“O clareamento dental pode ser a melhor opção para as pessoas que desejam obter dentes mais brancos e livre de manchas. Sabemos que o clareamento dental é um procedimento caro, e uma alternativa mais em conta é o creme dental clareador. Essa é uma forma barata e simples de conseguir um sorriso mais branco e bonito.”
A maioria das pessoas associa um sorriso branco e brilhante à uma boca saudável. O que até certa extensão é verdade. Hábitos como o tabagismo ou má higienização dos dentes, podem causar manchas. Se a pigmentação dos dentes for causada por manchas superficiais, pode ser uma boa alternativa o uso de um creme dental clareador para melhorar a aparência deles.
Cremes dentais regulares são projetados para ajudar a remover algumas manchas superficiais conforme limpam os dentes e melhoram sua saúde bucal. Já os cremes dentais branqueadores contêm normalmente mais ingredientes abrasivos. Esse é o caso da sílica, por exemplo, que remove os pigmentos superficiais na superfície dos dentes.
A seguir você vai ver os tópicos:
Qual o efeito do creme dental clareador?
O creme dental clareador age como um esfoliante ou uma lixa, removendo manchas que estão no esmalte dentário da camada mais externa do dente. Ele é mais abrasivo do que as pastas comuns. Dessa forma, consegue eliminar a placa bacteriana e manchas causadas por alimentos, como café, vinho e beterraba, e pelo cigarro.
O produto, no entanto, não consegue de fato clarear o dente. Sua ação abrasiva faz um trabalho de polimento, mas não consegue eliminar manchas mais internas. Para muitas pessoas, inclusive, o seu uso contínuo não traz resultado algum.
Como usar um creme dental clareador?
Após passar a usar um creme dental para clarear os dentes, pode levar várias semanas para os resultados começarem a serem notados. É preciso ter em mente que, uma vez que o clareamento dental não altera a cor real de seus dentes, o resultado pode passar se os hábitos que contribuem para as manchas nos dentes forem continuados.
Se você continuar a tomar café e vinho tinto, pode não conseguir alcançar os resultados esperados com o uso do creme dental. O mesmo acontece com quem é fumante ou usa produtos provenientes do tabaco. Até mesmo o consumo de alimentos saudáveis, como beterraba e mirtilo, podem escurecer os dentes.
Ao invés de vez de evitar os alimentos saudáveis em busca de dentes mais brancos, simplesmente lembre de escovar os dentes depois de comer. Você ainda pode beber um pouco de água durante a refeição para enxaguar a boca. Conheça os alimentos e bebidas que podem manchar os dentes.
Quais os efeitos do uso de creme dental clareador?
Geralmente, pastas clareadoras não apresentam contraindicações. No entanto, existem algumas com textura esfoliante que podem riscar os dentes e comprometer a pigmentação, deixando os mesmos opacos. Para ter certeza de que o produto é poroso, o indicado é esfregar um pouco de pasta entre os dedos e sentir se existe uma textura granulada.
Existem diversas pesquisas à respeito do uso prolongado dessas pastas e se elas podem aumentar a sensibilidade ou o desgaste dos dentes. No entanto, ainda não há consenso nos estudos científicos. O mais indicado é ter sempre o acompanhamento de um dentista.
Do que é composto o creme dental clareador?
O agente químico que tem o poder de clarear os dentes é o peróxido de carbamina ou de hidrogênio. É ele que no geral está presente no gel utilizado no tratamento de clareamento dental. Porém, para que sua ação atinja manchas mais internas, é preciso uma concentração bem alta dessa substância.
Em grande parte das marcas de creme dental clareador disponíveis no mercado, a concentração do peróxido é, em média, de 2%. Já nos géis utilizados em um consultório de dentista, essa concentração varia de 10% a 40%, porque somente dessa forma consegue modificar a tonalidade dos dentes.
Para quem o creme dental clareador é indicado?
O creme dental clareador não deve ser usado da mesma forma que a pasta de dente convencional. Mesmo ele sendo vendido sem prescrição médica. De forma geral, o creme dental é indicado somente para adultos que tenham todos os dentes naturais e não sofram com sensibilidade dentária ou retração de gengiva. E, ao usar ele é indicado escovar os dentes com uma escova de cerdas macias, para não potencializar sua ação abrasiva. Para ajudar no processo, você pode usar uma escova de dentes elétrica.
Quais são as opções de clareamento dental?
Antes de usar qualquer produto de branqueamento, especialmente se você tem um histórico de sensibilidade nos dentes ou gengivas, você deve falar com seu dentista. Os cremes dentais branqueadores não proporcionam resultados excepcionais e dentes com um brancos a menos que você naturalmente tenha dentes muito brancos.
Se você deseja branquear os dentes, deve considerar um clareamento no consultório odontológico. Esse tipo de procedimento geralmente envolve o uso de branqueadores e uma luz especial. Há também o clareamento dental a laser, com moldeiras, com bicarbonado de sódio, etc. São muitas opções. Acesse nossa página “clareamento dental” e conheça.
Lembre de que o uso de creme dental branqueador e outros produtos de clareamento trazem resultados distintos. É possível, por exemplo, que você não consiga ter um sorriso perfeitamente branco caso seus dentes sejam naturalmente acinzentados.
Também é importante saber que procedimentos de clareamento não alteraram a cor de restaurações dentárias, facetas de porcelana ou coroas. Se você decidir usar um creme dental de clareamento, use conforme o indicado e lembre de escovar pelo menos duas vezes por dia e usar fio dental para a saúde de seus dentes e gengiva.
Cremes dentais que ajudam a clarear os dentes
Existem muitos cremes dentais que podem ajudar a clarear os dentes. Abaixo, você vai poder conferir algumas opções de cremes dentais disponíveis no mercado e em sites da Internet.
- Creme dental Sensodyne Branqueador Extra Fresh
- Colgate Luminous White
- Sensodyne Repair Whitening
- Oral-B 3D White Perfection
- Creme dental Suavetex Natural
Se você quer obter uma avaliação mais detalhada, indicamos que você leia o nosso texto sobre os melhores cremes dentais do mercado.
Qual a diferença entre clareamento com creme dental e no dentista?
O creme dental não apresenta os mesmos resultados que o clareamento realizado pelo dentista. Isso acontece porque o gel utilizado neste tratamento consegue atingir as manchas mais internas, dessa assim, modificando a tonalidade do sorriso.
Ainda existe a possibilidade do clareamento dental caseiro, porém, ele só deve ser feito com a supervisão do dentista, que deve indicar a quantidade e tempo de uso da substância clareadora.
O creme dental clareador pode até funcionar como um complemento do seu tratamento. No entanto, a recomendação é que seja utilizado somente com orientação profissional. Isso pode evitar danos permanentes causados por produtos de clareamento. Por isso siga sempre a orientação de um profissional.
Última atualização em 15/05/2020 por Equipe +Odonto