CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

3 ações rápidas e eficientes ao ter um dente quebrado

O que fazer ao ter um dente quebrado? Vamos saber aqui! Os dentes são ferramentas naturais que usamos diariamente que precisam estar saudáveis para manter a saúde bucal e física livres de descompassos, no entanto, ao ter um dente quebrado ou danificado é preciso tomar algumas ações o mais rápido quanto puder.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os dentes naturais são algumas das partes mais fortes, resistentes e duradouras que existe acoplado no corpo humano. Mesmo assim, eles são vulneráveis ​​a danos causados por fatores internos e externos.

Dente quebrado

Quando um dente quebra, lasca, racha ou sofre a ação de cárie dentária ou doenças da gengiva, em geral, ele se torna excepcionalmente doloroso e desconfortável, e você se pergunta – o que fazer para acabar com a dor do dente e evitar o risco de infecção ou lesão adicional.

Abaixo listamos três (3) ações rápidas para ajudar qualquer pessoa com a situação emergencial ao ter um dente quebrado ou dente com abscesso enquanto espera por um dentista (leia: dentista 24 horas e como encontrar um dentista por perto).

3 ações rápidas e eficientes ao ter um dente quebrado

O que você pode fazer sobre um dente quebrado?


1. Proteja o dente

Seu dente natural é sempre mais forte e mais resistente a danos do que um implante, facetas, prótese dentária ou uma coroa. Por esse motivo, se parte de seu dente quebrou, é melhor protegê-lo, se possível, até que você possa ir ao dentista fazer o reparo ou recuperação.

Você pode embrulhá-lo com uma gaze limpa e higienizada, mas antes é bom lavá-lo em água corrente fria. Evite esfregar, pois isso pode causar algum tipo de dano ou desconstrução da matéria natural do dente.

Para proteger o fragmento do dente até chegar ao dentista,  coloque-o em uma pequena quantidade de soro fisiológico, água purificada ou leite.

No entanto, você deve tentar chegar em uma clinica ou encontrar com um dentista dentro de 30 minutos no máximo para poder reparar o dente com muito mais segurança e com o procedimento necessário.

2. Diminuir a Dor

Um dente quebrado permite que bactérias e diversos outros agentes contaminantes entrem em seu corpo e corrente sanguínea podendo trazer outras complicações ainda mais sérias.

Por causa da contaminação, o ideal é que até poder receber o atendimento com o tratamento odonto, procure minimizar qualquer risco de infecção, além disso, reduza o inchaço local enxaguando a boca com água morna e aplicando uma compressa fria na bochecha.

Quanto a dor no dente, para aliviar ou diminuí-la, tome um dos vários analgésicos que vende na farmácia ou aplique óleo de cravo na gengiva, ela possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas naturais.

Nesse blog você encontrar outros artigos como:

3. Opções de tratamento par dente quebrado

Na maioria dos casos, ter um dente quebrado por queda, acidente ou até mesmo uma briga, ele precisará ser tratado de alguma forma para proteger o restante do dente e prevenir infecções bucais.

Se você chegar conseguir chegar em um dentista com tempo suficiente para salvá-lo, o dentista ou especialista de plantão poderá recolocá-lo juntando a parte do dente quebrado colando-o a parte ainda na gengiva com uma das inúmeras técnica de restauração dentária para trazer de volta a aparência e função naturais do dente.

Em casos mais extremos, o seu dentista poderá colocar uma faceta dentária, uma coroa dentária, que é uma prótese de silicone ou feita de material cerâmico (porcelana) que cobrirá o dente danificado.

Se a fissura se estender até a polpa, pode ser necessário realizar um tratamento endodôntico (canal radicular) para fortalecer o dente remanescente e reduzir o risco de infecção.

Última atualização em 28/06/2022 por Kleber Miranda , Verificado por Flávia Fortunato

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.