“Você provavelmente já deve ter ouvido falar de flúor, principalmente relacionado a saúde bucal e o mundo dos dentistas, não é mesmo? Aqui você vai entender o que é e para que serve. Continue a leitura e tenha toda informação sobre o assunto.”
Primeiro você precisa saber que ele é um mineral. Ele é bem comum e está presente em toda a crosta terrestre. Ele também pode ser encontrado em alimentos e na água fornecida por algumas empresas de serviço público de abastecimento.
O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a evitar a cárie nos dentes. A descoberta dessa utilidade do mineral aconteceu na década de 30, quando pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. A partir de então, estudos apontam que quando é acrescentado flúor na água a incidência de cárie diminui entre as pessoas.
O uso de flúor nos suprimentos de água na prevenção da cárie é amplamente apoiado por diversas organizações. Dentre elas estão o Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Odontologia, e a Organização Mundial de Saúde, só para citar algumas.
A seguir você vai ver os tópicos:
Como o flúor atua?
A nossa própria boca naturalmente produz substância que podem danificar os dentes. A sua saliva, por exemplo, libera ácidos após a alimentação. Esses ácidos causam a desmineralização dos dentes. E é aí que o flúor pode contribuir. Isso porque ele ajuda a combater os processos de desmineralização e remineralização.
Outro processo natural que ocorre, mas dessa vez positivo, é o de reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Isso acontece quando sua saliva está menos ácida, e é chamado de remineralização.
Quando o flúor está presente durante esse processo, os minerais depositados são mais resistentes do que seriam sem a sua presença. Dessa forma ele ajuda a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima etapa de desmineralização.
O flúor também ajuda a endurecer o esmalte dos dentes, deixando eles com uma aparência mais limpa e saudável. E no caso das crianças ele também ajuda a endurecer o esmalte dos dentes de leite além dos premantes que ainda não nasceram. O mineral também se concentrar nos ossos em crescimento e desenvolvimento da arcada dentária.
Qual a quantidade ideal de flúor?
Como vimos até agora a água que você bebe contém flúor. Assim como o creme dental usado para escovar seus dentes. Portanto você já possui duas fontes bastante acessíveis. Se você faz sua higiene bucal diariamente então não precisa se preocupar. Essa quantidade de flúor é suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis que possuem baixo risco de cáries.
Está em dúvida quanto a água que bebe? Se consome água ligada a uma rede pública de abastecimento basta consultar a mesma. Ligue para a empresa e pergunte se a água contém flúor. Se, no entanto, ela vier de um poço particular você pode enviar para análise em um laboratório. Existem lugares específicos que fazem teste ambiental independente e podem oferecer este tipo de serviço.
Aplicação do flúor em consultórios dentistas
Além das aplicações que conhecemos até agora, existe também a possibilidade de aplicar flúor no consultório dentário. Essa técnica de aplicação é feita pelo dentista. Ela pode ser realizada de várias formas, como por bochecho da solução, a aplicação direta de verniz de flúor, ou ainda com o uso de moldeiras ajustáveis com gel.
Quando aplicado dessa maneira o flúor está em estado concentrado. Sendo assim ele deve ficar em contato com os dentes por 1 minuto. Após a aplicação, você precisa ficar pelo menos de 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos. Geralmente esse processo é feito quando você realiza uma limpeza dentária.
Entenda para que a aplicação do flúor serve:
1. Combate a cárie
A cárie é uma doença infecciosa que atinge os dentes. Ela é causada pela bactéria Streptococcus Mutans. Seu início ocorre quando a mesma se fixa sobre o esmalte do dente e forma placas dentárias. O flúor age justamente para prevenir essa doença.
O flúor, provoca a diminuição do crescimento e até mesmo a morte das bactérias causadoras da doença. E além disso, possui a função de inibir a fermentação láctica, que é essencial na produção de energia desses microrganismos.
2. Previne o mau hálito
Além de ser desagradável, o mau hálito pode ser um sinal de que existe algo de errado com o organismo. Para combater esse mal é preciso procurar ajuda médica e odontológica. No entanto, é possível prevenir e diminuir os sintomas por meio de mudanças de hábitos e cuidados com a saúde bucal.
Dessa forma, o flúor aparece como importante aliado por conta de sua ação antibacteriana. Portanto, além de um bom creme dental com flúor, mantenha a boca sempre limpa e não deixe de tomar cuidados diários como passar fio dental, higienizar a língua, e utilizar enxágue bucal.
3. Esmalte dos dentes mais forte
Outro ponto positivo do uso do flúor é a recuperação e fortalecimento do esmalte dos dentes. Ele pode se desgastar por conta da erosão ou corrosão natural recorrente da saliva.
Por diversas vezes esse processo vem também acompanhando da retração da gengiva deixando o local mais sensível. Ele contribui também para reduzir os efeitos dos processos de desmineralização provocado pelos ácidos liberados após a alimentação.
Agora que você entende a funcionalidade do flúor em sua boca, não deixe de fazer a aplicação e cuide dos seus dentes.
Última atualização em 07/04/2022 por Equipe +Odonto