CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dente do Siso Inflamado: Causas e melhores tratamentos

Quais as principais causas de dente do siso inflamado e quais são os melhores tratamentos para amenizar a dor causada por este problema bucal. Continue a leitura e obtenha toda a informação necessária.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os dentes do sisos, conhecidos popularmente como dentes do juízo, são os últimos elementos da arcada dentária a “nascerem”, e costumam surgir entre os 17 e os 21 anos de idade. Eles podem tanto nascer cedo como só aparecer no auge de fase adulta.

O maior problema relacionado aos dentes do sisos é que quando eles estão prestes a brotar na gengiva, existe uma grande chance de haver inflamação na região e causar dores intensas.

dente do siso inflamado

Quais são as causas de inflamação no dente do siso? Por que isso acontece? Como aliviar a dor do dente do siso inflamado? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Sinais de dente do siso inflamado

De modo geral, quando o dente do siso está inflamado normalmente o indivíduo sente:

  • Dor de dente aguda com sensação de latejamento.
  • Dor no rosto, na região próximo à mandíbula.
  • Dor de cabeça.
  • Vermelhidão no local do nascimento do dente siso.

Vale lembrar que estes sintomas também podem ocorrer quando o dente do siso está nascendo, no entanto são suportáveis.

Por que o dente do siso inflama?

Por mais que aconteça repentinamente, o principal motivo para dente do siso inflamado é a erupção parcial.

Isso leva à inflamação chamada pericoronarite e pode gerar muita dor na região, dificuldade de abertura da boca, o chamado trismo, edema, ou seja, inchaço e ainda provocar mau hálito.

Não são todos os casos que a extração dos sisos é necessária, o procedimento depende da gravidade de cada caso em particular. Porém, no caso de inflamações constantes, a infecção pode ser combatida para que seja programada em seguida a extração.

A remoção do siso deve ser feita dentro de alguns dias.

Quando você precisa remover o siso mas não faz a remoção, eles podem causar muita dor, cárie dentária, lesão cística ou tumoral, reabsorção de raízes de dentes adjacentes, problemas ortodônticos, e vários outros problemas.

Se você está com o dente do siso inflamado, abaixo você vai entender melhor como buscar ajuda e o que pode fazer para aliviar este tipo de incômodo.

O que fazer ao estar com o dente do siso inflamado?

Em diversos casos a inflamação do siso acontece por conta de condições agudas que precisam de pronto atendimento.

Este cenário pode evoluir para um quadro infeccioso mais grave, principalmente em casos onde os dentes sisos ainda não irromperam completamente.

Com o diagnóstico, existem três possibilidades:

  1. Erupção total do dente de forma natural.
  2. Remoção do retalho de gengiva ou;
  3. Extração do dente.

O dentista deve limpar a área ao redor e sob a gengiva para remover partículas de alimentos e orientar o paciente em como fazer o mesmo. A partir de um exame do caso ele é capaz de determinar se a extração do dente do siso é a melhor ou a única medida a ser tomada.

A boa higiene bucal é essencial para a sua saúde e começa com a escovação pelo menos duas vezes ao dia e o uso diário de fio dental. Você deve usar um creme dental específico para prevenir a cárie, pois ela pode ter consequência ainda maiores em um dente inflamado.

Dependendo da gravidade da situação a pericoronarite pode evoluir para uma condição de risco de vida, de acordo com a Associação Canadense de Odontologia.

Leve sua melhor escova de dentes elétrica ou comum, creme dental e fio dental sempre com você para manter sua rotina em dia. E lembre de agendar check-ups regulares com seu dentista, no mínimo a cada seis meses. Isso ajuda a detectar e tratar problemas bucais com mais rapidez e evitar danos à sua saúde bucal.

Como aliviar a dor de dente do siso inflamado?

É essencial que procure um dentista ao sentir dores de dente. Ele vai poder examinar e detectar o problema de forma mais rápida e segura. Desta forma você não vai se arriscar a transformar a sua situação em algo mais grave.

No entanto, depois de visitado um profissional e iniciado o tratamento, existem algumas receitas caseiras que podem ajudar a aliviar o seu desconforto.

Confira a seguir 3 das principais receitas caseiras para aliviar dores do siso.

1. Enxaguar a boca com água morna

Enxaguar a boca pode ajudar a aliviar a dor nos dentes.

Experimente este remédio simples: em uma xícara de água morna, acrescente uma colher de chá de sal e mexa para dissolver. Você deve fazer um bochecho com essa mistura por cerca de 30 a 60 segundos, depois cuspa na pia. É possível repetir esse bochecho quantas vezes forem necessárias durante o dia.

2. Anestesiar o dente com Benzocaína

A anestesia do dente é uma solução simples de atenuar a dor, especialmente se ela estiver atrapalhando rotina e você já tiver tentado e falhado com outros métodos.

Desta forma você pode espalhar um produto à base de gel na gengiva, no local onde os dentes do siso estão irrompendo. O resultado será melhor se usar um pedaço de tecido para secar a área antes da aplicação.

A mesma pode ser feita conforme necessário ao longo do dia.

3. Cravo ou óleo de cravo

O cravo ou óleo de cravo pode ajudar a amenizar dores de dente, incluindo os dentes do siso, naturalmente.

Você deve pegar um cravo inteiro, não o esmague nem corte, e coloque ele na boca, diretamente no local de maior irritação. Mantenha o cravo na boca até sentir uma sensação de dormência no local.

Já com o óleo de cravo, basta aplicar um pouco em uma bola de algodão ou cotonete e passar suavemente no local.

Estes são apenas alguns dos remédios mais usados para ajudar no alivio da dor de dente do siso. Você pode conferir a lista completa e todas as receitas acessando nosso post: Remédios caseiros para aliviar dor de dente.

Leia também outros artigos sobre dores nos dentes:

Última atualização em 15/06/2022 por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.