CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Clareamento dental a laser: Como funciona?

“Ter dentes branquinhos é o sonho de muitas pessoas. Para alcançar esse objetivo você pode contar com diversos procedimentos odontológicos, um deles é o clareamento dental a laser. Veja aqui como funciona esse procedimento, quanto custa, quantas sessões são necessárias e muito mais.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Certamente você já pensou em clarear seus dentes, não é mesmo? Afinal, quem é que não gostaria de ter os dentes branquinhos como aqueles que vemos em filmes e novelas?!

Clareamento dental a laser

O clareamento é usado para clarear os dentes e deixá-los mais brancos a cada sessão. Atualmente, existem diversos tipos de clareamento dentário disponível no mercado: caseiro, a laser, com fitas, cremes dentais, etc. Entender e saber qual o resultado que você deseja obter pode ajudar na hora de escolher qual o melhor tipo de clareamento para os seus dentes.

O clareamento dental a laser é uma das opções mais procuradas. E neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o procedimento que milhares de pessoas – incluindo artistas mundiais – já realizaram. Continue a leitura e saiba o que é clareamento dentário, como funciona o clareamento a laser, preço da sessão, quantas sessões são necessárias e muito mais.

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados por pessoas em busca do sorriso perfeito. O procedimento, também conhecido de Branqueamento Dental, é minimamente invasivo e não causa desgaste ou prejuízo aos dentes. O resultado é também bastante durável, podendo durar de 2 a 5 anos.

Na internet é possível encontrar soluções de carvão ativado e pastas clareadoras de diversos tipos. Estas podem ser usadas como alternativa mais barata para clarear os dentes, antes de usar é indicado que você fale com o seu dentista para saber sobre os possíveis riscos. No consultório do dentista é possível usar agentes mais potentes do que esses. No entanto, é necessário que o clareamento seja feito por profissionais capacitados.

Neste caso é aplicado um ácido na superfície do dente, onde ocorre uma reação de oxidação e assim os corantes são liberados. Esses produtos possuem uma concentração maior do que os usados no clareamento caseiro, logo só podem ser manuseados pelo dentista. O laser é então utilizado como potencializador desses ácidos.

Tipos de clareamento dos dentes

Antes de falarmos especialmente sobre o clareamento dental a laser, é interessante que você conheça outros tipos de clareamento dental para ter certeza de qual opção é a melhor para você.

Clareamento dentário no consultório

O clareamento no consultório é realizado pelo dentista profissional. Neste caso, o dentista aplica um gel clareador que fica em contato direto com os dentes. Você observa os primeiros resultados nas primeiras 3 ou 4 sessões.

Clareamento dental caseiro

Existem diversas formas de clarear os dentes em casa, e você vai conhecer algumas abaixo. No entanto, uma das mais utilizado é também o gel clareador. É um gel menos potente do que o usado em consultório, por este motivo é indicado usar o gel durante o período noturno. É comum que seja necessário fazer a aplicação também durante o dia, para que o resultado apareça mais rápido.

Creme dental clareador

O creme dental clareador possuí substancias que ajudam a remover as manchas amareladas nos dentes. Por ser um produto abrasivo, pessoas com sensibilidade nos dentes não devem usar. Nosso guia sobre os melhores cremes dentais do mercado pode ajudar a encontrar um bom creme dental clareador para o seu caso.

Clareamento dental com carvão ativado

O carvão ativado é um material bastante conhecido por seu grande poder de clarear, desodorizar e purificar. É uma alternativa natual e caseira para clarear os dentes. Você pode encontrar diversos produtos de higiene bucal à base de carvão ativado, como é o caso dos cremes dentais com carvão ativado.

Clarear os dentes com fitas clareadoras

Outra forma de clarear os dentes em casa, é através das fitas clareadores adquiridas nas farmácias ou pela Internet. Apesar de serem uma das opções menos utilizadas atualmente, ainda pode ser uma boa alternativa de clareamento.

Moldeira para clarear os dentes

As moldeiras de clareamento dental são um método muito comum para conseguir dentes mais brancos. Esses produtos podem proporcionar dentes mais brancos em apenas alguns dias. É possível obter moldeiras personalizadas pelo seu dentista, mas, geralmente, encontra moldeiras de clareamento em farmácias e comércios em todo o país.

