclusão dentária.

Uma das principais funções dos dentes são a de proteção da gengiva e do tecido periodontal. Por conta disso, na falta deles a gengiva fica exposta, e se torna vulnerável durante a escovação ou até mesmo na mastigação de alimentos mais duros.

Como o tecido periodontal é afetado na falta de dentes, a estrutura óssea também fica sem suporte. Sendo então “desgastada” com o passar do tempo, ocorrendo uma diminuição do osso naquela região. Por esses motivos é importante consultar um dentista para evitar maiores transtornos e entender quais as suas opções após perder um dente.

Quais as opções de tratamento para falta de dente?

O implante é a melhor solução para quem perdeu um ou mais dentes, seja por meio da confecção de próteses fixas ou implantes dentários. Porém , em alguns casos onde existe a perda óssea, sendo assim, é necessário antes de qualquer reposição dentária, a realização de enxertos ósseos ou até mesmo gengivais.

Se você perdeu seus dentes em um acidente ou se eles foram extraídos, a substituição dos dentes não somente melhora sua aparência, mas também melhora sua capacidade de mastigar e falar. Veja algumas opções para a substituição dos dentes que o seu dentista pode recomendar.

Implantes dentários

O implante dentário pode oferecer uma solução mais duradoura e robusta para a substituição do seu dente. Isso porque são implantados por meio de cirurgia, garantido que seja feita de forma mais “permanente”.

Todo o processo da implantação dentária envolve três etapas que podem ainda durar vários meses. Apesar do longo período de tempo, muitas pessoas optam pelos implantes dentários. Isso acontece porque eles são mais semelhantes aos dentes naturais e podem durar muitos anos, ou até mesmo décadas.

Sabemos que o implante de um ou mais dentes pode custar muito caro (e muitas pessoas não possuem esse dinheiro em caixa), vale a pena conferir o nosso guia de opções de implantes dentários gratuito. Ele pode ajudá-lo a encontrar um implante totalmente de graça ou pagando um preço menor.

Próteses fixas

Existem vários tipos de próteses fixas dentárias, também chamadas de pontes. Que são aparelhos que preenchem o espaço de um ou mais dentes. Elas são implantadas pelo dentista em seu consultório.

Os principais tipos de próteses fixas são:

• Coroa dentária: é a mais utilizada, nela o dente é preparado para receber uma coroa ao redor dele. Geralmente, é feita em cerâmica ou metal.
  • Ponte dentária móvel: usada quando existe perda completa do dente.
  • Bloco: quando existe a preservação da maior parte do dente, o bloco restaura o elemento dentário em falta.
  • Prótese fixa sobre implante: funciona como a coroa ou a ponte, feita sobre um implante dentário.

Última atualização em 03/07/2020 por Equipe +Odonto