CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Obturação e Restauração dentária: Qual a diferença?

“Grande parte das pessoas acham que obturação e restauração dentária são a mesma coisa. Na prática, ambos tem a mesma função — recuperar dentes. Mas há diferenças entre os dois procedimentos e você vai descobrir neste texto! Continue a leitura.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O sorriso é o cartão de visitas de qualquer pessoa. Nossos dentes tem uma função extremamente importante sobre as nossas vidas e nossa saúde como um todo. Por isso, quando há algo errado é preciso procurar um dentista o mais rápido possível para evitar que este problema aumente e cause ainda mais danos à nossa saúde e estética.

obturacao e restauracao dentaria

Quando sofremos um trauma e danificamos um ou mais dentes, devemos procurar um especialista que trata da recuperação de dentes danificados, e está área da odontologia é chamada de dentística restauradora. Ela trata de uma simples cárie até a extração de um nervo ou qualquer deformidade ocorrida. Profissionais desta área tem o compromisso de restaurar os danos e deixar o dente o mais próximo possível com o natural, mantendo suas funções e aparência.

Os principais métodos para recuperar um dente danificado é a obturação e restauração dentária. Saiba mais sobre cada uma dessas técnicas e conheça as diferenças entre elas.

Qual a diferenças entre elas?

A restauração e a obturação são procedimentos usados para recuperar dentes foram danificados por algum motivo. Apesar dos mesmos objetivos, ambos têm diferenças. Sendo que a restauração significa devolver a forma, a função e a estética do dente. Por outro lado com a obturação, o processo está de fato apenas fechando totalmente o buraco/espaço do interior do dente.

O que é obturação dentária?

A obturação dentária é mais utilizado para reconstruir dentes que tiveram sua estrutura danificada por conta de cáries mais profundas, quando o problema atinge a polpa do dente, por exemplo. É também conhecido como tratamento de canal. Ele remove a parte interna do dente e tenta recuperá-lo de forma que ele continue com sua função de fala e mastigação e também sua estética.

O principal objetivo da obturação é selar a área tratada com materiais específicos para evitar que bactérias e infecções possam agravar o quadro e levar a perda permanente do dente. Geralmente o material usado para tapar o buraco é a amálgama, um tipo de material de cor cinza. O profissional indicado para realizar este tipo de procedimento é o Endodontista.

O que é Restauração dentária?

A restauração dentária é muito parecida com a obturação. Ela também tem o objetivo de recuperar um dente que tenha sido eventualmente danificado, seja por maus cuidados com a saúde e higiene bucal ou por ter batido e quebrado.

Restauração são mais voltadas para o fim estético, no entanto o funcional também conta nesta parte, afinal o dente é muito importante na hora da alimentação, uma vez que ele é o responsável por triturar os alimentos.

Existem três formas de realizar a restauração dentária em um paciente, são elas:

  • Restauração com resina, que é o material mais usado atualmente pois da um aspecto natural aos dentes.
  • Restauração de porcelana, tem um preço mais elevado mais é feita com um material mais resiste, sob medida e colada sobre o dente.
  • Restauração de ouro (dentes de ouro), há quem goste e está também é uma opção.

Fizemos um post para que você possa conferir com detalhes todos os tipos de restaurações dentárias.

As duas técnicas podem se usadas em conjunto

Em certos casos de pacientes, em que o tratamento de canal é necessário, as duas técnicas podem ser usadas em combinação. Isso significa que, depois que é feito a obturação do canal radicular, o dente tratado irá precisar de uma restauração para recuperar sua forma, por exemplo. Sendo assim, por meio da obturação o buraco do dente é fechado completamente e sua aparência é recuperada através da restauração dentária.

Que cuidados deve ter após uma obturação ou restauração dentária?

É preciso tomar certos cuidados após o seu procedimento. São eles:

  • Você deve evitar comidas pegajosas. Mesmo que não seja tão comum, esses tipos de alimentos podem soltar a restauração;
  • Não é indicado que consuma bebidas muito quente ou muito gelada, isso pode causar sensibilidade nos seus dentes;
  • Também é indicado que não coma doce mais de três vezes por dia, pois isso estimula a sensibilidade e o acúmulo de bactérias;
  • É importante que também não mastigue alimentos muito duros, como balas e gelo, isso pode estragar a sua restauração e até o próprio dente;
  • E você deve sempre manter uma boa higiene bucal. Escove os dentes sempre após as refeições e principalmente antes de dormir, use fio dental e também enxaguante bucal antibacteriano.

Conseguiu entender a diferença entre obturação e restauração dentária? Qualquer dúvida, deixe o seu comentário!

Última atualização em 02/07/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.