4 situações para nunca usar os dentes como ajuda ou ferramenta

Quase todos nós temos o costume de usar os dentes como ferramentas, achamos que eles servem para tudo como um alicate suíço. Então se você tem esse costume, nossa dica é para parar de cometer esse erro de usar os seus dentes em 4 situações que explicamos aqui com detalhes.

Seus dentes foram feitos para comer, eles ajudam na digestão ao triturar os alimentos, e não para servir de tesoura, faca, abridor de garrafas ou segurar coisas quando suas mãos não podem ser usadas.

Quando você faz esses tipos de coisas, sem dúvidas coloca em primeiro lugar o risco de quebrar os dentes, pode ferir sua mandíbula, criar feridas na boca ou por acidente até engolir algo que não deveria causando engasgo e sufocamento no pior das hipóteses.

4 situações para nunca usar os dentes como ajuda ou ferramenta

Situações para não usar os dentes jamais

Quem nunca faz algo parecido como descrevemos, o fato é que muitas vezes os dentes se enquadram como as ferramentas perfeitas para uso em algum momento, especialmente quando as mãos estão ocupadas com outras coisas.

Embora por instinto sejamos tentados a usar nossos dentes como abridor ou cortador quando não temos os objetos próprios para isso à mão, pode até funcionar, mas isso certamente pode causar danos graves ou até trincar ou quebrar os dentes.

O Dr. Carlos Medina, Dentista especializado em cirurgia e traumatologia, informa alguns exemplos de atitudes cotidianas que algumas pessoas fazem como os dentes, mas que você não deve jamais fazer, especialmente se esta em tratamento ou passou por algum procedimento como a colocação de facetas ou implantes dentários:

1. Não use os dentes para abrir coisas.

Usar os dentes para abrir coisas como garrafas de cerveja ou refrigerantes, envelopes, embalagens, rasgar sacos plásticos etc., não é com certeza uma boa ideia. Essas atividades além de causar a rachadura ou lascar os dentes, são perigosas para as gengivas, se você estiver abrindo algo e ele escorregar, o objeto pode cortar causando ferimentos difíceis de curar.

Em muitos casos relatados, pode até acabar danificando permanentemente os dentes e precisar de restauração dentária com a colocação de coroas dentárias, facetas dentárias de resina ou facetas de porcelana, obturações ou até mesmo implantes dentários.

Usar os dentes como tesoura ou abridor pode deixá-los fracos, moles, afundá-los e causar rachaduras que podem aumentar o risco de infecção e doenças bucais.

2. Não use os dentes para mastigar objetos que não sejam alimentos.

Os dentes servem para mastigar alimentos e apenas alimentos, somente isso, nada mais. Usar os dentes para mastigar objetos estranhos é perigoso por diversos motivos previsíveis, dor e traumas.

Primeiro, mastigar objetos que não são para se alimentar traz o risco de asfixia e engasgamento. Mastigar objetos estranhos também pode fazer com que seus dentes lasquem, percam parte do esmalte, rachem ou até se tornem moles causando a queda e/ou se tornam quebradiços.

Outro detalhe de mastigar objetos aleatórios é tornar isso um hábito viciante assim como roer as unhas. Algumas pessoas fazem isso sem nem sequer perceberem que fazem. Pense em alguém que você conhece que gosta de mastigar tampas de canetas e você vai lembrar de alguém.

Não usar os dentes para segurar itens aleatórios

3. Não use os dentes para segurar itens aleatórios.

Segurar canetas, copos, garrafas, pratos e tanto outros tipos de objetos na boca não é bom para os dentes ou para a saúde bucal, pois pode desgastar os dentes. Seus dentes não devem ser usados ​​como uma terceira mão para segurar objetos estranhos.

Se você quer manter seus dentes alinhados e não correr riscos desnecessários o conselho é não fazer nada do que estão falando nessas quatro dicas. E por último!

4. Não mastigar cubos de gelo.

O esmalte do dente é como um cristal protetor. O gelo também é um cristal. Quando você empurra dois cristais um contra o outro, um tende a quebrar”, diz o Dr. Carlos Medina. “Na maioria das vezes quem quebra é o gelo, mas às vezes acontece o contrário, é o dente, a obturação ou as facetas que quebram.” O  melhor é tentar esquecer esse tipo de hábito, beba bebidas geladas sem gelo de preferência ou use um canudinho para não ficar tentado em mastigar o gelo.

“O risco de mastigar gelo para os dentes e gengiva é maior do que o prazer de mastigá-lo por alguns segundos”, diz o Dentista.
Embora nossos dentes sejam projetados para mastigar e quebrar os alimentos, eles não são necessariamente projetados para mastigar tudo.

Cuide da higiene e da sua saúde bucal

Mastigar unhas, canetas e lápis por um pequeno descuido podem causar danos aos dentes, além disso, tem o fato de colocar pressão desnecessária na articulação da mandíbula.

Outro problema de saúde bucal e higiene que é importante relatar, em geral, esses objetos estão cobertos de bactérias e germes nocivos que se ingeridos, podem deixar as pessoas doentes ou intoxicadas.

Atenção, usar os dentes como ferramentas para qualquer outra função que não seja o que eles foram projetados pela natureza pode ser muito perigoso, então, faça o básico usando os dentes apenas para mastigar a comida.

Onde obter cuidados necessários em caso de problemas dentários?

Se você sofrer uma lesão no dente ou na gengiva, a recomendação é ligar para um dentista mais próximo, seu dentista familiar ou de confiança para agendar uma consulta o mais rapidamente possível para obter os cuidados clínicos necessários e voltar a sorrir novamente.

Se você usou seus dentes como ferramenta e precisa de assistência odontológica para um dente quebrado ou lascado, tendo um plano odontológico fica mais fácil, se tiver um plano Hapvida, plano Amil Dental ou plano OdontoPrev clique nos links para saber tudo sobre isso aqui no Mais Odonto.