CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Consórcio Dentário: É possível? Como funciona?

“Cuidar dos dentes, sem a ajuda de um plano odontológico, pode ser muito caro. Mas isso não é mais problema. O mercado oferece diversas facilidades para que você alcance o sorriso perfeito. Uma delas é o consórcio dentário. O consórcio pode ser a melhor opção para que você possa cuidar dos seus dentes. Entenda!”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Um belo sorriso pode abrir portas. Seja para mudar sua vida a nível pessoal ou profissional, muitas pessoas têm procurado melhorar sua saúde bucal. No entanto, no entorno de 20 milhões de brasileiros não possuem acesso a um consultório dentário. Um dos grandes empecilhos é o investimento financeiro.

Consórcio Dentário

Uma opção bastante viável para quem não tem condições financeiras de arcar com um tratamento dentário é um consórcio. Isso porque procedimentos dentários geralmente são bastante caros. Essa então é uma alternativa capaz de permitir que muitas pessoas deixem o sorriso em dia sem se endividarem.

Os consórcios já são uma maneira bastante popular de adquirir bens como casas ou carros com formas de pagamento mais favoráveis. Isso porque é menos burocrática e não exige a cobrança de juros. Porém poucos sabem que consórcios também podem ser utilizados para a contratação de diversos tipos de serviços. E isso inclui tratamento dentário. Para entender melhor como funciona o consórcio dentário acompanhe esse texto.

Como funciona um consórcio dentário?

Geralmente quando se pensa em consórcio a imagem que vem a cabeça das pessoas é da compra de carro ou moto. No entanto, essa modalidade de consócio está ligada ao pagamento de um serviço. Portanto não inclui a compra de bens específicos. Não é como comprar um imóvel consorciado, por exemplo. O dinheiro é usado para contratar um profissional especializado.

Apesar das diferenças, um consórcio dentário segue as normas gerais desse tipo de serviço. Ele portanto reúne um grupo de pessoas que possuem como objetivo comum receber o mesmo valor de carta de crédito em um determinado período de tempo. Os planos geralmente variam de meses até 4 ou 5 anos, dependendo do total.

Os contemplados são escolhidos por sorteios e lances. Cada administradora define sua própria política de lances. E se você está interessado em contar apenas com a sorte para usar o consórcio de serviço deve então conhecer bem as regras do seu contrato. Após a liberação da carta de crédito, o valor é pago pela própria administradora para o profissional escolhido.

Como escolher o melhor consórcio dental?

Primeiro é importante começar com um orçamento. Para chegar a isso é necessário que você primeiro pesquise sobre os tratamentos dentários que você precisa. Depois calcule o quanto eles custam em média. Esse valor serve de base para definir o quanto deve ser solicitado para a carta de crédito.

Em seguida, avalie o seu orçamento pessoal para descobrir o quanto pode pagar. Tendo isso tudo definido é mais fácil determinar qual é o prazo ideal para o consórcio. Depois, você deve escolher uma administradora. Leve em consideração a experiência dela e o seu lugar no mercado. Preste bastante atenção às regras do seu contrato e tenha certeza que entendeu elas antes de assinar.

Uma vez no grupo, crie uma estratégia de lances para então adiantar a contemplação. Já com a carta de crédito em mãos, basta procurar um dentista para então dar início ao seu tratamento. O consórcio dentário é uma opção acessível justamente pela facilidade de pagamento e aquisição.

Para procedimentos dentários podem ser escolhidos, geralmente, valores entre 5 e 10 mil reais. O passo seguinte é pagar as parcelas mensais de acordo com o plano estabelecido. Os períodos costumam variar entre 12 e 48 meses.

Quais tratamentos podem ser realizados com um consórcio dentário?

A gama de tratamentos que podem ser pagos com esse tipo de consórcio de serviço é bastante ampla. Confira alguns deles agora mesmo:

Consórcio Dental

Quais são as vantagens do consórcio dentário?

O consórcio para tratamento dentário é uma excelente opção para quem quer fugir das altas taxas de juros dos empréstimos pessoais. A taxa de administração exigidas pelas administradoras geralmente são menores que os juros cobrados pelos bancos. Sendo assim, fica mais barato pagar pelo tratamento.

Ele também é interessante para quem não consegue poupar dinheiro suficiente para pagar os custos do procedimento. O pagamento das parcelas substitui a obrigação de depositar um valor mensal na poupança, por exemplo. Porém, é importante nunca atrasar as parcelas, já que a inadimplência impede a participação nos sorteios responsáveis por escolher os contemplados.

Cuidados a serem tomados ao decidir contratar um consórcio

Como os prazos para contemplação de um consócio podem variar muito. Isso pode ser um grande problema para quem precisa de um atendimento mais urgente. Nesse caso você deve procurar outras formas de pagar por seu tratamento. Uma delas é a negociação direta com os dentistas ou com as operadoras dos planos odontológicos.

Se esse não é o seu caso e você procurar um consórcio, então existem ainda cuidados a serem tomados. É muito importante ficar atento à reputação da empresa que administra o consórcio. Você deve observar as taxas cobradas e demais condições previstas em contato. Dessa forma, é possível evitar surpresas desagradáveis e aproveitar o serviço da melhor forma possível.

Última atualização em 07/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.