“Aparelho dentário fixo, móvel, transparente Invisalign e tantos outros. Com a tecnologia da ortodontia e as especialidades da odontologia específicas que ajudam na correção do mau posicionamento dos dentes e das estruturas ósseas da boca, a chance de conseguir melhorar a estética dos dentes e até facial ficou muito mais fácil para todos os pacientes dentários.”
Se você precisa usar aparelho dentário e esta curioso para saber quais são os principais tipos disponíveis em dentistas, clínicas e consultórios dentários? Continue a leitura sem hesitar!
O aparelho dentário não só serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos, ele sem sombra de dúvidas pode ainda contribuir para a importante função de melhorar a mastigação, por exemplo. Além disso, ele também melhora a qualidade da fala, da respiração, entre diversas outras.
A seguir você vai ver os tópicos:
Aparelho dentário
Seu principal objetivo do aparelho dentário, no entanto, é prevenir, impedir ou fazer a correção do mau posicionamento dos dentes e das estruturas ósseas da face. A intenção é criar com tratamentos e procedimentos um equilíbrio dental e facial satisfatórios.
Além da técnica e do aparelho para alinhar os dentes usado é muito importante escolher bem o cirurgião-dentista e, com maior treinamento específico, o especialista em ortodontia.
O ortodontista é quem, por meio do estudo do caso, vai determinar o tipo de aparelho dentário é mais indicado para o tratamento do seu caso em especial. Atendendo assim, as necessidades funcionais e estéticas que devem ser necessárias.
No entanto, para iniciar o tratamento ortodôntico simples ou complexo e conseguir obter sucesso em todos os procedimentos, o paciente deve estar com a saúde bucal totalmente em dia.
Isso porque a intervenção de um aparelho sem o tratamento adequado de problemas já existentes, podem acarretar em complicações de saúde no futuro. É para isso que serve a realização de avaliação e a tomada de exames de radiografia panorâmica antes da aplicação.
A radiografia panorâmica da cavidade bucal é muito importante para analisar o cenário completo e a posição de cada um dos seus dentes existentes.
Quais os tipos de aparelhos dentários?
- Aparelhos Preventivos: Sua finalidade é evitar a chamada má oclusão, ou seja, a falta de encaixe perfeito entre as arcadas dentárias, que podem prejudicar o desenvolvimento dos dentes. Seu objetivo é eliminar determinados hábitos como chupar o dedo ou a colocação anormal da língua entre os dentes.
- Aparelhos Interceptivos: Seu objetivo é parar os processos da má oclusão, para então poder evitar problemas mais acentuados e eliminar as causas do problema.
- Aparelhos Corretivos: Diferente do caso anterior, aqui a má oclusão já está estabelecida e o propósito é tratar ela. Com isso, é necessário o auxílio de aparelhos mais complexos.
- Aparelhos Pré-protéticos: Sua finalidade é mover alguns dentes e assim então fazer com que seja possível a confecção de próteses e implantes.
- Aparelhos Orto-cirúrgicos: Esse tipo de aparelho trata de problemas mais sérios de má oclusão. Geralmente associados à alteração na base óssea. Dessa forma é necessário usar além da ortodontia, procedimentos cirúrgicos nos ossos da face para solucionar o problema.
Leia também: Cores de Aparelho: Como escolher a cor da borrachinha do aparelho
Colocar aparelho dentário fixo e removível
Existem dois tipos de aparelhos ortodônticos que podem ser usados, o fixo e o removível. A escolha depende do tipo de problema que precisa ser corrigido. O mais usado é o aparelho fixo, que é constituído de bandas, fios, bráquetes e borrachinhas de aparelho coloridas. Com esse tipo de aparelho dentário, os dentes são puxados aos poucos para a direção correta.
Além disso, o fato de que não é possível que ele seja retirado pelo paciente faz com que os resultados sejam mais eficientes. No entanto, esse fator também exige maior cuidado com a higienização. Os aparelhos fixos podem ser feitos de metal, policarbonato, porcelana ou até safira.
