5 fatos odontológicos assustadores que precisa saber sobre dentes

Fatos Odontológicos – Em geral, pessoas e pacientes comumente acreditam que escovar os dentes e usar fio dental não tem um grande impacto em sua saúde bucal e saúde física – mas acontece que existe um amanhã que sempre prova o contrário.

Escovar os dentes e fio dental além de fazer parte da higiene pessoal, afinal quem aguenta falar com alguém com um fedor insuportável na boca ou com mal hálito, ainda ajuda prevenir dente podre, doenças nos dentes e nas gengivais.

Normalmente, em quase todos os casos, a recusa em escovar os dentes consecutivamente pode levar ao aparecimento de placas, tártaro, cárie e doenças gengivais como a periodontite.

Fatos odontológicos assustadores

Com uma boa escovação é garantida a remoção da placa bacteriana, que é a principal causa de cáries, cuidar dos dentes também detém o acúmulo de sujeira de alimentos nos cantos escondidos da formação dentária.

Pensando nisto, listamos cinco fatos odontológicos assustadores que estão ocorrendo com as pessoas todos os dias que irão fazer você mudar sua forma de pensar se não escova os dentes direito, no mínimo vai correr até uma loja para comprar uma nova escova de dentes e começar a se cuidar melhor.

Veja os cinco fatos odontológicos mais assustadores que acontecem com as pessoas:

5 fatos odontológicos assustadores que as pessoas não sabem

1. Adultos com 65 anos ou mais possuem menos dentes

Em pleno século 21 muitas pessoas ainda não levam a sério a ida ao dentista regularmente até se depararem com um pesadelo dentário que muitas das vezes é irreversível.

Aqui no blog +Odonto informamos o tempo todo para você para cuidar sempre dos seus dentes, e isso não é pela nossa saúde — queremos ajudar a sua saúde!

Por causa dos desleixo e falta de cuidado bucal, as estatísticas demonstram que um quarto (25%) do adultos de 65 ou mais 8 ou menos dentes, e (17%) dos adultos com 65 anos ou mais perderam todos os seus dentes, já os adultos de 75 ou mais, a perda total de dentes é de 26%.

Valem mencionar que a falta de dentes ou o uso de dentaduras móveis, em geral, afetam negativamente a nutrição, isso porque as pessoas sem dentes parcial ou total que usam dentaduras, normalmente preferem comer alimentos mais leves, macios e de fácil mastigação em vez de alimentos como frutas, legumes e vegetais.

A perda de dentes com redução da numeração do dentes para 8 ou menos dentes – afeta a capacidade de comer carnes, frutas duras e vegetais crus e apresenta um desafio extra para manter uma dieta rica e saudável.

Por outro lado, os idosos em situação de pobreza, que possuem menos do que o ensino médio ou aqueles que são fumantes habituais (leia: fumar vape faz mal), têm mais de 3 vezes mais chances de perder todos os dentes antes da idade dos grupos comparados.

2. Nem toda pessoa tem o dente do Siso

Isso mesmo, algumas pessoas têm seus dentes do Siso removidos propositadamente, outros removem por problemas com cárie e abscesso – mas algumas pessoas nascem sem eles.

Seus “terceiros molares” normalmente nascem em conjuntos de dois dentes em cada lado, um na sua mandíbula superior, outro na mandíbula inferior. No entanto, alguns pacientes só conseguem um, dois ou três molares.

Normalmente eles são extraído por causa de problemas dentários que exigem sua remoção. No entanto, antes da remoção, o Siso pode doente pode causar muita dor e extremo desconforto.

fatos odontológicos assustadores sobre escovar dentes

3. As pessoas escovam os dentes em média por 48 segundos

A pessoa média escova os dentes por apenas 48 com máximo 70 segundos por dia, contudo a quantidade de tempo recomendada pela associações de dentistas é de 2-3 minutos.

Obviamente acreditamos que todo esse tempo pode parecer longo demais para realizar uma escovação dos dentes, mas na verdade não é, esse deve ser o tempo necessário.

Acredito que você já entendeu, para ter uma higiene adequada, você deve escovar os dentes por no mínimo 120 segundos.

