CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dentista 24 horas: Como encontrar em casos emergenciais

“Tem uma urgência odontológica e precisa encontrar um dentista 24 horas mais próximo de você? Fique tranquilo. Separamos aqui tudo o que você precisa saber para encontrar um dentista e como cuidar do seu problema enquanto não encontra.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Existem muitas situações que podem fazer com que você precise de um dentista com urgência. Seja por um dente quebrado, dor de dente intensa que mesmo tomando remédios não passa, por ter um sangramento na boca que não estanca… enfim.

Dentista 24 horas

E se você chegou até aqui, é porque está procurando ajuda para encontrar um dentista 24 horas para essas ou outras situações. E neste post vamos explicar para você como conseguir um dentista de urgência, como aliviar a dor de dente em casa e como estar preparado para uma emergência odontológica no futuro.

O que constitui uma emergência odontológica?

São inúmeras os motivos que podem fazer com que você precise de um atendimento odontológico de emergência a qualquer momento do seu dia.

Nós podemos classificar estes problemas em duas categorias. O primeiro é o dano visível aos dentes, como quebra ou lascado; o segundo é a dor que indica um problema subjacente, como um abscesso dentário ou cárie.

Qualquer uma das opções abaixo pode exigir que você procure um dentista 24 horas e busque um tratamento emergencial odontológico:

  • Um acidente que danificou seus dentes ou boca
  • Perda de um dente (conhecido como dente avulsionado)
  • Um buraco ou dente quebrado
  • Um dente que está frouxo ou foi desalinhado
  • Dores muito forte na gengiva e dentes, mesmo quando não há danos visíveis
  • Feridas nos lábios, língua ou bochechas, mesmo que os dentes não estejam afetados
  • Infecção grave ou abscesso
  • Dor extremamente forte, inchaço ou sangramento que progride após a realização de uma tratamento odontológico como canal dentário, extração de dente ou implante dentário.

Dependendo da gravidade do problema e se está causando alguma dor, você precisará:

  • Visitar um dentista imediatamente
  • Ligar para o seu dentista para marcar uma consulta de emergência para o mesmo dia ou o mais rápido possível
  • Marcar uma consulta de rotina para tratar quaisquer problemas bucais

Caso você lasque um dente ou está sentindo uma dor de dente fraca, é provável que você não seja tratado como um paciente de emergência.

Dor de dente que aos poucos vai se agravando é sinal de uma cárie dentária, sendo assim, você ainda pode marcar uma consulta com o seu dentista dentro de alguns dias.

Uma restauração dentária perdida pode não causar dor ao dente, mas é importante tratá-lo o mais rápido possível, senão outras partes do dente podem acabar se rompendo e causando mais problemas.

O que fazer se você tiver uma emergência odontológica

Na maioria dos casos, é necessário procurar um hospital que disponha de atendimento odontológico, uma clínica ou dentista 24 horas.

Existem alguns problemas bucais graves o suficiente para fazer com que o paciente visite um profissional com urgência. Confira abaixo algumas situações que pode ser necessário uma visita ao dentista emergencial mais próximo de você:

  • Sangramento que não estanca
  • Dor forte que não melhora, mesmo com uso de remédios
  • Lesão no rosto, boca ou dentes causada por um acidente

Se um dente foi removido da boca, é importante que você procure um dentista o mais rápido possível. Quanto mais rápido você receber tratamento, maior são as chances de você ter o dente implantado novamente com sucesso.

É interessante que você tente colocar o dente de volta no lugar, mas o faça com cuidado, mas se isso não for possível, coloque-o em um copo de leite até que você encontre um dentista para fazer o tratamento.

No caso de você não sentir dores intensas, os dentes não estiverem moles/soltos e a boca ou gengiva não estiver sangrando, certamente você não precisará de atendimento odontológico imediado com um dentista 24 horas. Esses casos menos graves, você pode marcar uma consulta de rotina com o seu dentista e tratá-lo.

Se você tiver certeza que o seu problema no dente necessita de atenção urgente, antes de procurar um dentista 24 horas ou uma clínica odontológica com atendimento em horário diferenciado, entre em contato com seu dentista e peça auxilio, certamente ele o instruirá com o melhor plano de ação para o momento.

Dentista 24 horas procedimentos de urgencia

Como encontrar um dentista 24 horas para emergências

No caso de você sentir uma dor intensa ou sofrer um acidente durante o horário comercial, é muito simples e fácil encontrar um dentista próximo de você que oferece atendimento emergencial.

A maioria dos dentistas criam um cronograma de atendimento que lhes permite atender pacientes de forma rápida, no caso de surgir um tratamento dentário de urgência.

As coisas ficam mais difíceis, porém, se você necessitar de atendimento odontológico emergencial no período da noite ou em dias que a maioria dos dentistas estão de folga. Encontrar um dentista disponível aos feriados e fins de semana não é uma tarefa tão simples como pensamos, especialmente se você não ter um plano odontológico.

Quando se tem um plano odontológico contratado as coisas podem ser um pouco mais fáceis. Com apenas alguns cliques no aplicativo ou uma ligação para a central de atendimento é possível encontrar um dentista 24 horas mais próximo de você.

