CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dor na mandíbula: 12 maneiras de ajudar a aliviar a dor ainda hoje

Muitas pessoas sofrem com a dor na mandíbula, assim como a dor de dente, ela pode também ser uma condição de saúde debilitante que normalmente afeta a disposição e a capacidade de se alimentar e falar com outras pessoas. Diversas coisas podem causar dor na mandíbula, desde problemas nasais, ouvidos e até os dentes ou a própria mandíbula. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ATM é um acrônimo que significa articulação temporo-mandibular. Suas articulações temporo-mandibulares estão localizadas em ambos os lados do rosto, bem na frente das orelhas.

As ATMs conectam o maxilar inferior ao crânio e auxiliam em movimentos como mastigar e falar.(1)
Dor na mandíbula como aliviar

12 maneiras de aliviar a dor na mandíbula

A dor na mandíbula tem afligindo a vida de muitas pessoas e tem se tornado algo cotidiano, se esse é o seu caso, você deve conversar com seu dentista para verificar as causas e encontrar possibilidade de diminuir ou reduzir de vezes esse incomodo.

A boa notícia é que você pode fazer algumas coisas em casa para ajudar a aliviar a dor na mandíbula agora mesmo.

Nesse artigo listamos 12 maneiras de aliviar a dor mandibular até pode ir ao dentista.

1. Fazer exercícios de ATM

Os exercícios da ATM (exercícios mandibulares) são realizados exclusivamente para ajudar a fortalecer os músculos da mandíbula, alongar e relaxar a mandíbula além aumentar a mobilidade e movimento da boca.

Existem muitos exercícios diferentes que você pode fazer no conforto de sua casa, incluindo:

  • Exercício de mandíbula relaxada: Com a boca fechada, segure a língua contra o céu da boca e os dentes superiores. Lentamente, deixe o maxilar inferior cair, mantendo a língua contra os dentes superiores.
  • Dobras de queixo: Abaixe o queixo em direção ao peito. Mantenha essa posição por alguns segundos e solte.
  • Exercícios de peixinho: Eleve a língua contra o céu da boca. Coloque um dedo na articulação da ATM. Coloque a outra mão no queixo e puxe lentamente o queixo para baixo, mantendo a língua na posição.
  • Abrir/Fechar com resistência: Para a abertura com resistência, coloque a mão sob o queixo e abra suavemente a boca, empurrando o maxilar inferior contra a mão. Para fechar com resistência, segure o queixo e tente fechar a boca contra a resistência.
  • Movimento lateral: Mova lentamente a mandíbula de um lado para o outro. Uma boa maneira é colocar um palito de picolé entre os dentes e mover lentamente a mandíbula para a esquerda e para a direita.
  • Língua para cima: Com a língua no céu da boca, abra e feche lentamente a boca, mantendo a língua no lugar.
  • Movimento para frente: mova lentamente o maxilar inferior para fora, movendo os dentes inferiores na frente dos dentes superiores.

2. Gerenciar o estresse diário

O aumento do estresse do dia a dia pode fazer com que você aperte, contraia a mandíbula ou comece a ranger os dentes involuntariamente, ou seja, muitas vezes nem sabe que está fazendo isso.

Essa pressão nas articulações contribui para o surgimento da dor. Aprender a gerenciar melhor ou reduzir o estresse diário com ferramentas como a escrita, meditação, ioga ou exercícios físicos regulares pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e, por sua vez, reduzir a pressão nas articulações da boca ajudando a aliviar a dor na maioria da vezes.

3. Fazer massagem na mandíbula

Muitas vezes, a causa da dor na ATM é mais nos músculos do maxilar do que nas próprias articulações. A massagem regular da ATM muitas vezes pode ajudar a relaxar os músculos e reduzir os níveis de dor na região.

Os músculos masseteres, localizados logo atrás dos molares e abaixo das maçãs do rosto, são um ótimo lugar para começar. Movimentos circulares regulares contra este músculo podem ajudar a aquecer os músculos e melhorar a função linfática.

Depois de fazer esse movimento por um curto período de tempo, desça até o músculo da mandíbula, ao longo da linha da mandíbula. Com os dedos indicadores, aplique uma leve pressão contra o músculo.

Os alongamentos são outra maneira de trabalhar os músculos. Para o primeiro alongamento, coloque os dois punhos contra os músculos temporais bem perto das orelhas e empurre suavemente os punhos para o topo da cabeça.

Faça isso algumas vezes antes de passar para o próximo estresse.

O próximo trecho pega seus punhos novamente, mas começa no queixo e empurra o maxilar e as bochechas, subindo em direção às orelhas, esticando suavemente os músculos. Um outro trecho pega as pontas dos dedos e as arrasta do maxilar até o pescoço.

4. Aliviar a dor com terapia quente ou fria

Em geral a aplicação de terapia de quente e frio pode ajudar muito, um exemplo é a aplicação de uma bolsa de gelo ou uma compressa quente em intervalos de 10 minutos em 10 minutos pode ajudar no relaxamento dos músculos maxilares e reduzir o inchaço na mandíbula que pode estar contribuindo para a dor.

