“Muitas crianças, adolescentes e também adultos precisam usar aparelho ortodôntico para obter uma mordida correta e mais saudável. O aparelho móvel é um aparelho dentário removível que serve para alinhar os seus dentes e garantir um sorriso perfeito. Continue a leitura e entenda como ele funciona.”
O aparelho móvel pode ter a finalidade ortodôntica, ou seja, realizar pequenas movimentações na sua boca. Ou ainda pode ser de caráter ortopédico, e assim promover alterações ósseas. O tratamento de ortodontia ajuda a alinhar seus dentes para deixar sua mordida correta.
O aparelho fica encaixado na sua boca e pode ser retirado sempre que você quiser. E é por isso que o tratamento depende totalmente da sua colaboração e força de vontade. De modo geral, o aparelho móvel serve para fazer pequenas movimentações nos seus dentes.
Ele é capaz de organizar as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. É importante usar ele desde criança, isso porque o aparelho removível influencia diretamente no desenvolvimento ósseo da arcada. Seu uso contínuo ajuda a evitar complicações futuras.
O tratamento com o aparelho móvel não é tão dolorido como o do aparelho fixo. Isso porque ele é apertado apenas algumas vezes. Sendo assim, como as movimentações dos dentes são pequenas, a dor na verdade se torna apenas um incômodo.
A seguir você vai ver os tópicos:
Quem precisa usar o aparelho móvel?
O seu dentista vai avaliar o seu caso e determinar o melhor tipo de tratamento pra você. Por isso é importante fazer visitas frequentes ao profissional de saúde bucal. O ideal é que a cada seis meses você faça uma visita de rotina. Assim ele pode acompanhar o seu progresso e saber exatamente que tipo de cuidados serão necessários.
Geralmente, muitas pessoas preferem o aparelho móvel, por parecer mais prático, o que de fato é. Os aparelhos ortodônticos móveis oferecem um encaixe perfeito na sua boca. E ainda possui com a comodidade de poder retirar o aparelho a qualquer momento. Por conta disso, o tratamento depende muito da sua cooperação. Isso inclui também as manutenções necessárias.
O aparelho móvel é bastante indicado para crianças e adolescentes. Isso acontece pelo fato de eles estarem na fase de crescimento e, consequentemente, com os dentes ainda em formação. Esse tipo de aparelho pode contribuir bastante para o futuro da criança. Especialmente no que diz respeito à reeducação da musculatura facial e ao estímulo do desenvolvimento ósseo muscular.
Na maioria dos casos são crianças de 6 a 12 anos que já apresentem problemas de mordida, desalinhamento dos dentes, etc. É necessário nesse caso ter acompanhamento direto, isso porque no início, ele pode gerar certo desconforto e a criança pode passar a retirar o aparelho. Uma dica é usar aparelhos com borrachinhas coloridas e que chamam atenção.
É importante fazer uso do aparelho dental durante todo o período indicado pelo ortodontista, dia e noite, incluindo os ajustes mensais. Só assim o resultado final vai sair como o esperado. Por isso, se você for responsável por uma criança que vai usar esse aparelho, fique atento pra que ele não retire e assim tenha problemas futuros.
O aparelho móvel também é muito indicado por dentistas para servir de complemento do tratamento com o aparelho fixo. Ou seja, ao fim do tratamento com o aparelho fixo, você passa a substituir ele pelo aparelho móvel de contenção. E assim ele irá realizar o alinhamento final dos seus dentes, e conter os mesmos para a formação de uma arcada dentária perfeita.
Quanto tempo devo utilizar o aparelho de contenção?
O tempo de utilização do aparelho é determinado pelo dentista, porém aqui vamos dar uma estimativa do mesmo. Geralmente é recomendado usar o aparelho móvel de contenção por 24 horas por dia no início do seu tratamento. Essa rotina dura em torno de seis meses.
Depois que o seu quadro estiver mais estabilizado, o dentista pode pedir a alteração do tempo de uso apenas durante a noite, também por cerca de 6 meses. Isso dura até que o tratamento esteja finalizado. O período de um ano é geralmente considerado o tempo ideal para o uso do aparelho móvel de contenção.
Cuidados com seu aparelho móvel
O mal uso, ou não uso do aparelho de contenção após o tratamento com o aparelho fixo gerar alguns problemas. Isso porque o paciente pode perder o controle da função mastigatória e a estética do sorriso. Isso também pode gerar também desalinhos e abertura entre os dentes. Além de problemas como retração da gengiva. Por isso, siga à risca as instruções do profissional.
Agora se você já está usando ou pretende usar o aparelho, existe alguns cuidados que deve seguir. O aparelho móvel tem o benefício de conseguir se manter limpo por muito mais tempo. No entanto, é importante não esquecer de fazer a limpeza diária adequada.
A manutenção do aparelho deve ser feita usando os mesmos produtos e acessórios de uma higiene bucal cotidiana. Portanto use uma escova e pasta de dentes, ou ainda água e sabão neutro. Você pode também reforçar a limpeza colocando o aparelho em um copo com enxaguante bucal que possua alguma ação bactericida.
No momento de guardar o seu aparelho móvel, sempre coloque-o dentro da sua caixa adequada. A mesma que geralmente é fornecida pelo ortodontista junto com o acessório. Este cuidado ajuda na conservação do aparelho e protege ele de bactérias.
Última atualização em 20/07/2020 por Equipe +Odonto