Fio dental – 4 benefícios de passar fio dental para higiene bucal

Como um instrumento poderoso, usar fio dental vai além de simplesmente manter o espaço entre os dentes mais limpo! Ao utilizar fio dental, é possível obter ótimos resultados até mesmo na cor de seus dentes. Se você não tem o hábito de utilizar fio todos os dias, precisa conhecer urgente quais são os benefícios mais importantes para adotar esse hábito o quanto antes.

Ao usar fio dental você causa uma explosão de saúde e higiene na sua boca, além da própria saúde bucal e a melhora na aparência de seus dentes, ainda ajuda a prevenir o mau hálito e boca seca.

O fio dental

benefícios de passar fio dental para higiene bucal

Dentista e Ortodontistas vivem informando o poder benéfico e importante do fio dental, por isso, resolvemos elencar todos os principais fatores que fazem do fio dental um excelente aliado contra a cárie, tártaro e placa.

Nós aqui do Mais Odonto esperamos que você a partir dessa leitura comece adotar o hábito de usar fio dental diariamente.

Quatro benefícios de usar fio dental todos os dias

Listamos apenas os principais benefícios de usar fio dental, para que você possa de forma simples, barata e eficiente adotar esse novo hábito:

1. Elimina as placas bacterianas

Um dos principais benefícios de usar fio dental na higienização da boca é justamente limpar placas bacterianas que não são removidas somente com escovação (creme dental e escova de dentes).

Para realizar a remoção completa das placas bacterianas que se acumulam nos dentes, normalmente só é possível com a utilização de um fio dental. Devido ao fator espaço, apenas o fio dental chega em locais e posições que uma escova jamais chegaria.

Quando a placa acumulada não é removida dos dentes adequadamente, ela endurece e forma tártaro, que desencadeia gengivite, periodontite e doenças mais graves. Também aumentando o risco de desenvolver cáries.

2. Previne contra o mau hálito

Mau hálito! Quem não tem o hábito de realizar uma boa higiene bucal com a utilização do fio dental, pode acabar tendo uma chance maior de desenvolver um hálito ruim e desagradável.

Isso acontece justamente por ser comum que restos de alimentos fiquem presos entre os dentes onde deveria passar o fio eliminando esses depósitos de sujeiras.

Não sendo feito a lição de casa da saúde bucal, certamente vai desencadear a ação das placas bacterianas que atuam para decompor os pequenos depósitos de alimentos, esse processo é que gera os gases no interior da boca causando o cheiro ruim.

Para evitar constrangimento, o ideal é sempre que fizer as principais refeições, faça uma higiene bucal completa, se puder use também um enxaguante oral. Elimine esses resíduos e consequentemente, seu hálito não sofrerá.

3. Prevenção o surgimento da gengivite

A gengivite é uma doença comum e que pode ser evitada, afinal, ela se agrava quando não é tratada.

Afinal, um dos benefícios de usar fio dental, é evitar que a gengivite ocorra, por permitir que a região fique inteiramente limpa, sem restos de comida ou ação de bactérias na área. Sempre que passar fio dental com cuidado e perceber sangramento, continue fazendo a limpeza com fio na próxima escovação.

Uma vez que, o sangramento é um sinal de que o tecido está inflamado e requer higienização extra para evitar que a gengivite se instale.

Abaixo alguns artigos relevantes sobre limpeza dos dentes para evitar doenças:

4 benefícios de usar fio dental todos os dias para saúde bucal

4. Melhora a estética e beleza dos dentes

Seu sonho sempre foi ter dentes mais brancos e bonitos, sem manchas ou problemas? Então saiba que isso é possível atingir tendo o cuidado de higienizar muito bem seus dentes.

Tendo em vista que, um dos benefícios de usar fio dental é eliminar bactérias e restos de alimentos que ocasionam justamente as manchas e outros problemas de saúde bucal.

Portanto, a boa higiene é fundamental para que sua boca tenha dentes lindíssimos e com cheiro agradável.

Quando é necessário usar fio dental?

É importante saber como usar o fio para usufruir de todos os seus benefícios. Portanto, é preciso seguir alguns passos simples. A primeira dica é: sempre faça uso continuo do fio antes da escovação.

O fio dental possibilita fazer a limpeza mais profunda e garantir a remoção das bactérias possibilitando que a escovação apenas conclua a limpeza. Uma vez que, o fio chega em áreas que a escova não chega e o oposto também ocorre.

É preciso usar em média 40 cm de fio, enrolando no dedo médio e com a ajuda do polegar de cada mão, encaixe o fio ou fita dentária entre os dentes de forma suave.

Não se assuste caso o fio retorne com algum resquício de sangue. Isso é sinal de que poderá existir algum tecido inflamado naquele local, fazendo com que seja necessário redobrar os cuidados com a higienização dessa região.

É útil fazer o uso de fio dental ao menos após cada refeição principal. De modo que, seja possível eliminar por completo as placas bacterianas e garantir que a saúde bucal esteja em dia durante todo o ano.

Por que usar fio dental antes de dormir?

A higienização da boca antes de dormir deve ser bem feita, ou seja, completa, precisa usa o fio dental, um escova de dente da sua preferência e se possível utilizar também enxaguante bucal sem álcool.

Esse cuidado reforçado antes de dormir apesar de tomar algum tempo, serve para possibilita a realização de uma higienização satisfatória para a remoção de placas bacterianas em todos os cantos da boca.

Afinal, durante o sono existe uma menor produção de saliva, o que por si só é uma queda na barreira natural que protege os dentes. Leia: O que acontece na boca durante o sono?

Nota: Vale muito a pena fazer uma higienização mais cuidadosa da sua boca antes de dormir, com o objetivo de proteger sua saúde bucal e evitar problemas futuros.

Devo continuar usando fio dental com sangramento na gengiva?

Sim! O sangramento é um indicativo de que a gengiva está sensibilizada e sendo afetada pelas placas bacterianas depositadas entre as gengivas e os dentes, portanto, você precisa usar o fio dental regularmente nessa região para remover tudo que não pertence a sua boca.

A região sensibilizada deve ser higienizada com o devido cuidado. Sempre evite usar muita força para não aumentar a inflamação local.

Com esse artigo aqui no Mais Odonto, a ideia principal e fazer você entender como aproveitar os benefícios de utilizar o fio dental da forma correta para salvar sua flora da sua boca de inconvenientes e bactérias nocivas.

O ideal é fazer uso de escova de cerdas macias, além de utilizar o fio dental com cuidado, sem aplicar excesso de força para evitar danos em sua gengiva. Finalmente, sabendo que o fio dental é uma ferramenta a seu favor, vale a pena mantê-lo por perto na sua rotina.

Afinal, o custo por um rolinho do fio ou da fita é muito baixo para poder melhorar a saúde bucal em dia.

Sempre que possível, tenha fio dental entre seus itens de limpeza bucal, na bolsa, na mochila ou levando um portátil consigo para usar no momento que for necessário – seu dente e sua boca merecem!

Última atualização em 09/06/2022 por Flávia Fortunato , Verificado por Ana Carolina