“Teve um dente quebrado ou por algum motivo teve que extraí-lo? O implante dentário pode ser a sua solução! Veja aqui como funciona o procedimento, quem pode implantar, os benefícios e até quais planos odontológicos cobrem implantes dentários. Confira!”
Há muitas razões que podem fazer com que uma pessoa remova um dente e precise substitui-lo. Além disso, ter um dente quebrado ou a falta de dente pode afetar o modo como você fala e mastiga, pode afetar a mordida e muito mais risco caso um dente não seja colocado. Umas das maneiras de conseguir “um dente novo” é optar pelos implantes dentários.
O fato é que nada substitui os dentes naturais, mas os implantes dentários podem chegar o mais perto. E se você quer saber o que são implantes, quais as principais vantagens, os riscos e se o plano odontológico cobre o procedimento, continue a leitura do texto.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é implante dentário?
Os implantes dentários são uma base sólida implantada na mandíbula, através de uma cirurgia, para fixar os dentes de substituição, sejam fixos (permanentes) ou removíveis, e já são utilizados há muitos anos. Eles parecem e agem como dentes naturais. E se encaixam perfeitamente quando você mastiga e fala.
Quais são as vantagens do implante dentário?
Se você está pensando em implantar um dente, conheça abaixo as principais vantagens:
- Melhora a aparência da sua boca e do seu sorriso. Os implantes dentários são idênticos aos seus dentes naturais. E por serem fixados na mandíbula, eles se tornam parte da sua boca.
- Não sai do lugar e dá mais segurança na hora de falar. As próteses mal colocadas e dentaduras, são conhecidas por “pular da boca” quando você fala ou mastiga. Com um implante isso não acontece, você pode falar e mastigar sem problemas.
- Maior conforto. Por serem fixados e fazerem parte da sua boca, os implantes eliminam o desconforto que é causado pelas próteses removíveis.
- Mais fácil para você comer e mastigar. As dentaduras removíveis podem dificultar muito na hora da alimentação. Ter um implante dentário da à você mais confiança na hora de comer e mastigar, afinal ele está fixado no osso e faz parte dos seus dentes.
- Melhora sua auto-estima. Os implantes dentários podem devolver seu sorriso e ajudá-lo a se sentir melhor consigo mesmo.
- Melhora a saúde bucal. A falta de dentes pode causar diversos problemas bucais. E por não ser necessário remover outros dentes, como acontece nas pontes dentárias, o implante dentário é a melhor opção ao longo prazo, pois os dentes permanecem intactos.
- Durabilidade. Os implantes são duráveis, e com os cuidados necessários, é possível mantê-los em bom estado a vida inteira.
Qual a taxa de sucesso dos implantes dentários?
A taxa de sucesso de um implante dentário geralmente é de até 98%. Claro que essa taxa varia de pessoa para pessoa, depende de onde na mandíbula o implante será instalado, e também de outros fatores que o dentista irá avaliar antes que você se submeta ao procedimento.
Além disso, você terá um papel fundamental para garantir que o seu implante seja um sucesso. Com os devidos cuidados, os implantes dentários podem durar sua vida inteira.
Quem pode implantar um dente?
De modo geral, qualquer individuo saudável o suficiente para se submeter a uma extração de dente ou uma cirurgia pode realizar um implante dentário. Para passar pelo procedimento e ter um dente implantado é necessário que a pessoa tenha gengivas saudáveis e ossos fortes o suficiente para aguentar a aplicação e segurar o implante.
Além disso, é importante que a sua higiene bucal esteja em dia, assim como as visitas ao dentista. Fumantes, pessoas com diabetes ou doenças cardíacas ou indivíduos que receberam radiação na região da cabeça/pescoço precisam ser avaliadas individualmente para identificar os possíveis riscos.
Se você pretende realizar um implante dentário, converse com o seu dentista para saber se este é a melhor opção para o seu caso.
Quanto custa um implante dentário?
Quanto você pagaria para ter dentes bonitos e perfeitos? Adiantamos que o custo de um implante dentário é muito alto. Geralmente, o valor de um implante de dentes com materiais nacionais pode custar no mínimo R$ 800. Já com materiais importados e de melhor qualidade, o mínimo é de R$ 8 mil.
O valor de um implante dentário é muito alto e foge da realidade de muitas pessoas. Dito isso, considere as opções de implantes dentários gratuitos no Brasil.
Planos de saúde cobrem implantes dentários?
O implante dentário não é um procedimento obrigatório no rol da ANS, somente as próteses simples. No entanto, no Brasil, existem algumas operadoras de planos odontológicos que disponibilizam planos que cobrem implantes dentários para se diferenciar no mercado, entre elas estão: Amil Dental e OdontoPrev.
Como acontece o procedimento do implante dental?
Antes dar início ao procedimento, é necessário ir ao dentista avaliar suas condições e montar um plano de tratamento exclusivo para o seu caso. É importante escolher uma clínica odontológica especializada e qualificada para que o procedimento seja feito com segurança.
Depois, o implante da raiz do dente, que é uma pequena peça de titânio, é implantado na mandíbula onde não há dente. Conforme o maxilar cicatriza, ele cresce ao redor da peça de metal encaixada, prendendo-o com segurança. O processo de cura e cicatrização pode levar de 6 a 12 semanas.
Depois de totalmente cicatrizado e fixado corretamente à mandíbula, um pequeno pilar de ligação é colocado para que o novo dente possa ser introduzido. Para fazer o novo (s) dente (s), seu dentista faz um raio-x da sua arcada dentária (que captura todos os seus dentes, seu tipo de mordida e disposição) e monta um modelo de sua mordida. Seu novo dente ou dentes é baseado nesse modelo. Um dente substituto, chamado de coroa dentária, é então colocado ao pilar.
Seu dentista buscará alcançar ao máximo a cor dos seus novos dentes com os dentes naturais, para que o implante pareça realmente seus dentes naturais.
Como os implantes dentários são fixados no osso do maxilar, eles agem, parecem e funcionam como seus próprios dentes.
Implantar dentes dói?
Grande parte das pessoas que se submeteram aos implantes dentários diz que existem um pouco de desconforto no procedimento, mas que é algo totalmente suportável. A anestesia local pode ser utilizada durante o procedimento, e a maioria dessas pessoas afirmam que a dor causada no implante é muito menos do que a dor de uma extração dentária.
Depois de ter um dente implantado, você pode usar analgésicos como Tylenol ou Motrin para diminuir a dor. Se a dor persistir, ligue para seu dentista ou procure um pronto socorro.
Quais cuidados devo ter depois do implante dentário?
Não há segredos em cuidar dos seus dentes implantados. Eles requerem requerem o mesmo cuidado que os dentes naturais, incluindo escovação, uso do fio dental, lavagem com um enxaguante bucal antibacteriano e exames dentários regulares. Cuidando deles corretamente, eles podem durar a vida toda.
É importante seguir os cuidados à risca para ter uma cicatrização e recuperação pós implante dentário seja perfeita e sem graves problemas e risco.
Última atualização em 09/04/2020 por Equipe +Odonto