“Quem usa aparelho ortodôntico sabe que as manutenções são constantes. Esse procedimento não é feito à toa. É assim que o dentista coloca nos dentes uma força para que eles façam a movimentação ideal para o seu tratamento. Entenda como a manutenção do aparelho funciona.”
O uso do aparelho ortodôntico é muito comum e geralmente recomendado para adolescentes e adultos. Isso porque nessa faixa etária as pessoas já contam com os dentes permanentes e a estrutura da arcada bem formada. Desde que o paciente não apresente problemas como cáries, gengivite, ou algo do tipo, não há nenhuma contraindicação para esse tipo de tratamento.
Se o seu dentista indicou ou você começou a usá-lo e quer entender como é feita a manutenção do aparelho dentário, está no lugar certo! Abaixo você vai entender como funciona, qual a função do aparelho e como é feita a manutenção para deixar seus dentes alinhados e bonitos.
A seguir você vai ver os tópicos:
Como funciona o tratamento ortodôntico?
O aparelho dental é usado para corrigir a posição dos dentes e promover uma melhora na mastigação, além de fins estéticos. Ajuda também na qualidade da fala, respiração e outros aspectos.
O tratamento com esse tipo de aparelho dura em média dois anos. Depois o aparelho é removido, o paciente pode ter que usar uma placa de contenção, que serve para conter novas movimentações e manter o alinhamento. No geral, para a arcada superior a placa costuma ser móvel e na arcada inferior, fixa.
Qual a função da manutenção do aparelho?
A manutenção tem como principal função de ativar seu aparelho. Quando colocado, os dentistas planejam os movimentos que a ferramenta precisa fazer para atingir o resultado desejado. No entanto, com o passar do tempo, ele pode se soltar e fazer os movimentos sem tanta pressão nos dentes.
É através da manutenção que o dentista pode colocar forças sobre os dentes e com isso fazer com que eles se movimentam. Com isso os pacientes podem sentir um certo incômodo depois dessas consultas, o que é perfeitamente normal.
As manutenções constantes ajudam a acelerar o tratamento. Por isso mesmo que elas sejam incômodas é importante que você siga as recomendações médicas. Faltar essas consultas pode resultar no aparelho ficando mais tempo na sua boca.
Quando devo ir ao dentista fazer a manutenção do aparelho?
Especialistas indicam que o ideal é que as manutenções sejam feitas, no mínimo, em 3 semanas e idealmente a cada 4 semanas. O mais indicado é consultar o profissional que acompanha o seu tratamento ortodôntico e perguntar da frequência correta.
Como funciona a manutenção do aparelho fixo
O aparelho fixo é o modelo mais conhecido é um dos tratamentos mais procurados para a correção de dentes tortos ou de problemas de correção de mordida. Ele é uma ferramenta que exige atenção a médio e longo prazo. No entanto, pode proporcionar ótimos resultados.
Existem disponíveis diferentes versões de aparelho fixo. Algumas delas, como o chamado aparelho estético, por exemplo, tem seus bráquetes ou as peças coladas aos dentes feitos de materiais considerados com maior apelo estético. Esses tipos de materiais podem ser o policarbonato, a porcelana ou a safira, cada um com um grau diferente de translucidez.
Sendo assim não há a necessidade de utilizar e trocar as borrachinhas coloridas a cada consulta de manutenção. Isso porque neste caso, só os arcos com diâmetros e desenhos diferentes são trocados a cada consulta. Ou seja, essa diferença no desenho dos bráquetes faz com que o tempo de tratamento ortodôntico diminua.
O aparelho fixo possibilita a movimentação dos dentes por meio da aplicação da força nele. Isso acontece através de um arco que fica fixado aos braquetes. O ortodontista vai promovendo o alinhamento através do aparelho, e assim corrigindo problemas que vão de estéticos à funcionais.
Como funciona a manutenção do aparelho móvel
O aparelho móvel é removível e serve para alinhar os seus dentes e garantir um sorriso perfeito. Ele pode ter a finalidade ortodôntica, ou seja, realizar pequenas movimentações na sua boca, ou ainda pode ser de caráter ortopédico, e assim promover alterações ósseas. O tratamento ajuda a alinhar seus dentes para deixar sua mordida correta.
Esse tipo de aparelho não é tão dolorido como o fixo. Isso porque ele é apertado apenas algumas vezes. Dessa forma, como as movimentações dos dentes são pequenas, a dor na verdade se torna apenas um incômodo.
Ele tem o benefício de conseguir se manter limpo por muito mais tempo, facilitando a sua manutenção. No entanto, é importante não esquecer de fazer a limpeza diária adequada. Esta deve ser feita usando os mesmos produtos e acessórios de uma higiene bucal usados diariamente. Pode ser uma escova e pasta de dentes, ou ainda água e sabão neutro.
É possível ainda reforçar a limpeza colocando o aparelho em um copo com enxaguante bucal que possua alguma ação bactericida. No momento de guardar sempre coloque ele dentro da sua caixa adequada. Esta é a mesma que geralmente é fornecida pelo ortodontista junto com o acessório. Esse tipo de cuidado ajuda na conservação do aparelho e protege ele de bactérias.
A manutenção dói?
Temos o hábito de achar que tudo o que está relacionado com dentista é doloroso. A dor durante a manutenção do aparelho dependerá exclusivamente da força colocada pelo dentista para promover o alinhamento e correção dos dentes superiores e inferiores.
Neste casos, o psicológico pode afetar diretamente a dor de cada paciente. Uma dica que temos para você é: pense que este procedimento será bom para sua saúde e sua autoestima. Tenha em mente que a dor causada neste momento será benéfica no futuro próximo. Assim você ficará mais tranquilo quando ir ao dentista.
Última atualização em 20/07/2020 por Equipe +Odonto