“Dentadura são próteses dentárias que substituem um ou mais dentes e que podem ser fixas ou removíveis. Quer entender mais sobre o que é, quando é necessário usar e os principais tipos de próteses. Continue a leitura do texto e confira!”
Existe um imaginário de que usar dentadura é muito ruim. No entanto, a dentadura é uma alternativa viável para muitos pacientes. Visando a manutenção da qualidade de vida do paciente ao permitir que ele tenha a mastigação normal. Mesmo que seus dentes naturais tenham sido perdidos. Além disso, a dentadura também cumpre o aspecto estético ao ofertar ao paciente todos os dentes para sorrir livremente.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é uma dentadura?
A dentadura é uma prótese que pode ser fixa ou móvel, que visa suprir a falta de dentes naturais do paciente. Dessa forma, é possível sorrir livremente e também ter a mastigação saudável. Contribuindo para a manutenção da saúde estomacal e intestinal. Uma vez que os alimentos ingeridos serão perfeitamente mastigados.
A ausência de dentes na boca não é meramente uma questão estética. Tendo em vista que a mastigação é fundamental para a saúde como um todo.
Por ser o primeiro passo para o processo digestivo ocorrer de maneira natural. Portanto, quando existe uma falta significativa de dentes na boca o paciente sofre com problemas alimentares.
Tendo em vista que alguns alimentos são muito mais difíceis de digerir que outros quando não são bem mastigados. Como o caso de pedaços de carne, que são fundamentais para fornecer proteína ao organismo e não são perfeitamente ingeridos se os dentes não os mastigam.
Quando é preciso usar dentadura?
A dentadura é uma alternativa para os pacientes que perderam os dentes por algum motivo. Seja por causa de um trauma ou por causa de doenças bucais. No entanto, ainda há muito receio com relação ao uso de dentadura. Não só o receio estético como também o medo do paciente de não se adaptar ao uso da dentadura.
Mas esse risco é bem pequeno. Uma vez que para fazer a dentadura o especialista irá tirar moldes da boca do paciente e adaptar toda a prótese. Dessa forma, é possível ter um aparelho que se encaixa perfeitamente na boca do paciente. Evitando que qualquer desconforto seja motivo de não usá-la.
Além disso, esse modelo mais antigo que temos na memória devido aos filmes e desenhos que debocham da dentadura já foi melhorado e adaptado. Afinal, a tecnologia evoluiu também na área da saúde bucal e com isso, os pacientes são os principais beneficiados.
Optar por prótese fixa ou móvel?
Além de analisar o preço da dentadura, é preciso considerar qual o benefício que ela poderá trazer para a qualidade de vida do paciente. Por isso, a decisão entre dentadura fixa ou móvel é do paciente, no entanto, o mais indicado pelos profissionais na maioria dos casos é a fixa.
A dentadura fixa não precisa ser constantemente removida para higiene e é mais confortável na boca do paciente. Evitando machucar a gengiva por causa das constantes remoções. No entanto, toda dentadura precisa ser periodicamente revisada, seja móvel ou fixa. De modo que o dentista possa analisar se a prótese está perfeitamente encaixada e saudável na boca do paciente.
Evitando doenças na gengiva e também garantindo total conforto para mastigar. Porque a boca tende a naturalmente mudar seu formato e tamanho, como tudo no corpo ao longo dos anos. O que causa a necessidade de adaptações e novas dentaduras ao passar dos anos.
Usar dentadura é sinônimo de envelhecimento?
Não necessariamente! A depender da saúde bucal do paciente ele poderá manter os dentes naturais ao longo de todos os anos de sua vida. Portanto, aquela ideia de que todo idoso irá usar dentadura em algum momento da terceira idade é bastante equivocada.
O ideal na verdade é que o uso de dentaduras não seja tão normalizado. E que de fato os pacientes procurem ter uma higiene bucal saudável. De modo que possam manter os dentes naturais ao longo de toda vida. Afinal, essa é uma forma muito mais cômoda e econômica de lidar com a saúde bucal.
Tendo em vista que próteses como a dentadura são caras e precisam se constantes visitas ao dentista. Por isso, sai mais em conta e fácil cuidar da boca ao longo de toda a vida. Fazendo as limpezas dentais periódicas e a manutenção da higiene em casa, para evitar todas as doenças bucais em passos simples.
Última atualização em 03/05/2020 por Equipe +Odonto