CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ortodontia estética para melhorar a função e beleza dos dentes

O que a ortodontia estética pode fazer pelo seu sorriso? A ortodontia estética assim como a ortodontia convencional trabalham exclusivamente para melhorar a função e a aparência dos dentes tortos e desalinhados mesmo que tenha que criar uma prótese dentária.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os tratamentos dentários ajudam equilibrar a pressão da mordida em todos os dentes, e ainda protege a saúde bucal, as gengivas, dentes e maxilares ao longo do tempo de vida.

A ortodontia estética que também é conhecida como ortodontia cosmética, consiste no uso de determinados tipos de aparelhos – removíveis ou fixos – para melhorar a aparência dos dentes de jovens, adultos e idosos.

Nos dias atuais vemos uma demanda crescente pela ortodontia estética por ela fornecer praticamente os mesmos resultados da ortodontia convencional com aparelhos de metal, no entanto, o processo é esteticamente mais agradável.

Ortodontia estética para melhorar a função e beleza dos dentes

Ortodontia estética

A principal diferença – independentemente do fator estético ou de imagem – esses tipos de aparelhos são ligeiramente mais caras que os aparelhos tradicionais, dependendo dos materiais e modelos escolhidos. Existem várias opções de materiais: Cerâmica, Zircônio, Safira, Plástico flexível.

Por exemplo, os aparelhos usados no tratamento ​​podem tanto ser feitos de cerâmica que combina com a cor natural dos dentes, ou mesmo aparelhos transparentes que são praticamente invisíveis quando usados.

Tanto aparelhos dentários como alinhadores são usados na ortodontia cosmética para corrigir um sorriso com dentes tortos ou mordida desalinhada. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis.

Vamos ver alguns:

Aparelhos de cerâmica

Esses aparelhos dentários de cerâmica são isentos de metal, eles usam braquetes da cor dos dentes em vez de prata metálica, a ideia é ter o mesmo efeito no tratamento, porém, eles são menos perceptíveis na boca.

Aparelhos invisíveis

Essa alternativa de correção do dentes é composta por um conjunto de alinhadores feitos de plástico rígido e transparentes especialmente adaptados à boca de cada paciente.

Eles são muito populares nos dia de hoje porque são praticamente invisíveis e fisicamente confortáveis. Devido à falta de braquetes ou fios de metal que às vezes irritam a boca  adesão desse aparelho tem sido a melhor escolha.

Outra vantagens importante, eles também são removíveis, eliminando o inconveniente de ter que evitar certos tipos de alimentos durante o tratamento.

Aparelhos de ação rápida

Essa modalidade de tratamento dentário com aparelhos de ação rápida são usados em jovens e adultos com dentes totalmente crescidos.

Normalmente são usados apenas para correção dos dentes frontais, nessa tipo de procedimento o tempo de tratamento é significativamente reduzido para melhorar o sorriso e corrigir desalinhamentos nos dentes. Funciona quase da mesma forma que o tratamento com facetas dentárias.

Alinhadores transparentes

Nesse tipo de corretor dentário, o procedimento funciona usando um conjunto de alinhadores de plástico transparente, dentistas e ortodontistas fazem a correção de pequenos problemas com dentes desalinhados com esse método.

Os alinhadores transparentes não usam fios metálicos, barras ou suportes dentários.

Mais dúvidas sobre ortodontia estética

Muitos adultos, senhores e senhoras e até idosos desejam ter dentes retos com um tratamento ortodôntico estético, mas em geral, acabam hesitando por achar que usar aparelhos dentários não são para eles ou não querem que a aparência do aparelho metálico afete sua vida pessoal ou profissional.

Leia: aparelhos dentários para idosos.

As seguintes perguntas são comuns entre os adultos que consideram ortodontia estética.

Quem precisa de ortodontia estética?

Não há um limite de idade quando se trata de endireitar os dentes. A tecnologia ortodôntica moderna eliminou muitos dos problemas que tradicionalmente impediam adultos e idosos de procurar tratamento odontológico estético de precisão.

A ortodontia cosmética (tratamento dental estético) é uma solução adequada para aqueles com dentes apinhados, dentes tortos, dentes da frente salientes ou mordidas desalinhadas que causam problemas na mandíbula ou dores encefálicas.

Mesmo aqueles que usaram aparelho na juventude podem se beneficiar da ortodontia estética quando estiverem com mais idade.

tratamento com ortodontia estética

Quanto tempo dura o tratamento dental estético?

Para muitos pacientes, o tratamento ortodôntico estético pode ser concluído em seis meses ou menos.