Maneiras de aliviar a dor de dente em casa

Se você não conseguiu encontrar um dentista 24 horas para urgências ou vai precisar esperar algumas horas ou dias para ir ao dentista, é interessante que você busque formas de diminuir a dor de dente enquanto aguarda.

Analgésicos e remédios que temos em casa podem ajudar a aliviar a dor de dente até a hora da consulta com o dentista. Tome paracetamol ou dipirona em vez de ibuprofeno ou aspirina, pois estes podem afinar o sangue e fazer com que o sangramento se agrave.

Você também pode optar por remédios naturais que podem ajudá-lo a aliviar a dor por algum tempo.

Talvez o remédio caseiro mais simples – e o que provavelmente todos podem encontrar com facilidade – é o sal e água quente. Crie uma solução com uma colher de sopa de sal e um copo de água quente e faça gargarejo, repetindo, caso seja necessário. A água e o sal ajudam a extrair líquidos das gengivas, reduzindo a irritação.

Frutas cítricas como limões e laranjas também podem ser úteis, pois o ácido contidos neles extermina toda bactéria. Corte um pedaço, morda-a para soltar um pouco de suco ácido e esfregue-a nas regiões doloridas dentro da boca.

Outra opção, é mastigar gengibre fresco ou preparar uma pasta com alho e sal e aplicar diretamente sobre a área que está incomodando.

Óleos essenciais e outros produtos naturais também podem ajudar você a eliminar a dor de dente por um período de tempo.

Visite o nosso artigo sobre remédios caseiros para dor de dente e tenha toda a informação necessária sobre essas e outras maneiras para lidar com a dor de dente em casa. É importante lembrar que estes métodos não são tratamentos definitivos; é apenas uma maneira de aliviar a dor por um determinado período de tempo até que você possa ir até um dentista.

Quanto custa uma consulta com dentista 24 horas para emergência?

Quando se está passando por uma emergência odontológica a última coisa em que pensamos é quando vai custar um dentista, no entanto, ainda sim é necessário que você tenha ciência.

O atendimento de um dentista 24 horas é, compreensivelmente, significativamente mais caro. Alguns dentistas podem cobrar um preço fixo pelo tratamento emergencial fora do horário comercial de atendimento, já outro cobram o valor de acordo com o tratamento necessário.

Se o seu caso for simples, o dentista poderá cobrar um preço mínimo para atendê-lo até que você possa ir até o consultório. Agora, se você precisar realizar um tratamento ou procedimento mais complicado – reimplantar um dente, realizar um abcesso ou fazer um canal dentário de urgência, por exemplo – com certeza você pagará um custo muito alto.

Uma ótima maneira de economizar e evitar pagar um preço alto em uma consulta de emergência com um dentista 24h é contratar um plano odontológico. Vale a pena conferir o nosso post sobre os melhores planos odontológicos.

Maneiras de evitar emergências dentárias

Não sabemos o que pode nos acontecer no futuro, no entanto, há algumas coisas simples que podemos fazer para diminuir as chances de precisar ir ao dentista com urgência e emergência, alguns exemplos são:

  • Faça exames de rotina para identificar possíveis problemas bucais e tratá-los antes que se agravem
  • Não ignore uma pequena dor de dente; quanto mais tempo você demorar para tratar um “dorzinha”, maior são as chances desse problema se tornar algo mais grave
  • Se você pratica esportes de contato, use um protetor bucal para se proteger contra lesões
  • Evite morder gelo ou outros alimentos duros que possam danificar seus dentes ou obturações existentes

Entender o que pode ou não danificar os seus dentes, é uma ótima forma de evitar que problemas maiores ocorram. Com isso em mente, você saberá exatamente como agir caso precise de um atendimento odontológico de emergência.

Esteja preparado para tratamento odontológico de emergência

Vivenciar momentos que necessitam de uma emergência odontológica é extremamente ruim, por isso é necessário estar preparado para esses tipos de ocasiões para evitar ficar sofrendo com dor por dias.

Esteja preparado pesquisando clínicas dentárias locais antes que seja necessário. Verifique quais desses dentistas perto de você está aberto aos domingos, quais são dentistas 24 horas e oferecem tratamento a qualquer hora do dia e quanto custa uma consulta de emergência.

Tenha uma lista de contatos com números de dentistas mais próximos à você. Uma dica é criar uma lista com vários consultórios, clínicas e dentistas de emergência 24 horas, porque nem sempre você vai poder ir até o seu dentista.

É interessante também ter um kit de primeiros socorros à mão para que você possa usá-lo enquanto tenta encontrar um dentista 24 horas mais perto de você. Este kit pode incluir:

  • Um pequeno recipiente (para manter os dentes extraído ou quebrados)
  • Paracetamol ou Dipirona
  • Enxaguante bucal anti-séptico
  • Algodão ou gaze, para parar o sangramento

Verifique seu kit emergencial com frequência para garantir que nenhum dos itens necessários estejam faltando.

Apesar de que nenhuma pessoa queira estar em uma circunstância que seja necessário correr para ser atendimento por um dentista com urgência, ainda podemos ser informados e preparados para que as coisas corram da melhor maneira possível, em caso de emergência.

Última atualização em 15/05/2022 por Eduardo Guimarães , Verificado por Ana Carolina

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.