Excesso de Saliva: Porque acontece e como tratar?

“Nossa boca produz saliva quando mastigamos alimentos e até mesmo quando vemos uma imagem do nosso prato preferido, são muitos os fatores. Existe uma quantidade certa de produção de saliva (cerca de 1,5 L por dia) e o excesso de saliva pode estar relacionado a alguns problemas bucais. Saiba o que é, sintomas e como tratar a sialorréia.”

O excesso de saliva, ou sialorréia, é definida como o aumento da produção de saliva pela boca. É geralmente um problema temporário e raramente causa preocupação. Normalmente, as suas glândulas salivares produzem cerca de 0,5 a 1,5 litros de saliva por dia.

Excesso de Saliva

Se você, por exemplo, está lidando com uma infecção, sua boca pode produzir mais saliva para ajudar a eliminar as bactérias. Mas nesse caso a hipersalivação geralmente para quando a infecção é tratada com sucesso.

Também é comum que suas glândulas salivares produzem uma maior quantidade de líquido quando você come alimentos muito condimentados. Isso acontece quando se introduz o alimento na boca, é então que as papilas gustativas enviam uma mensagem para o corpo produzir mais saliva.

Você pode fazer o teste em casa com alimentos ácidos e doces e ver como comidas mais ácidas, como a laranja por exemplo, formam muito mais saliva do que uma comida doce. É normal ainda que bebês até os 2 anos estejam sempre babando, pois a criança ainda não desenvolveu o controle dos músculos da região do rosto.

Portanto, de modo geral, saliva em excesso não é algo para se preocupar. No entanto, quando esse sintoma persiste, é sinal de que há algo prejudicando sua saúde bucal, o que pode levar a engasgos involuntários e até constrangimentos sociais.

Qual a quantidade normal de saliva?

O corpo humano pode produzir por dia cerca de 750 ml a 1,5 L de saliva. Sendo que essa produção é mais intensa no meio da tarde e diminui enquanto dormimos. Parte dela vai para o sistema digestivo, enquanto a outra permanece na região bucal. Isso porém, varia de pessoa para pessoa e, por isso, é difícil precisar qual a quantidade ideal de saliva para cada um.

O que se sabe é que as condições extremas de falta ou produção excessiva de saliva podem indicar algumas complicações para a saúde bucal. A pouca salivação é responsável por uma condição chamada de boca seca ou xerostomia, e pode causar dificuldades na digestão e até na fala.

Dependendo da causa, essa condição pode ser constante ou ocorrer em intervalos. Além disso, também pode ser temporária ou crônica, ou seja, dura períodos superiores a seis meses e não pode ser resolvida em um curto espaço de tempo.

Principais sintomas de saliva em excesso

Ainda que o excesso de salivação seja algo normal, existem alguns sintomas que indicam o problema, tais como: cuspir repetidamente, babar, engolir saliva a todo momento ou não conseguir engoli-la, justamente pelo fato de haver muita saliva na boca. Além disso, outros  sintomas que estão diretamente relacionados ao distúrbio, são:

tratamento para excesso de saliva

Causas e cuidados com excesso de saliva

A saliva em excesso pode ser causada por um aumento na produção de saliva ou uma diminuição na sua capacidade de engolir ou manter saliva na boca. Pode ter como origem problemas e inflamações na cavidade oral, problemas digestivos, neurológicos e hipertensão.

Estes distúrbios variados podem influenciar tanto no aumento da sua produção, quanto na dificuldade da saliva de ser engolida. Nos primeiros meses de gravidez, por exemplo, é possível ocorrer a salivação excessiva, ptialismo ou sialorréia.

Esse sintoma está ligado à presença de náuseas e vômitos que, provavelmente, levam a gestante à dificuldades para engolir a saliva, e que desaparece no decorrer da gestação, com a melhora dos enjoos. A sua causa pode estar relacionada à motivos psicológicos ou hormonais.

No caso de crianças com excesso de saliva em decorrência do nascimento dos dentes, objetos frios, como mordedores que ficaram na geladeira, podem ajudar. No entanto, é preciso tomar cuidado para evitar sufocamento quando uma criança usa qualquer um desses objetos.

Como é feito o diagnóstico?

A partir do diagnóstico de hipersalivação é possível identificar a causa subjacente e após isso recomendar o melhor tratamento disponível para o paciente. Um diagnóstico preciso é importante, uma vez que algumas das causas potenciais de hipersalivação podem apresentar sérias complicações.

Para diagnosticar excesso de saliva (hipersalivação) deve incluir no exame a boca, os dentes e a pele circundante. Assim como o controle da língua, capacidade de deglutição e estabilidade do maxilar. Da mesma forma como são examinadas as Amígdalas e as vias aéreas nasais.

Além desses exames é preciso consultar o paciente quanto ao seu estado de alerta e estado emocional. Obter informações sobre a hidratação e postura da cabeça e condições médicas existentes e medicação contínua.

É preciso que você seja franco com seu médico para que ele tenha todas as informações necessárias. Tais como e quando ocorre hipersalivação. Ainda sobre a quantidade de saliva extra produzida e se o problema é ou não constante ou intermitente.

Qual o tratamento para excesso de saliva?

A terapia da fala e as técnicas para melhorar o controle da língua e dos lábios podem ajudar a tratar o excesso de saliva. Em ordem de lidar com hipersalivação é preciso tratar a condição subjacente que a está causando, bem como gerir os efeitos imediatos do excesso de saliva na boca. Dependendo da causa, o tratamento pode incluir certos tipos de terapias e ainda medicamentos. Em casos mais graves, pode ainda ser considerado uma cirurgia.

Pessoas com hipersalivação podem melhorar seu quadro com controle de postura e controle de cabeça. Através de terapia é possível ainda aprender técnicas para o fechamento dos lábios e melhorar o controle da língua e deglutição.

A medicação anticolinérgica também pode ser utilizada. Embora ela tenha uma série de efeitos colaterais, incluindo sonolência, agitação, irritabilidade, retenção urinária, obstipação e rubor. O tratamento pode também incluir um beta-bloqueador ou toxina botulínica (Botox).

Se o caso for leve, é possível cuidar do excesso de saliva em casa. Beber muita água pode reduzir a produção de saliva, por exemplo. Escovar e lavar os dentes também podem secar temporariamente a boca. Para saber a gravidade do seu caso é necessário consultar o dentista e explicar quais são os seus sintomas.

Última atualização em 29/06/2020 por Equipe +Odonto