CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ortodontia: O que é, tipos e como funciona o tratamento ortodôntico?

“Ortodontia é uma especialidade odontológica especializada em corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada na boca. É a área da odontologia muito procurada por quem quer mudar seu sorriso de uma maneira estética e funcional.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O tratamento ortodôntico torna o sorriso mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável. Além disso, dentes com possibilidade de durar a vida toda sem complicações. O especialista neste campo é chamado de ortodontista, e precisa fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Ortodontia

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente se tornam difíceis de serem mantidos limpos. Sendo assim, propensos a serem perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Outro fator é o possível desenvolvimento de um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Neste post, vamos explicar definitivamente o que é um ortodontista, quando procurar um profissional nesta área, como funciona o tratamento e quais os tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis. Confira!

O que é ortodontia?

A ortodontia é a área da odontologia responsável pelo estudo, prevenção e correção dos dentes e dos ossos maxilares, melhorando o sorriso, mastigação e até mesmo a fala.

Quando procurar um ortodontista?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você precisa de um tratamento ortodôntico. Ele pode usar como base alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias panorâmicas.

Dessa forma, o ortodontista ou dentista pode decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Existem alguns problemas que específicos que podem indicar a necessidade de um tratamento com esse tipo de profissional.

  • Sobremordida, também chamado de “dentes salientes” — é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase totalmente os dentes inferiores. Tendo como resultado um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior;
  • Mordida cruzada anterior — é quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás;
  • Mordida cruzada — se trata de quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente;
  • Mordida aberta — é caracterizado em um espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam;
  • Desvio de linha mediana — se trata de quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior;
  • Diastema — são falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca completamente;
  • Apinhamento — se trata de dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

tratamento ortodontico

Como funciona um tratamento ortodôntico?

O tratamento ortodôntico usa de diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, que ajudam a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos colocam uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que vai determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

O aparelho dentário serve para corrigir a posição dos dentes não apenas para fins estéticos, mas pode ainda contribuir para a importante função de melhorar a mastigação, por exemplo. Além disso, o aparelho também melhora a qualidade da fala, da respiração, entre diversas outras aplicações.

Quem pode usar aparelho ortodôntico? E quando?

Embora seja muito comum ver crianças e adolescentes usando aparelho, pessoas de todas as idades podem recorrer a esse tipo de tratamento. No entanto, é preciso ficar atento, pois existem certas limitações. É possível citar entre elas a situação do tecido do osso de suporte, pois o dente está ligado ao tecido ósseo e gengival.

Problemas como a periodontite, podem ser agravados com o uso de aparelho. No entanto, o caso de cada pessoa tem suas particularidades. Por esse motivo é muito importante que você faça uma avaliação com um dentista, só assim irá saber o que pode ou não pode ser feito.

Não existe uma idade mínima para começar o tratamento com uso de aparelho. Porém, é recomendado que os pais procurem um ortodontista a partir do início da dentição decídua, ou seja, dos dentes de leite. A duração do tratamento depende da gravidade do problema, da idade, da resposta do paciente a ele e dos seus cuidados.

Tipos de ortodontia

  • Ortodontia Preventiva — evita a chamada má oclusão, ou seja, a falta de encaixe perfeito entre as arcadas dentárias, que podem prejudicar o desenvolvimento dos dentes. Seu objetivo é eliminar hábitos como chupar o dedo ou a colocação anormal da língua entre os dentes;
  • Ortodontia Interceptiva — interrompe processos da má oclusão, para então poder evitar problemas mais acentuados e eliminar as causas do problema;
  • Ortodontia Corretiva — diferente do caso anterior, aqui a má oclusão já está estabelecida e o propósito é tratar ela. Sendo assim, é necessário o auxílio de aparelhos mais complexos;
  • Pré-protéticos — move alguns dentes e assim então faz com que seja possível a confecção de próteses e implantes;
  • Orto-cirúrgicos — trata de problemas mais sérios de má oclusão. Geralmente associados à alteração na base óssea. É necessário então usar além da ortodontia, procedimentos cirúrgicos nos ossos da face para solucionar o problema.

Manutenção do aparelho ortodôntico

Devo fazer a manutenção do aparelho ou não é tão importante assim? Essa é uma dúvida que persegue muitos brasileiros. É preciso entender que não fazer a manutenção do aparelho pode prolongar muito o seu tratamento ortodôntico, uma vez que neste tipo de consulta o ortodontista irá apertar o aparelho para que os dentes se encaixem ao novo molde e fiquem perfeitamente alinhados. Além disso, as borrachinhas do aparelho começam a degradar, incham e acumulam placa bacteriana.

Planos com aparelho dentário

Última atualização em 20/07/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.