Na mesma categoria existe ainda o aparelho lingual. Nesse modelo, os bráquetes ficam na parte interna dos dentes, ou seja, em contato com a língua. O que faz com que os dentes cubram eles.
Ele é muito procurado pelo fator estético. Porém também é indicado para pessoas que praticam esportes de impacto, isso porque em caso de pancadas, o trauma não cortará a boca.
No caso dos aparelhos removíveis, no entanto, existem ainda aqueles com finalidade preventiva ou interceptiva. Eles são geralmente indicados para o uso em crianças de até 12 anos. Seu objetivo é guiar os dentes e, ou ainda, os ossos para a posição correta durante o crescimento facial.
Existem ainda os aparelhos com finalidade de conter os resultados dos tratamentos em si. Esse caso é conhecido como contenção ortodôntica. Outro modelo muito usado dentro da categoria dos aparelhos removíveis é o alinhador. Ele é praticamente invisível e feito sob medida.
Nesse caso, sua tecnologia é bastante avançada. Ele é produzido com a ajuda de softwares e não possui fio ou suporte de metal. Os aparelhos desse tipo são feitos em séries e movimentam progressivamente os dentes a cada troca.
Como você pode ver, existem diversas opções.
Quem deve usar aparelho dentário?
Embora seja muito comum ver crianças e adolescentes usando aparelho dentário, pessoas de todas as idades podem usar. Porém, é preciso ficar atento, pois existem certas limitações. Podemos citar entre elas a situação do tecido do osso de suporte, pois o dente está ligado ao tecido ósseo e gengival.
Problemas nessa área, como a periodontite, podem ser agravados com o uso de aparelho. No entanto, o caso de cada pessoa tem suas particularidades. Por isso é muito importante que você faça uma avaliação com um dentista, só assim irá saber o que pode ou não pode ser feito.
Não existe uma idade mínima para começar a usar aparelho. Porém, é recomendado que os pais procurem um ortodontista a partir do início da dentição decídua, ou seja, dos dentes de leite.
A duração do tratamento vai depender da gravidade do problema, da idade, da resposta do paciente a ele e dos seus cuidados.
Problemas bucais que geralmente necessitam de uso de aparelhos
Pessoas que apresentam os problemas que iremos citar abaixo, podem ser um ótimo candidato a um tratamento ortodôntico:
- Sobremordida: neste caso, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores;
- Mordida cruzada anterior: a mordida cruzada anterior é semelhante ao “dente de bulldog”, quando os dentes inferiores estão muito a frente dos dentes superiores;
- Mordida cruzada: é considerado mordida cruzada quando a arcada dentária superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior quando você morde;
- Mordida aberta: fica um espaço quando o indivíduo fecha a boca;
- Desvio de linha mediana: o desvio de linha acontece quando o centro da arcada superior não encaixa com o centro da arcada inferior;
- Diastena: falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca;
- Apinhamento: muitos dentes para uma arcada dentária pequena demais.
Os riscos do uso de aparelho sem acompanhamento do dentista
Independentemente do tipo de aparelho dental que você vai usar, todo o processo deve ser feito e acompanhado por um cirurgião-dentista.
A aplicação de aparelhos fixos sem necessidade gera sérios problemas como a perda de dentes, repercussões ósseas, retração de gengiva, alergias e outros males que podem ser irreversíveis.
Planos odontológicos cobrem aparelho para dentes?
O aparelho para dentes não é obrigatório no Rol da ANS. Porém, existem algumas opções de planos odontológicos que cobrem aparelho dental, visto que as empresas precisam se diferenciar das demais e inovar em seus produtos para conquistar mais clientes.
Se você realmente precisa usar aparelho, pode ser interessante contratar um plano que cubra esse procedimento.
Última atualização em 09/05/2022 por Ana Carolina, Revisado por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto