CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A importância da assistência odontológica para Idosos

Nunca a assistência odontológica para idosos foi tão procurada quanto nesses últimos tempos! O fato é que não importa qual idade você tenha, os tratamentos dentários sempre serão uma ótima escolha. É verdade também que ninguém fica jovem para sempre, mas, os avanços médicos e tecnológicos da saúde, estão fazendo as pessoas viverem mais do que nunca.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Isso significa ter que cuidar melhor de sua saúde física, incluindo a saúde bucal. Hoje temos diversos métodos, procedimentos, tratamentos e especialidades que envolvem a saúde do ser humano como um todo e, tanto jovens, adultos mas especialmente os idosos, precisam abordar a saúde bucal de uma maneira um pouco diferente do convencional.

Ter mais idade ou ser idoso pode significar algumas mudanças na rotina regular de higiene pessoal e bucal e também incluir algumas novas práticas e uso de produtos específicos. Isso pode significar também ter que resolver alguns problemas dentários que foi deixado para trás.

A importância da assistência odontológica para Idosos

Nesse artigo vamos falar sobre por que o atendimento odontológico para idosos é tão importante, o que é necessário procurar quando a idade avança, veremos ainda “como um idoso pode ter um sorriso bonito e saudável” de causa inveja em pessoas mais novas.

Como idosos podem cuidar melhor dos dentes?

Não tem segredos e truques para idosos cuidarem melhor dos seus dentes a medida que envelhecem.

Tudo em nosso corpo muda a medida que vamos envelhecendo, os dentes não são diferentes e mudam à medida que a idade vai chegando. Mas o que realmente acontece com os dentes na velhice?

O primeiro pensamento que vem a cabeça é o que a idade entre os 60, 70 ou 80 anos desgastam todo o restante do corpo, agora aplique esse mesmo pensamento em relação ao que o tempo faz com os dentes.

Três ou mais refeições ao dia, lanches, biscoitos, refrigerantes, bebidas quentes, fumo, doces, chocolates, salgadinhos, pipocas, e todos os alimentos consumíveis macios ou duros certamente podem trazer algum tipo de prejuízo para os seus dentes.

Além de todo o desgaste diário, as pessoas podem desenvolver uma série de condições ruins de saúde dental com a idade que normalmente enfraquecem tanto o esmalte quanto a dentina.

Sem falar que durante a vida, pode acontecer uma batalha contra doenças graves, câncer ou desenvolver uma condição de saúde crônica que necessite medicação forte tipo tarja preta.

Ou quem sabe, viver uma vida inteira sem ter os cuidados essenciais ou viver sob estresses constante que tenha levado ao bruxismo com o ranger dos dentes noturnos e muita pressão na mandíbula.

Também podemos falar dos tecidos da boca que em geral enfraquecem com a idade, o que inclui suas gengivas, dentes e mandíbula, que por sinal além de ficar mais curtas, nossas gengivas retraem e perdem a densidade óssea.

Então, a ideia é observar com cuidado todos esses fatores que trabalham contra seu corpo e sua saúde bucal, a resposta é alinhar uma rotina de higiene bucal eficiente e constante.

Para idosos isso é mais importante do que nunca!

Manter uma atenção extra aos seus dentes e gengivas é extremamente importante para os adultos, idosos e pessoas mais velhos. Embora a ciência não consiga parar o envelhecimento, todos podem manter seus sorrisos bonitos e saudáveis até mesmo na velhice!

Problemas mais comuns de saúde bucal em idosos

A lei natural da criação imposta para a maioria dos humanos trás a velhice, sabemos que o envelhecimento coloca os indivíduos em maior risco e as mudanças etárias trazem as condições de saúde adversas, inclusive alguns problemas bucais.

Se você souber o que procurar de informação e entender quais os fatores de risco mais comuns, isso poderá ajudá-lo a resolver possíveis problemas na boca, nos dentes e na gengiva mais cedo e evitar problemas na velhice.

Normalmente são 5 condições de saúde bucal mais comuns que afetam os idosos:

1. Redução da saliva

Nossa boca depende da saliva para limpar detritos e bactérias dentro da boca, mas alguns tratamentos e condições médica e de saúde podem reduzir a quantidade que nosso corpo produz diariamente.

Alguns medicamentos, tratamentos por radiação e certas condições auto-imunes podem reduzir a produção de saliva e causar boca seca.

2. Problemas de gengiva

Um dos problemas que afligem tanto jovens quanto adultos é a gengivite, em idosos essa condição é extremamente comum, alguns em níveis iniciais outros e níveis perigosos para os dentes e saúde bucal geral. Leia: remédio para gengivite.

Fatores como dentaduras mal ajustadas, procedimentos dentários insatisfatórios, problemas alimentares e anos de uso de tabaco e álcool podem ser tão prejudiciais quanto algumas doenças crônicas e de longo prazo, como câncer e diabetes.

assistência odontológica para idosos cuidar melhor dos dentes

3. Dentes estragados e ruins

A cárie dentária torna-se muito mais insistente à medida que o esmalte e a dentina enfraquecem com o nosso envelhecimento. Considere um ambiente de boca seca e você terá um cenário perfeito para o surgimento de cáries.

As cáries são tão perigosas para os dentes podem causar danos permanentes como exigir a extração do dente.

4. Câncer de boca

O câncer na região da boca (canceres orais) não são tão comuns quanto outros tipos, como pulmão e cólon, mas não é incomum em adultos mais velhos, especialmente homens.

O risco de contrair câncer bucal aumenta com a idade avançada, especialmente para pessoas com problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas e diabetes.

Realizar exames de câncer de boca em profissionais especialistas de preferência com dentistas e ortodontistas é o mais recomendado para todos os adultos e idosos.

Mesmo que você não tenha um convênio odontológico é bom realizar todos os exames necessários anualmente

5. Perda de dente na velhice

A perda de dentes em idosos geralmente ocorre devido à doença gengival conhecida como periodontite. Todos os fatores acima, mais o tabagismo prolongado e a má alimentação, podem piorar a situação.

É crucial que os idosos e adultos com mais idade mantenham consultas regulares com uma equipe de odontologistas para garantir que permaneçam livres de quaisquer doenças bucais potencialmente problemáticas.

Um dentista ou uma equipe odontológica pode fazer a limpeza necessária antes de constatar que o dente esta podre, das gengivas, e rastrear focos de câncer bucal além de eliminar maiores preocupações e condições simples como secura na boca e cáries dentárias.

Planos dental para Idosos

Se você é adulto ou idoso e precisa de um check-up e limpeza dos dentes o conselho é buscar tratamentos em uma clínica, consultório ou dentista mais próximo de sua casa ou trabalho.

Para terminar, você pode entender melhor como conseguir um convênio com atendimento exclusive para idosos lendo esses artigos:

Para saber quais as coberturas para assistência odontológica para idosos acesse o link: encontre um plano odontológico.

Última atualização em 08/06/2022 por Flávia Fortunato , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.