CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Perda de dentes pode ser corrigida com implante dentário

“O implante dentário pode resolver a perda de dentes permanentemente. No Brasil esta se tornando normal ver pessoas com um sorriso faltando alguns dentes laterais ou traseiros. Se você tem todos os dentes na boca, parabéns, isso certamente é uma raridade. A verdade é que à medida que envelhecemos, o número de dentes tende a diminuir cada vez mais. Nos dias atuais a falta de dentes não é apenas um problema estético.”

  • A perda de dentes tem implicações maiores para sua saúde bucal e também afeta a saúde física no geral.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Por causa desta perda de dentes causada por inúmeros motivos, muitas pessoas estão optando por substituir seus dentes perdidos pela tecnologia odontológica dos implantes dentários.

Como corrigir a perda de dentes?

corrigir a perda de dentes com implante dentário

Os implantes dentários são hoje uma das maneiras mais seguras, confiáveis e comprovada de corrigir o sorriso da perda de dentes.

Cada implante fica enraizado em seu maxilar, como se fosse um dente real, e possui uma coroa bem feita e durável que se encaixe perfeitamente sumulando um dente perfeito na boca.

Os implantes dentários funcionam tão bem quanto os dentes naturais, parecem dentes reais e, o melhor de tudo, eles duram praticamente uma vida toda houver uma higiene bucal correta.

Ao contrário do que se pensa, os procedimentos cirúrgicos para a realização do implante dentário não é um processo penoso e pode ser realizado normalmente em apenas quatro etapas bem simples.

Leia também: Principais cuidados após implante dentário

1. Marcar uma consulta com um implantodontista

O passo a passo para realizar o implante dentário começa ao marcar uma consulta com um dentista. Antes de mais nada, o dentista deve aconselhá-lo sobre quais são os seus objetivos. Em geral, logo na primeira consulta é realizado um exame bucal para garantir que sua saúde oral e bucal esteja boa o suficiente para receber os implantes.

Se o dentista encontrar algum tipo de doença gengival ou outros problemas dentários, poderá ser recomendado procedimentos ou tratamentos adicionais para resolver esses problemas antes de prosseguir com os implantes dentários.

Com a ajuda das novas tecnologias de escaneamento de última geração, os dentista cria um modelo de todos os seus dentes.

Este modelo é a chave que faz a diferença em todo o processo, o implante dentário digital é feito para eliminar qualquer suposições do processo de implante, com essa tecnologia, seu implante dentário será aplicado com rapidez e precisão.

2. Desenvolvimento de um plano cirúrgico para o implante

A partir do uso do modelo 3D que foi criado pelo dentista através das varreduras digitais, será elaborado mesmo ambiente virtual, o planejamento digital do sorriso, planejamento virtual de próteses e planejamento cirúrgico e, em seguida, a realização de algumas simulações de cirurgia.

Isso vai permitir que o dentista otimize completamente o procedimento e projete as restaurações com cuidado e precisão na hora de realizar o procedimento ao vivo.

O melhor de todo esse processo digitalizado, é que pode ser feito entre as consultas, a ideia é reduzir a quantidade de tempo que você ficará sentado na cadeira do dentista para o tratamento.

O processo dá condições de mostrar até mesmo uma simulação 3D da cirurgia antes mesmo que ela aconteça, o paciente consegue saber exatamente como tudo vai funcionar.

3. Usando o Guia Cirúrgico

Com o plano cirúrgico criado, seu dentista imprimirá um guia cirúrgico personalizado, criado sob medida para você com base nas dimensões da sua boca.

Este guia cirúrgico é a peça chave do processo que permite uma implantação de todos os dentes de forma rápida, segura e sem erros.

4. Implantes e Procedimentos

Finalmente, será a hora do procedimento real. Enquanto uma cirurgia de implante tradicional pode levar mais de duas horas, os implantes dentários digitais podem ser colocados em cerca de quinze minutos, graças à precisão e eficiência do guia cirúrgico impresso em 3D.

Além disso, os implantes dentários são colocados sem cortes na gengiva, apenas com uma pequena incisão, o que significa menos desconforto e um processo de cicatrização mais fácil.

Implantes dentários para corrigir perda de dentes

Benefícios e vantagens dos implantes dentários na perda de dentes

Parecem dentes naturais: Uma das maiores vantagens de um implante na perda de dentes é que ele restaura o poder de mastigação total. A maioria dos pacientes não consegue distinguir entre seus dentes naturais e o dente do implante. Eles podem comer com ele normalmente, e também podem escovar e usar fio dental normalmente.

Duram uma vida inteira: Enquanto uma ponte dentária pode durar apenas cerca de 10 anos, os implantes dentários podem durar uma vida inteira. O implante é feito de titânio e se integra ao maxilar. É biocompatível, o que significa que não é tóxico e não é rejeitado pelo organismo. Em suma, faz um dente de substituição poderoso.

Previnem a perda óssea: A perda óssea ocorre na mandíbula quando não há raízes dentárias (ou implantes) mantendo o osso da mandíbula estimulado. Onde não há dente, o osso da mandíbula no espaço vazio se deteriora devido à falta de estimulação. Se nenhum implante for colocado no primeiro ano de perda de um dente, essa área óssea perde 25% de seu volume e a perda óssea continua ao longo dos anos.

As dentaduras podem até acelerar a perda óssea, pois muitas vezes se soltam e, em seguida, esfregam contra a crista óssea, desgastando-a gradualmente. Como um implante substitui a raiz e o dente, e a mastigação é restaurada ao normal, ele fornece a estimulação necessária para o crescimento ósseo natural.

Mantêm os dentes adjacentes estáveis: A lacuna de um dente ausente pode fazer com que os dentes adjacentes se desloquem tortuosamente em direção à lacuna. Isso puxa os dentes para fora da posição e pode afetar sua mordida, sua capacidade de mastigar e sua aparência. Pode causar interferência que dificulta a substituição do dente mais tarde. Uma mordida ruim também pode levar a problemas com a ATM (articulação temporomandibular) e pode resultar em dor e dores de cabeça.

Ajudar a mantê-lo livre de doenças gengivais: Uma lacuna dentária ausente pode atuar como uma armadilha para alimentos e bactérias e pode levar à doença gengival.

Prevene flacidez facial e envelhecimento precoce: A flacidez facial pode ser um efeito indesejado da perda óssea resultante da falta de dentes. É aqui que o terço inferior da face começa a desmoronar, diminuindo gradualmente a distância entre a ponta do nariz e o queixo. As alterações podem incluir excesso de rugas ao redor da boca, lábios finos e um queixo mais pontudo, fazendo com que a pessoa pareça muito mais velha do que sua idade real.

Leia mais sobre: Como e onde encontrar lugar para colocar implante dentário gratuito?

*** O trabalho da implantodontia consiste na reconstrução de parte do dente por meio de um implante, instalado no osso do maxilar ou mandíbula por processo cirúrgico. No caso de ausência de um ou mais dentes, é feita a instalação de implantes de titânio, popularmente conhecidos como “pinos”, que substituirão esses dentes.

Última atualização em 10/05/2022 por Kleber Miranda, Revisado por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.