Levando-se em conta que temos centenas de tipos de bactérias compondo a flora e a placa bacteriana dentária circulando dentro da boca, realizar uma boa escovação seria o mínimo a ser feito por qualquer pessoa independente da idade.

Além disso, 78% dos brasileiros terão pelo menos duas cárie dentárias até de completar 17 anos, parece pouco, SQN.

4. A placa bacteriana contém centenas de bactérias ativas

Sabia que são mais de 300 tipos de bactérias que compõem a placa bacteriana alojada dentro da nossa boca.

Se o pensamento de ter centenas de bactérias circulando livremente na sua flora bucal está fazendo você sentir calafrios, agora você entende porque aqui no Mais Odonto vivemos dizendo para você escovar bem os seus dentes!

Outro fato que nunca pode ser esquecido, é que essas bactérias podem viajar para outras áreas do seu corpo pela corrente sanguínea, na verdade, alguns cientistas têm associado a elas algumas doenças como Alzheimer, Diabetes e doenças cardíacas.

5. Manter dentes saudáveis ​​sem escovar

Hoje todos nós acreditamos que não escovar os dentes é uma das maneiras mais rápidas de perder os dentes em algum período de nossas vidas. Por um acaso, isso é totalmente verdade!

Contudo, é de surpreender como as pessoas há milhares de anos tivessem dentes excelentes e saudáveis, embora provavelmente elas nunca escovassem os dentes durante toda a vida delas.

Como nossos ancestrais eram capazes de manter dentes limpos e saudáveis ​​sem escovar? Simples! Por causa da dieta e da alimentação da época.

Antigamente as pessoas comiam muito mais alimentos naturais, não processados, livres de produtos químicos e conservantes adicionados artificialmente. Os alimentos eram ricos em vitaminas e nutrientes, que hoje muitas vezes são retirados durante o processo de industrialização.

Nossos ancestrais também comiam muitos alimentos fibrosos, esses tipos de alimentos varrem as bactérias da boca e restos de comida acumulados nos dentes.

Fatos odontológicos – por que escovar os dentes?

Escovar os dentes diariamente pode ajudar a prevenir a placa dentária que leva ao tártaro e à cárie dentária, a cárie é a formação de buracos nos dentes, essa má condição bucal muitas vezes resultar na perda do dente.

A escovação dos dentes também auxilia na prevenção do mau hálito, o mau hálito ou cheiro ruim na boca em geral desencoraja amigos, colegas e familiares desenvolver relacionamentos interpessoais mais próximos ou profundos com você.

Além disto, a importância de escovar os dentes esta também em prevenir doenças nas gengivas.

Ao rejeitar o hábito de escovar os dentes e manter uma higiene bucal mínima por vários dias consecutivos inevitavelmente leva ao surgimento de doenças gengivais.

A escovação diária garante a remoção da placa bacteriana, que é a principal causa de cáries e doenças nas gengivas; escovar os dentes também detém o acúmulo de qualquer formação de placa.

Escovas de dentes para todos:

• As escovas de dentes são encontradas em diferentes tipos, tamanhos e formas, elas começam com as muito pequenas para crianças, até as com cabeças grandes para adulto. Certifique-se de procurar uma escova de dentes com cerda macias e que sua a forma e o tamanho se encaixa perfeitamente em sua boca. A escova deve ter o tamanho suficiente para alcançar facilmente todas as áreas diferentes da boca.
  • É importante escovar os dentes duas vezes ao dia por pelo menos dois minutos em cada vez.
  • Se você tem uma escova de dentes nova e as cerdas estão se desgastando rápido demais, há uma chance de você estar escovando os dentes com muita força.
  • Uma boa prática de higiene é mudar a sua escova de dente para uma nova a cada 3 ou 4 meses. Assim como tentar escovar o cabelo com uma escova de cabelo que não tem cerdas adequadas, uma escova de dentes desgastada é igualmente ineficiente.
  • A pasta de dente que você usa deve ser uma pasta de dente aceita pelo Ministério da Saúde. Isso é importante para garantir que a quantidade certa de flúor esteja em sua pasta de dente e não traga problemas de saúde para você e você encontre pela frente um desses fatos odontológicos na sua vida.

Última atualização em 20/07/2022 por Ana Carolina , Verificado por Alicia Reynolds