Clarear o dente com bicarbonato de sódio

Com certeza você já ouviu falar que bicarbonato de sódio pode clarear os dentes. E sim ele pode! O bicarbonato de sódio quando misturado com uma substância ácida como o limão ou vinagre pode remover as manchas do dente e deixá-lo mais brancos. Saiba como clarear os dentes com bicarbonato de sódio.

Clareamento a laser

Como é feito o clareamento dental a laser?

O clareamento dental a laser é feito no consultório e só pode ser realizado por um profissional capacitado. O dentista isola a região entre dentes e gengiva e aplica o agente clareador sobre a superfície vestibular, ou seja, na frente do dente. Os seus dentes irão então receber um feixe de luz, provocando uma reação química, reduzindo e removendo os pigmentos acumulados na estrutura dental ao longo dos anos.

O clareamento é feito através de um gel, tendo como princípio ativo os Peróxidos. Ele atua quimicamente reduzindo os pigmentos presentes na estrutura dos seus dentes. O procedimento é indolor e não causa nenhum desgaste ao dente. O gel clareador de alta concentração permanece na arcada dentária de 35 a 45 minutos, e o seu resultado é
imediato.

Quanto custa o clareamento dental a laser?

A procura por clareamento dental a laser é crescente no Brasil. Porém, a grande maioria dos interessados não sabe quanto custa uma sessão de clareamento a laser. Os preço de um clareamento dental a laser varia entre R$500 e R$2.500. O custo total varia de qual o valor cobrado pelo seu dentista e quantas sessões são necessárias para obter o resultado desejado.

Qual diferença entre clareamento a laser e o caseiro?

Existem diversos tipos de clareamento caseiros. Muitos usam cremes dentais, ou soluções de carvão ativado. Porém o mais seguro é usar clareamento com a orientação de um dentista. Ele pode optar por um tratamento assistido, sem o uso de laser.

No caso de clareamento caseiro, o paciente usa um molde confeccionado com base no tamanho da sua arcada. O material feito de silicone recebe um gel clareador, geralmente, peróxido de hidrogênio, que deve ser usado por até 3 semanas com sessões consecutivas de 2 horas e acompanhamento de um dentista.

O clareamento feito no consultório do dentista também usa um gel clareador, só que em porcentagem mais forte do que no caseiro. A diferença é que o produto é ativado por um laser que faz com que a fórmula química reaja clareando a dentição. O tratamento é feito em até 3 sessões com a duração de 1 hora cada.

As técnicas, seja a de consultório ou caseira, não enfraquecem o osso dentário e não necessitam a aplicação de anestesia. Os procedimentos no entanto, não devem ser feito em grávidas, crianças e pessoas com hipersensibilidade.

Quais cuidados o paciente deve ter após as sessões?

Após feito o clareamento dental a laser, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade dentária ao gel clareador. Se for esse o seu caso é importante evitar ingerir alimentos muito gelados e ácidos, como suco de limão e refrigerantes, por exemplo.

Além disso, alimentos com excesso de pigmentos, como açaí e vinho, tanto naturais como artificiais, devem ser evitados até uma semana após o último dia de clareamento pois eles podem manchar o dente. Se você acabou de clarear os seus dentes e não quer perder o dinheiro investido, indicamos que você conheça os alimentos e bebidas que devem ser evitados após clareamento dental.

Quantas sessões podem ser feitas em um paciente?

O limite de sessões é individual pode variar também de acordo com o produto que o profissional está utilizando. O dentista deve controlar o efeito clareador. Quando o seu dente não está ficando mais branco, o processo deve ser suspenso.

Isso porque não se pode provocar uma reação de oxidação sem que haja corantes para serem liberados. Por esse motivo, o acompanhamento do procedimento deve ser realizado por um profissional capacitado, caso contrário pode trazer danos irreversíveis à estrutura dental.

É importante ter em mente que cada paciente atingirá um grau de clareamento. Isso significa que, realmente não é possível prever se o tom do clareamento é capaz de atingir a expectativa do paciente. Isso acontece principalmente em pacientes da terceira idade.

Para casos como esses é indicado realizar o tratamento com facetas de porcelana. As facetas são finas capas de porcelana ou de resina que são “coladas” na frente do dente na cor que o paciente desejar. Assim é possível atingir tons muito brancos.

Última atualização em 13/05/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.