5. Mastigar menos nas refeições

Ouro detalhe que deve ser observado é no ato de comer alimentos que exigem muita mastigação, isso normalmente estressa mesma uma mandíbula sem dor, então, o excesso de mastigação pode sim levar dor adicional na mandíbula.

Diminua o consumo de alimentos como goma de mascar, sementes como amendoim, castanha ou qualquer alimento que requer mastigação contínua, certamente ira ajudar a relaxar a mandíbula e diminuir a dor.

Leia também: como acabar com a dor de dente.

6. Reduzir o consumo de café

A cafeína por ser boa em alguns momentos e faz despertar em outros, todos nós sabemos que uma xícara de café logo de manhã ajuda começar o dia numa boa e por vezes, uma bebida energética também pode dar o impulso necessário para manter o foco.

Ambas as bebidas podem realmente contribuir para ter dor na mandíbula.

Infelizmente, a cafeína em geral contribui para aumentar a tensão muscular, incluindo os músculos da mandíbula, normalmente causa o aumento da dor na mandíbula na maioria das pessoas pré dispostas.

9 maneiras de ajudar a aliviar a dor na mandíbula

7. Usar medicamentos redutores da dor

Os analgésicos de venda em farmácias sem a prescrição médica podem ajudar no controle da dor causada pela ATM.

Além disso, o seu dentista ou um dentista mais próximo de sua casa também pode prescrever relaxantes musculares que irão reduzir significativamente qualquer tensão muscular que você estiver sentindo nas áreas da mandíbula.

O uso de medicamentos anti-inflamatórios e redutores da dor, como ibuprofeno, paracetemol ou aspirina, para ajudar a reduzir a dor articular e muscular, funciona bem, mas deve ter o seu uso limitado.

8. Reduzir ou parar de ranger dentes

Se você sabe que tem problemas para bruxismo (ranger os dentes) à noite ou apertar a mandíbula durante o dia, converse com seu dentista sobre o uso de protetores bucais. Isso não apenas minimizará a dor na mandíbula, mas também ajudará a manter a saúde dos dentes.

Embora o ranger regular dos dentes possa contribuir muito para a ATM, essa ação continua também colabora para desgastar o esmalte dos dentes e levar como consequência o surgimento de cárie dentária.

Confira o artigo sobre: as sete fases da cárie dentária do início da cárie à morte do dente.

9. Não apertar a mandíbula para aliviar a dor

Evite hábitos manuais que possam sobrecarregar os músculos e articulações da mandíbula.

Os hábitos mais comuns incluem apertar a região do maxilar com os dedos ou ficar rangendo os dentes (bruxismo) continuamente, batendo os dentes uns contra os outros, mordendo bochechas ou lábios, empurrando a língua contra os dentes, mantendo a mandíbula com tensão, mordendo objetos, por exemplo, uma caneta, outros hábitos.

Saiba nesse artigo porque nunca usar os dentes como ajuda ou ferramenta.

Se você tem esses hábitos durante o seu dia de trabalho ou ao fazer exercício, fique atento, o ideal é largar seus hábitos para sempre. Outro senário é durante o sono, claro que você não pode controlar qualquer contração ou pressão sem o auxilio de tratamentos dentários específicos.

10. Procure tratamento profissional

Além de medicamentos e protetores bucais, consulta com seu dentista ou profissional de saúde dentária também pode recomendar opções adicionais de tratamento específicos para ATM, como:

  • Injeções de Botox para relaxar os músculos ou;
  • Terapia com placa oclusal para ajudar a relaxar a mandíbula.

Em casos graves, seu dentista poderá recomendar opções de tratamento cirúrgico oral.

11. Experimente a Acupuntura

A acupuntura também pode aliviar com a dor nas mandíbulas.

Um acupunturista vai inserir agulhas nas áreas ao redor de sua mandíbula, outras áreas afetadas tembém terá o tratamento para aliviar sua dor e até mesmo favorecer uma função melhorada da mandíbula e ainda facilitar a abertura da boca.

12. Use um protetor de mordida

Todos acham que protetor de mordida é somente para pugilista ou para praticar esportes violentos ou radicais, mas não, o protetor de mordida é mais uma maneira para conseguir alivio na pressão da articulação da boca e maxilar quando você aperta ou range os dentes.

Você pode usa um protetor de mordida em seus dentes superiores e inferiores e eles irão funcionar para impedir que seus dentes se toquem. Indo ao dentista, ele certamente irá informar se um protetor de mordida é uma opção de tratamento para o seu caso.

Como prevenir a dor na mandíbula (maxilar)

Se você tem um histórico de ATM ou fatores de risco que colaboram para ATM, existem algumas ações e troca de hábitos que você pode fazer para reduzir o risco de sentir dor e manter suas articulações da boca saudáveis.

O estresse diário pode ser um grande fator na causa de dor da ATM. Mantenha seus níveis de estresse sob controle será um passo importante para o controle desse tipo de dor.

Evite alimentos que exijam mastigar e realizar os exercícios mencionados acima, mesmo que você não sinta dor.


Fontes científica:

Disfunção da Articulação – Ministério da Saúde – https://bvsms.saude.gov.br/disfuncao-da-articulacao-temporomandibular-atm/

Última atualização em 01/06/2022 por Ana Carolina , Verificado por Eduardo Guimarães

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.