O tempo exato necessário depende da quantidade de movimento necessário e dos aparelhos escolhidos pelo paciente ou indicado pelo dentista.

O tratamento ortodôntico estético é doloroso?

Os aparelhos ortodônticos sempre requerem um período de ajuste que pode causar um pouco de desconforto, mas a dor real é geralmente mínima e de curta duração.

Normalmente, o nível de desconforto durante o tratamento é pequena e pode ser minimizado de forma eficaz com o auxílio de analgésicos vendidos em farmácias e supermercados sem prescrição ou receita.

Como cuidar dos dentes após a ortodontia estética?

A higiene bucal requer atenção extra quando os aparelhos dentários estéticos estão em uso, mas as ferramentas corretas tornam esse processo fácil de gerenciar.

Escovas de dentes elétricas, aparelhos de jato de água, enxaguantes com flúor e passadores de fio dental facilitam o cuidado dentário e mantêm os dentes livres de cáries e sujeiras. Leia: 7 etapas da cárie dentária.

Quais os tipos de aparelhos dentários disponíveis?


Aparelho dental corretivo

Os aparelhos de metal tradicionais são chamados de aparelhos corretivos porque são usados ​​para corrigir problemas com os dentes e tendem a ser o dispositivo mais eficiente para esse tipo de tratamento dental. Os suportes de metal são fixados à superfície dos dentes e apertados para mover gradualmente os dentes para as posições desejadas.

Em tempos atrás, os suportes (braquetes) usados ​​eram bem maiores, mas o seu tamanho reduzindo significativamente nos últimos anos tornando os aparelhos um pouco mais atraentes.

Ainda assim, muitas pessoas que precisam usar aparelhos dentários corretivos estão preferindo usar os aparelhos cerâmicos estéticos e alinhadores transparentes porque são mais discretos.

Os braquetes de cerâmica em aparelhos ortodônticos são tão eficazes quanto os de metal, com a única diferença de que os braquetes são feitos de cerâmica em vez de metal.

Aparelho dental estético

Embora os alinhadores transparentes também sejam usados ​​para endireitar os dentes, eles são considerados aparelhos estéticos devido à sua aparência atraente. Os alinhadores são feitos de plástico transparente e são praticamente impossíveis de serem notados.

Graças a essa particularidade estética, eles permitem que os dentes sejam endireitados sem que o paciente se preocupe em sorrir, algo pelo qual muitas pessoas com aparelhos de metal ficam envergonhados.

Aparelho dental lingual

Os aparelhos línguais funcionam como todo aparelho dental de metal e aparelho dental de cerâmica, mas também são considerados aparelhos estéticos em vez de corretivos porque os bráquetes são instalados na superfície interna dos dentes e não são visíveis quando a pessoa sorri.

Outras diferenças entre aparelhos corretivos e aparelhos estéticos:

  • Custo do tratamento: Os aparelhos tradicionais são mais baratos e econômicos do que os aparelhos estéticos, em geral são bem mais caros por causa dos materiais que são confeccionados.
  • Limpeza dos dentes: Aparelhos estéticos como alinhadores transparentes são mais fáceis de limpar do que aparelhos dentários corretivos porque podem ser removidos, desta forma, permitem que os dentes sejam limpos adequadamente e com facilidade; os aparelhos de metal corretivos exigem mais tempo para limpar porque você precisa remover as partículas de comida que ficam presas nos bráquetes e fios metálicos.
  • Fazer a alimentação: Comer com aparelho estético também é mais fácil porque você pode comer o que quiser, pois pode removê-los antes de comer para evitar que partículas de alimentos fiquem presas neles; aparelhos corretivos exigem que você evite certos alimentos para evitar danos ao aparelho.

Vale mencionar que tanto aparelhos corretivos quanto aparelhos estéticos fazem o mesmo trabalho de correção dos dentes. No entanto, os aparelhos para correção fazem o trabalho mais pesado e mais rápido que os aparelhos estéticos.

Se você está pensando em endireitar os dentes, converse com seu dentista para obter mais informações sobre os tipos de aparelhos disponíveis para que você possa tomar uma decisão bem informado.

Pot fim, lembre-se que a ortodontia estética tem utilizado todos os avanços tecnológicos ortodônticos modernos para corrigir dentes tortos e desalinhamentos usando aparelhos discretos, técnicas e procedimentos que podem transformar o sorriso em qualquer idade.

Se sua mordida e dentes estão desalinhadas ou seu sorriso não agrada às suas expectativas, procure um dentista mais perto de você e faça uma consulta.

Última atualização em 10/06/2022 por Flávia Fortunato , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.