Dor de dente na gravidez: Veja como evitar e como tratar

“A dor de dente na gravidez requer cuidados diferenciados e especiais em uma consulta urgente ao dentista! O fato é que grande maioria das mulheres não faz ideia de que visitas regulares ao dentista são de extrema importância durante toda a gestação e por isso, acabam negligenciando a saúde bucal profissional.”

Por constatar isso, nesse artigo iremos te explicar tudo sobre a importância de ir ao dentista na gravidez e também, a necessidade de tratamento da dor de dente na gravidez com rapidez e eficiência, confira a seguir!

Como evitar dor de dente na gravidez (gestação)?

Dor de dente na gravidez: Veja como evitar e como tratar

Ter bons hábitos de higiene bucal é fundamental em toda a vida, desde criança até a idade adulta e velhice, e especialmente na gestação para evitar problemas orais, bucais e a temida dor de dente.

Os hábitos são os mesmos e não muda para mulheres esperando bebê:

• Escovar os dentes após cada uma de suas refeições
  • Usar fio dental como recomendado pelo dentista
  • Fazer enxaguante bucal sempre que possível

Esses são apenas os cuidados mais essenciais durante toda a gestação, além de realizar uma boa escovação da língua com um limpador de língua de preferência e todas as estruturas da boca.

Higienizar os dentes é mínimo suficiente para manter uma boca limpa e saudável. E na gravidez é necessário ter maior cuidado com a saúde bucal por uma série de fatores.

Pesquisas apontam que muitas mulheres apresentam gengivite durante a gravidez, gengivite é o acúmulo de bactérias na gengiva. Essa doença bucal pode ser eliminada com o simples hábito de usar fio dental e escovar bem os dentes com creme dental toda a boca, já garante a remoção das placas bacterianas.

A gengivite é causadora de dores na gengiva e pode desencadear maior facilidade para o surgimento de cárie dentária.

Cáries dentárias são comuns durante a gravidez?

Sim! Infelizmente, os enjoos constantes e a menor capacidade de produzir saliva (boca seca) são fatores comuns durante a gestação e ocasionam dificuldade na higienização da boca.

Muitas grávidas não conseguem usar enxaguante bucal por causa do sabor que desencadeia ânsia, assim como os demais produtos de higiene bucal, como a própria pasta de dente ou creme dental. Portanto, vale a pena estar disposta a experimentar novos produtos para encontrar o sabor que se encaixa melhor nessa fase.

Uma ótima maneira de evitar comprar produtos e desperdiçar dinheiro, é optando por versões menores dos produtos que deseja testar. Assim, não ficará com itens de higiene grandes e caros parados em casa sem uso por causar enjoo.

Durante os nove meses a melhor ferramenta para evitar dor de dente na gravidez e realizar uma melhor higiene bucal, bem como, outros problemas como cáries e gengivites, além de fazer pelo menos duas consultas periódicas em um dentista próximo.

Dor de dente na gravidez precisa de acompanhamento profissional

Com certeza precisa de um dentista ou profissional especializado em saúde da boca. A gestação é um período no qual toda a saúde do corpo feminino é alterada, inclusive a saúde bucal. Tendo em vista que, o objetivo principal do organismo é nutrir o bebê e proporcionar uma gestação saudável.

• A boa alimentação, acompanhamento médico e um dentista são grandes aliados durante a gestação para evitar dor de dente na gravidez e problemas mais sérios.

Por isso, vale a pena que toda gestante inclua a ida ao dentista como um cuidado do próprio pré-natal. Tendo como principal objetivo preservar a saúde e integridade de seus dentes durante todas as fases da gestação.

Visitar regularmente seu dentista permite a limpeza profunda dos dentes e boca em geral, eliminando placa bacteriana e tártaro nos dentes, também servirá para prevenir o surgimento de cáries e outros problemas na cavidade oral.

*** Ao longo das visitas, é possível tratar questões de saúde bucal que sejam identificadas.

De modo que, o dentista possa dar todo o suporte necessário para que a mulher não acabe sofrendo com dor de dente na gravidez. Afinal, esse tipo de desconforto sempre deve ser evitado com a adoção de cuidados adequados durante toda a vida, em especial durante a gestação de filho ou filha.

o que fazer em uma emergência de dor de dente na gravidez

Dor de dente na gravidez: o que fazer em uma emergência?

Quando uma dor de dente surge de repente, a grávida pode lidar com o problema de diferentes maneiras.

Desde a ida emergencial ao atendimento com dentista ou um profissional +odonto da área, até cuidados caseiros quando não existe a possibilidade de um atendimento imediato e especializado.

1. Aplicar gelo na região dolorida

O gelo tem efeito anestésico e anti-inflamatório o que possibilita ótimos resultados em apenas 15 minutos de aplicação. Por isso, é um grande aliado quando surge dor de dente na gravidez e o dente não apresenta sensibilidade significativa.

É importante proteger o gelo com um pano e aplicar no rosto, diretamente na região do dente que está causando dores.

Com a aplicação de gelo na região por 15 minutos, será possível anestesiar levemente a área, evitando que a dor continue incomodando. É possível colocar gelo por 15 minutos 3 vezes ao dia, para evitar que a dor volte a ser um problema.