CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Placa bacteriana e tártaro no dente: O que são e como remover?

“Placa e tártaro são problemas bucais muito comuns entre a população. Geralmente são confundidas, mas há diferenças entres elas. Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre placa bacteriana e tártaro no dente. Confira!”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nem todo mundo sabe, mas, sim, existe diferença entre placa bacteriana e tártaro. Placa e tártaro são problemas bucais comuns e muito parecidos, por isso são confundidos. O acúmulo excessivo de placa nos dentes pode resultar em cáries dentárias e doenças gengivais – como a gengivite e periodontite. O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é uma placa calcificada que se forma na superfície do dente.

Placa bacteriana e tártaro

Abaixo vamos explicar detalhadamente o que é cada um desses problemas e como você pode prevenir e evitar a formação de placa e tártaro de forma inteligente. Continue a leitura.

O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana, também conhecida como placa dentária, placa microbiana e biofilme dental, é uma camada macia, pegajosa e incolor, carregada de bactérias que se acumula de forma natural na superfície dentária, particularmente ao longo da linha da gengiva. A placa contém bactérias poderosas que produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e podem causar danos as gengivas. Quando não tratado corretamente, o dano pode ser irreparável.

Quando a placa se acumula sobre os dentes e linha da gengiva e não é removida totalmente, ela pode se mineralizar, detendo as machas amareladas nos dentes e pode causar cárie, doenças gengivais e ser transformada em tártaro.

Uma das maneiras mais simples e eficazes de evitar a formação de placa bacteriana nos dentes é escovar corretamente os dentes e usar fio dental diariamente, por isso recomendamos o uso de uma escova de dente elétrica. Lembre-se, quando a placa não é removida, ela se acumula e endurece em forma de tártaro.

O que é o tártaro?

O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é o acumulo endurecido de placa e minerais. Ele tem uma coloração amarelada ou marrom e parece um cobertor para os dentes. Por ser poroso, é facilmente tingido por alimentos e bebidas consumidos no dia a dia. Normalmente, pessoas com mais idade tem mais chances de ter tártaro nos dentes, mas não é uma regra, depende também dos cuidados que se tem com a saúde bucal.

Problemas bucais relacionados a placa bacteriana e tártaro

O acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes podem causar:

  • Mau hálito, acontece por conta da enorme quantidade de bactérias acumulada nos dentes
  • Destruir o esmalte dentário, que é a camada externa do dente responsável por proteger a dentina e a polpa, que são mais sensíveis e pode causar cáries e até a perda do dente
  • Gengivite, e quando não tratada pode transformar em periodontite

Como evitar o acúmulo de tártaro e placa bacteriana

O acúmulo de placa bacteriana pode provocar doenças gengivais, por este motivo é de extrema importância que você cuide dos dentes e da sua saúde bucal. Confira como evitar o acúmulo de bactérias nos dentes e evitar a formação de placa e tártaro.

  1. Limpeza dentária profissional: procure seu dentista no mínimo a cada 6 meses para realizar uma limpeza dentária completa e eliminar qualquer crosta.
  2. Use cremes dentais com flúor: escove os dentes com um creme dental com flúor antibacteriano, nosso guia dos melhores cremes dentais do mercado pode ajudá-lo a escolher o ideal para o combate ao tártaro e a placa.
  3. Use fio dental todos os dias: use fio dental pelo menos uma vez ao dia para remover os restos de alimentos e placas que ficaram entre os dentes após a escovação.
  4. Use uma escova de dentes elétrica: use uma escova de dentes elétrica de alta qualidade e lembre-se de substituí-la a cada 3 meses.
  5. Use enxaguante bucal: para finalizar a higienização da boca, use um bom enxaguante bucal. O enxaguante ajudar a proteger os dentes contra o acúmulo de placa bacteriana e prevenir doenças gengivais.

Como remover o tártaro e placa?

As limpezas dentárias feita por dentistas podem remover o tártaro do dente de forma rápida e eficiente. Qualquer dentista pode realizar uma limpeza dentária, também conhecidas como raspagem.

Utilizando um scaler de metal portátil (um equipamento com extremidade em forma de gancho), o dentista conseguirá raspar  o tártaro e removê-lo. Se no seu caso houver uma quantidade excessiva de tártaro que causou doenças gengivais (como gengivite), seu dentista poderá recomendar que seja feita uma limpeza profunda que envolva descamação e aplainamento radicular.

Última atualização em 30/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.