CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Esmalte do Dente: O que é e qual a importância?

“Certamente você já ouviu falar em esmalte do dente e como é importante preservá-lo, não é mesmo? Mas você realmente sabe o que é esmalte dentário e qual sua função? Continue a leitura do texto, explicaremos tudo que você precisa saber sobre esmalte dentário e como protegê-lo!”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Todos querem um sorriso bonito e saudável, o que geralmente é associado à dentes brancos. O esmalte do dente está diretamente ligado à tonalização do dente. Ele está localizado externamente, e possui um papel fundamental na proteção da saúde dentária. O seu desgaste pode trazer muitos prejuízos para a região bucal.

Esmalte do Dente

Se você chegou até este conteúdo é porque quer entender o que é esmalte dentário, sua função, o que causa o desgaste do esmalte e formas de proteger o esmalte do dente. Continue a leitura e saiba tudo.

O que é o esmalte do dente?

O esmalte do dente é uma das estruturas principais que compõem o dente, junto à dentina e polpa. Ele é o tecido mais mineralizado e resistente do corpo humano. Isso significa que sua composição apresenta, aproximadamente, 97% de minerais, os restantes 3% são compostos por água e materiais orgânicos.

A espessura do esmalte vai desde a ponta da coroa até à junção amelo-cementária. Na coroa, a espessura é maior, e vai reduzindo-se à medida que se aproxima da gengiva. Apesar de todas as pessoas gostarem de exibir dentes brancos, isto nem sempre é possível. Isso porque é a dentina que determina a sua tonalidade, podendo variar a sua cor, de amarelo claro a branco acinzentado ou até mesmo a branco azulado.

O processo de formação do esmalte é chamado de amelogénese, e se inicia a partir do quarto mês de gravidez, e que ocorre em duas fases bem distintas: a fase de secreção e a fase de maturação.

Durante a primeira fase, existe um envolvimento entre proteínas e matrizes orgânicas, que dão origem a um esmalte que ainda não possui a totalidade dos minerais. Já na segunda fase a mineralização do esmalte é concluída, já com o aspecto final. Nesta fase, ocorre a redução da porosidade do dente.

Qual a função do esmalte dentário?

O esmalte é uma estrutura fundamental, sendo então responsável por proteger todo o dente. Ele é a camada mais dura e, por isso, é capaz de servir de barreira para a dentina e nervos. Dessa forma, sua função é prevenir esses elementos internos de algum problema, como por exemplo a cárie e sensibilidade nos dentes.

O esmalte dentário é a camada que está em constante contato com os alimentos e a saliva. Por isso ele você deve ter atenção extra em relação á ele. E a melhor forma de fazer isso é praticando hábitos saudáveis de higiene bucal.

Quais os problemas podem ocorrer com o desgaste do esmalte?

A causa mais frequente de desgaste do esmalte é através das cáries dentárias. Elas surgem principalmente com a ingestão de açúcar e de alimentos ácidos. Eles possuem a capacidade de dissolver o esmalte quando em contacto com as bactérias existentes na boca.

A interação entre os açúcares e as bactérias permite a formação do ácido láctico e baixa o pH da boca. Por conta da presença deste ácido e de um pH baixo, os cristais de hidroxiapatita do esmalte vão desmineralizar, permitindo que as bactérias invadam o dente e provoquem ou aprofundem a cárie.

Alguns hábitos também podem contribuir para a desmineralização, como usar escovas de dente duras, cremes dentais abrasivos ou fazer uso de muita força durante a escovação. Se o esmalte dental for partido ou deteriorado por qualquer razão, não existe a possibilidade de se auto-reconstruir. Para isso é necessário procurar um tratamento com um dentista.

Como proteger o esmalte dentário?

Para proteger o esmalte dos dentes a melhor solução é manter os hábitos de higiene bucal saudáveis. Para isso, use fio dental, faça a escovação com uso de um creme dental com flúor e, para finalizar, use o enxaguante bucal.

Dessa forma é possível fortalecer o esmalte dental, protegendo ele principalmente das cáries. É recomendado também que evite o consumo de bebidas ácidas, como refrigerantes, para ajudar no combate ao seu desgaste. Além disso, você deve visitar o dentista pelo menos a cada seis meses.

As principais medidas de cuidado com o esmalte dental podem ser resumidas em:

  • Evitar refrigerantes, dar preferência à bebidas sem açúcar e sem acidez (como leite, água ou sumos naturais)
  • Se por acaso consumir refrigerantes, beber água depois, é uma forma a eliminar os resíduos do mesmo
  • Não escovar os dentes logo após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, uma vez que o esmalte está mais vulnerável
  • Manter uma alimentação equilibrada, evitando açúcares e outros componentes que danificam os dentes
  • Optar por uma pasta de dentes pouco abrasiva
  • Manter uma higiene bucal saudável
  • Visitar o dentista pelo menos a cada seis meses

Última atualização em 30/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.