“O elástico ou ligadura, que é mais conhecido como borrachinhas do aparelho ortodôntico, possuem uma das principais funções do aparelho durante o tratamento dentário. Saiba como escolher a melhor cor, borrachinha e como trocá-las.”
As famosas borrachinhas do aparelho ortodôntico servem para que haja a ativação da movimentação dos dentes conforme o estabelecido pelo dentista. Ela fica prendendo ou ligando para pressionar o fio metálico ortodôntico nos bráquetes (peça de metal que fica a frente dos dentes).
Dessa forma, ao serem coladas nas pecinhas metálicas faz com que ocorra a movimentação correta de todos os dentes da arcada dentária. Para que o tratamento seja eficaz e você obtenha dentes alinhas e corretos, é necessário cuidar do aparelho ortodôntico, assim como das borrachinhas transparentes ou coloridas.
Entenda a seguir quais ou cuidados para ter com as borrachinhas do aparelho, além de dicas para escolher a cor que mais combina com você e seu estilo de vida. Confira!
A seguir você vai ver os tópicos:
Como escolher a melhor cor para as borrachinhas do aparelho?
Como mencionado as borrachinhas são partes essenciais do aparelho fixo. Sendo assim, elas se tornam peças permanentes na composição da sua imagem. Por conta disso, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher a melhor cor para elas.
Existem dezenas de cores de aparelho e centenas de combinações que podem ser feita usando as borrachinhas coloridas. Se você é jovem e descolado, você pode optar por cores que estão na moda: como azul bebê, rosa bebê, verde limão, são algumas delas. Se no entanto, o seu estilo é mais neutro, você pode optar por cores clássicas e primárias, como o preto, branco ou azul, por exemplo.
É importante levar em consideração o seu tom de pele e a cor do seu cabelo na hora de escolher. A seguir vamos te ajudar nesse processo.
Se em seu guarda-roupas possui estampas e peças coloridas, você pode tentar balancear usando elásticos de cores neutras. Tons de pele, olhos e cabelo mais escuros geralmente combinam com cores como rosa, azul escuro, laranja, verde ou turquesa.
No caso de tons de pele, cabelo e olhos mais claros o contraste com cores como vermelho, vinho, azul petróleo ou verde escuro pode trazer maior destaque.
Você pode ainda combinar cores de mesma tonalidade, como azul escuro e claro. Outra dica são as borrachinhas transparentes ou práticas que ajudam a disfarçar o aparelho. É possível ainda usar o amarelo para ajudar a realçar o branco dos dentes.
Posso trocar as borrachinhas do aparelho ortodôntico em casa?
Assim como todos os outros ajustes que precisam ser feitos durante o tratamento, a troca das borrachinhas precisam ser realizadas por um profissional qualificado, em geral é feito pelo próprio dentista. Elas fazem parte das consultas de manutenção do aparelho. Portanto não tente trocar as borrachinhas ortodônticas em casa, e em caso de dúvida consulte o seu dentista de confiança.
Os riscos de trocar as borrachinhas do aparelho em casa são os mais variados. O principal deles é que se cause uma sobrecarga para o seu dente. Isso pode resultar em uma movimentação de forma indesejada, comprometendo a estrutura óssea e até mesmo as raízes dos dentes.
A única exceção para trocar as borrachinhas em casa são casos raros em que o próprio dentista orienta. Isso pode acontecer em casos onde algo esteja machucando a boca da pessoa, onde por conta de algo quebrado ou solto, e a pessoa não tem como ir até a clínica. Neste caso, entre em contato com seu dentista, seja por telefone ou e-mail, e peça orientação.
Quais cuidados ter com a borrachinha?
É importante que o material tenha uma boa qualidade para que consiga exercer força ou pressão até a próxima consulta com o odonto. A troca é importante tanto pela perda de força durante o uso, quanto pode ser propícia ao acúmulo de restos de alimentos formando a placa dental.
Um dos motivos para a troca das borrachinhas é ainda o fato de que com o tempo elas podem acabar perdendo sua coloração. Quando isso acontece elas ficam com uma aparência anti-higiênica, comprometendo também a estética do aparelho.
A troca é indicada a cada 25 e, no máximo, 35 dias. No entanto, pode variar conforme a sua qualidade e com os cuidados do paciente relacionado à higiene e alimentação. Já uma vez que solta, ela deixa o fio solto sem exercer a pressão no bráquetes.
Isso resulta em não acontecer o movimento desejado e a falta da peça também pode ainda movimentar e influenciar na posição de dentes próximos. A situação só é resolvida quando o paciente repor a borrachinha no consultório do dentista.
Sendo assim, o atraso na troca das borrachinhas podem sim afetar o tratamento ortodôntico como um todo. Isso acontece porque elas acabam não exercendo a força adequada e as pressões sobre os dentes acabam sendo menores.
Por conta disso, a movimentação dentária pode não acontecer ou ser mais lenta do que o planejado no início do tratamento. A consequência é que o paciente pode ter que aumentar seu tempo do tratamento com o aparelho ortodôntico.
Última atualização em 16/04/2022 por Equipe +Odonto